Carregando
0%O excesso de tributos é uma reclamação histórica da população brasileira, que vê o peso deles no encarecimento dos preços de produtos e serviços. Mas, você sabia que existe um Dia Livre de Impostos, em que você pode comprar produtos sem o valor do imposto?
A ação Dia Sem Impostos, que junta lojistas e empresas de diversos setores, é uma forma de protesto contra a alta carga tributária praticada no varejo brasileiro. Mas, quem pode ganhar muito neste dia é você!
Isso porque diversos produtos podem ser encontrados com ótimos preços, fruto de descontos oferecidos pela ação que retira o valor de todos os impostos do valor final que você pagará na compra.
Neste ano, o Dia Livre de Impostos acontece neste mês de maio. Com a data se aproximando, iremos te ajudar a aproveitar os super descontos oferecidos na data da melhor maneira possível.
Então fique conosco para entender como funciona a ação, quanto você pode economizar e como se preparar para aproveitar as grandes ofertas para este ano!
O que é o Dia Livre de Impostos?
Ação da CDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas), o Dia Livre de Impostos surgiu como um protesto contra a alta carga tributária que o comércio paga.
A primeira edição aconteceu no ano de 2006, com outro nome, mas já com a mesma premissa que perdura até hoje: protestar contra o peso dos impostos.
Assim, a data passou a ser chamada de Dia Livre de Impostos em 2021. E, embora tenha mudado de nome, o conceito de seus organizadores permaneceu o mesmo.
Nos últimos anos o crescimento do evento foi visível, com cada vez mais empresas e lojistas aderindo à ação e, consequentemente, mais clientes sendo beneficiados.
Segundo o CDL em sua página oficial, o Dia Livre de Impostos visa “mostrar o impacto dos impostos nos produtos para a população“.
Na página, ainda, reforça que os impostos dos participantes são pagos normalmente: “Os lojistas participantes pagarão todos os impostos e cumprirão com todas suas obrigações tributárias, arcando com todos os custos referentes à campanha”.
Falando em sites, o Dia Livre de Imposto tem sua página própria, em que os lojistas podem se cadastrar e ter maiores informações sobre a 17° edição da campanha.
Quanto o brasileiro paga de impostos?
A carga tributária brasileira sobre os produtos e serviços é alta, fazendo com que as pessoas de baixa renda e a classe média paguem muito imposto.
Com a taxação elevada sobre o consumo e não tão grande sobre a renda dos ricos e super ricos, as classe média, assim como as classes D e E, acabam pagando, proporcionalmente, mais impostos.
São inúmeros os tributos cobrados, tanto do setor produtivo quanto da população em si nos seus gastos recorrentes do dia a dia, aquisição de bens e de produtos em geral.
Há estudos que indicam que, em média, o brasileiro precisa trabalhar 151 dias apenas para pagamento de imposto. Ou seja, 5 dos 12 meses de trabalho ao longo do ano.
Temos impostos em todos os produtos que consumimos e serviços que contratamos, além de tributos como o Imposto de Renda e outros descontos sobre ganhos.
Como funciona o Dia Livre de Impostos?
Durante o Dia Livre de Impostos, as empresas e os lojistas participantes retiram o preço de todos os impostos que influenciam no valor dos produtos.
Com isso, os preços caem muito para o consumidor final. Aí você pode pensar “como assim as empresas ficam um dia sem pagar impostos?”.
Mas, evidentemente, não é assim que funciona. Os empresários que participam tiram o dinheiro do próprio negócio para fazer a ação.
Isso porque a ação é voltada para mostrar ao consumidor o quão grande é o peso dos tributos no valor final do produto que ele adquire.
Impostos isentos em compras neste dia
São inúmeros os impostos que o setor comercial tem que pagar, tanto operacionais quanto aqueles que incidem diretamente sobre os produtos.
Assim, a isenção de imposto que o protesto realizado pelos comerciantes participantes traz, faz com que as mercadorias à nossa disposição fiquem muito mais baratas.
Isso porque os empresários retiram dos produtos comercializados vários impostos que impactam muito no preço total que chega ao consumidor.
São só casos de tributos como ICMS, valor pago pelos alvarás de funcionamento, IOF, PIS/COFINS, ISS, ITCMD/ITBI, ISS, entre outros tributos diretos e indiretos.
IOF
O Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal cobrado de diversos tipos de operações financeiras e de linhas de crédito, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Assim, o IOF influi direta e indiretamente em diversas transações e operações financeiras feitas no comércio, tendo peso na hora de calcular o preço final da venda.
ICMS
ICMS é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal.
Ou seja, é um imposto que incide sobre praticamente qualquer produto vendido que sai de um estado ou de uma cidade para ser vendido em outro município.
Na prática, o ICMS acaba sendo cobrado de forma indireta, com o seu valor sendo adicionado ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado.
Com isso, o valor acaba repassado pelas empresas para os seus clientes dentro do preço cobrado pela venda de produto ou prestação de serviço.
ISS
O Imposto Sobre Serviços (ISS) é, ao lado do IPTU, o principal imposto municipal. Ele é cobrado sobre praticamente qualquer serviço prestado.
Também chamado de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ou ISSQN, o tributo tem peso em diversos setores, incluindo o comércio.
A cobrança do ISS se aplica quem tem CNPJ, desde microempresas e microempreendedores às empresas de grande porte e profissionais autônomos que realizam a prestação de serviços.
Outros
Há diversos outros impostos que diretamente ou de forma indireta encarecem as mercadorias vendidas, assim como a atuação do comércio.
Podemos citar PIS/COFINS, ITCMD/ITBI, CSLL, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, alvarás de funcionamento, entre outros tributos estaduais e federais.
Quando é o Dia Livre de Impostos 2023?
A edição do ano de 2023 do Dia Livre de Impostos acontece em 25 de maio, uma quinta-feira, com muitas ofertas, principalmente no e-commerce.
No dia, você poderá usufruir de grandes descontos em produtos de variados segmentos. Então, salve a data e se prepare para aproveitar preços únicos.
Vale a pena comprar no Dia Livre de Impostos?
Essa pergunta tem uma resposta muito fácil! Com certeza vale a pena comprar no Dia Livre de Imposto 2023!
O Dia Livre de Impostos cresce ano a ano e sua 17° edição promete ter maior diversidade de produtos, mais lojas participantes e mais chances para você economizar.
Por haver tantas opções de produtos com descontos, certamente vale a pena se programar para fazer compras no Dia Livre de Impostos.
Menores preços
No Dia Livre de Impostos, você poderá encontrar preços que dificilmente serão vistos novamente ao longo do ano de 2023.
São ofertas tão boas que, talvez, só lá no fim de novembro, durante a Black Friday e Cyber Monday que poderão ser repetidos ou superados.
Então, vale demais conferir as ofertas e aproveitar preços especiais em diversas lojas online de todas as regiões do Brasil e dos mais variados segmentos.
Diversidade de lojas e produtos
Desde o seu lançamento em 2006, a cada ano tem aumentado o número de lojistas que aderem à importante ação promovida pela CDL Jovem.
Junto com isso, aumenta também o número de ofertas de produtos que o consumidor pode adquirir com condições especiais e preços muito abaixo da média.
A CDL acredita que o ano de 2023 será ainda melhor que o de 2022, que já teve 40 mil lojas físicas participando e movimentando mais de 3 bilhões de reais.
Além disso, o e-commerce ganha mais espaço dia após dia e, como veremos no dia 25 de maio, o comércio digital tende a vender muito ao longo das 24 horas de ação.
Compras no Dia Sem Impostos ou Black Friday?
Felizmente, pela distância de seis meses entre uma data e outra, podemos aproveitar ambas as datas sem que os valores gastos comprometam o orçamento.
A faixa de descontos oferecida na Black Friday e no Dia Sem Impostos é semelhante, mas a Black Friday tem algumas vantagens adicionais.
CARTÕES FÁCEIS DE APROVAR PARA A BLACK FRIDAY
Por ser mais conhecida e consagrada, a Black Friday tem muito mais lojas participantes, o que aumenta sua chance de achar o que você precisa.
Além disso, os benefícios da sexta-feira mais esperada do ano são melhores promoções, como ofertas com ganho extra de cashback e frete grátis.
Por isso, o Dia Sem Impostos ainda não entra na briga para ser a data mais vantajosa para o consumidor brasileiro, com a Black Friday ainda sendo soberana.
Mas, isso não quer dizer que não vale a pena comprar no dia 25 de maio. Muito pelo contrário, já que haverá ofertas incríveis esperando por você.
Não deixe passar a data, é bem possível que você ache produtos que precisa por preços que nem poderia imaginar encontrar atualmente.
Melhores cartões para aproveitar o Dia Livre de Impostos
Para fazer suas compras online ou em lojas físicas com ainda melhores condições e com maiores facilidades, ter um bom cartão de crédito à disposição é essencial.
Por isso, hoje trazemos ótimas opções de cartões para com aprovação rápida, podendo ser utilizados por você para aproveitar o Dia Livre de Impostos 2023.
E para garantir ainda mais economia, listamos apenas cartões de crédito que não cobram a taxa de anuidade e que têm aprovação Simplificada.
Superdigital
Começamos com um cartão ideal para negativados, trabalhadores autônomos e pessoas que não têm ou não conseguem comprovar renda.
Cartão de Crédito
Superdigital
- Sem consulta
- Limite alto
SAIBA COMO SOLICITAR
Você permanecerá nesse site
Se trata do cartão de crédito pré-pago da Superdigital. A fintech, que pertence ao Santander, tem vários serviços interessantes e seu cartão tem:
- Aprovação imediata e sem necessidade de análise de crédito para qualquer pessoa
- Aceito em milhões de estabelecimentos físicos e digitais no Brasil e no exterior
- Totalmente grátis, sem anuidade e sem taxa de emissão
- Cartão virtual para compras online mais seguras
- Benefícios Mastercard e do seu programa Mastercard Surpreenda
- Descontos e promoções em grandes parceiros, como Casas Bahia, Extra e Ponto
Pan Zero Anuidade
O banco Pan lançou um cartão de crédito que é sem burocracia e com anuidade zero, que pode ser seu ainda hoje!
Trata-se do Pan Zero Anuidade, cartão da bandeira Mastercard com ampla aceitação, inclusive internacional, entre outras vantagens, como:
- Sem taxas! Nada de taxa de emissão, anuidade e nem pagamento por uso do cartão virtual
- Descontos especiais em hospedagens, restaurantes e durante viagens
- Descontos exclusivos em dezenas de redes de lojas e empresas parceiras do Clube de Ofertas Pan
- Benefícios da bandeira Mastercard e participação no Mastercard Surpreenda
Will Bank
Ótima opção para trabalhadores autônomos, profissionais liberais, MEIs e diversos públicos, o cartão Will pode ser seu em poucos cliques.
Cartão de crédito
Will Bank
- Sem anuidade
- Fácil aprovação
VER COMO SOLICITAR
Você permanecerá nesse site
Com aprovação simplificada e com todo processo realizado 100% online, o cartão do Will Bank oferece vantagens que o fazem ótima alternativa para suas compras do Dia Sem Impostos, como:
- Na faixa! Cartão grátis, sem taxa de emissão ou de anuidade
- Cartão habilitado nas funções débito e crédito com ampla aceitação no Brasil e fora do país
- Dá descontos para pagamento antecipado de fatura
- Cartão virtual grátis para comprar com maior segurança
- Descontos e cashback ao comprar produtos de parceiros na Loja do Will
Itaú Click
Um dos melhores cartões de crédito grátis do Itaú, o Click tem boa taxa de aprovação, não cobra taxas pela utilização e é cheio de vantagens.
Cartão de crédito
Click+ Itaucard
- Internacional
- Limite alto
SAIBA COMO SOLICITAR
Você permanecerá nesse site
Com o Click Itaú você tem benefícios destinados aos clientes dos cartões do banco, da bandeira e outras vantagens, como:
- Cartão de crédito da categoria Platinum sem anuidade para sempre
- Bom limite, que pode ser aumentado a partir do terceiro mês de uso
- Cartões virtuais totalmente gratuitos, para você comprar pela internet com maior segurança
- O Click é amplamente aceito em estabelecimentos do Brasil e de todo o mundo
- Benefícios nível Platinum da bandeira que você escolher (Mastercard ou Visa)
- Participação no programa de recompensas da bandeira (Mastercard Surpreenda ou Vai de Visa)
- Benefício Itaú Cartões, como Tag sem Mensalidade e Programa iPhone Para Sempre
Nubank
Muito popular entre os brasileiros, o Roxinho do Nubank está cada vez melhor e você pode se juntar aos milhões de pessoas que já usam esse ótimo cartão.
Com alta tecnologia e praticidade, o cartão de crédito gratuito da conta digital Nubank é outra excelente opção para ser utilizado no Dia Sem Impostos. Confira:
- 100% grátis! O roxinho é isento das taxas de emissão e anuidade
- Cartão internacional aceito em milhões de estabelecimentos no Brasil e no exterior
- Sem burocracia, você resolve tudo no app
- Cartão de crédito com alta taxa de aprovação
- Cartão virtual grátis, para compras online seguras e sem custo adicional
- Benefícios Mastercard e participação no seu programa de recompensas, o Surpreenda
CARTÕES FÁCEIS DE APROVAR PARA O DIA SEM IMPOSTOS
Como comprar no Dia Livre de Impostos?
Realizar compras no Dia Livre de Impostos, além de muito barato, também é relativamente fácil. Não tem motivo para você deixar passar a chance de usufruir de ótimos descontos!
Entretanto, como muitas pessoas podem não ter aproveitado essa data relevante do comércio em anos anteriores, preparamos um passo a passo explicando como fazer suas compras. Confira!
- A lista de todos os participantes estará dia disponível site da ação a partir do dia 22 de maio
- Então, entre no site e busque pelo tipo de loja e produto que deseja
- Depois disso, vá até o site da loja ou à loja física participante mais perto de você
- Nas lojas, você encontrará produtos com até 70% de desconto em relação ao preço original
- Feito isso, é só escolher os produtos que mais te interessam e finalizar a compra na loja ou no site da empresas
Vale ressaltar que se você adquirir seus produtos usando um bom cartão, você pode ter ainda mais vantagens, como parcelamento sem juros e cashback, por exemplo.
E se você também está do outro lado da bancada e é responsável por algum dos cerca de 500 mil CNPJs filiados à CDL, você pode inscrever seu negócio como participante no mesmo site.
Conclusão
Chegando até aqui, provavelmente você está tão empolgado com os descontos do Dia Livre de Impostos quanto nós. Então agora é se preparar e aproveitar as melhores ofertas no dia 25 de maio, podendo comprar o que você precisa e ainda economizar muito dinheiro.
Se você curtiu este guia e quer ter mais conteúdos similares, basta seguir atento ao Portal Finança, pois diariamente atualizamos o site com novos guia, dicas e informações.
Além de promoções e descontos incríveis e os melhores cartões, aqui você encontra tudo o que precisa para melhorar sua saúde financeira!