Após a correria para aproveitar a Black Friday, os consumidores têm mais uma chance de realizar suas compras com economia, através do Cyber Monday, que acontecerá aqui no Brasil nesta segunda-feira (29 de novembro).

O Cyber Monday (segunda cibernética, na tradução literal) é um evento que acontece sempre na primeira segunda-feira após a sexta da Black Friday e nada mais é do que uma campanha especial com ofertas e promoções de tirar o fôlego para quem deseja comprar online.

Além disso, dependendo do comércio, o evento pode se estender mais uns dias e assim fica conhecido como Cyber Week, onde toda a semana grandes marcas do mercado promovem ofertas com preços imbatíveis, principalmente para fazer a queima de estoque do que sobrou da Black Friday.

Por isso, se você não conseguiu aproveitar as ofertas da Black Friday 2021, saiba que ainda dá tempo de comprar com economia e melhores condições e nós vamos te ensinar como através deste guia especial sobre o Cyber Monday, um evento desconhecido por muitos brasileiros (apenas 40% sabe o que é)! Vamos lá?!

O que é o Cyber Monday?

O Cyber Monday é um evento de origem norte-americana, no qual foi criado nos Estados Unidos em 2005 com o objetivo de alavancar as vendas digitais do comércio local.

O evento tem esse nome, pois sempre acontece na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado muito importante para os cidadãos americanos e uma das datas comemorativas que mais movimenta o mercado nos EUA.

Assim, a segunda-feira cibernética nada mais é do que uma oportunidade dos consumidores aproveitarem para realizar a compra de seus itens de desejo com preços mais atrativos, tudo isso 100% online, ou seja, em lojas virtuais, aplicativos e marketplaces de vendas online.

No Brasil o Cyber Monday e Cyber Week ganharam força no comércio eletrônico (e-commerce) desde 2011 por conta do Portal Busca Descontos, que divulgava grandes promoções de milhares de lojas e marcas após a Black Friday.

Como funciona o Cyber Monday?

Por se tratar de um evento com ofertas e promoções somente para as vendas online, não tem nada diferente de qualquer outra compra que se faça pela internet, exceto pelos descontos que podem gerar uma economia de mais de 50% no bolso do consumidor brasileiro.

A Cyber Monday acontece todos os anos e na prática basta que o consumidor acompanhe na internet as ofertas das lojas participantes, isto é, que estendem suas companhas após a Black Friday.

Assim, basta pesquisar o produto de interesse e analisar as melhores ofertas, para adquirir com o menor preço e a melhor condição de pagamento no site, aplicativo ou marketplace escolhido.

Com relação à forma de pagar, o evento aceita os principais meios de pagamento, tais como cartão de crédito, PIX, cartão de débito e até mesmo boleto.

Como é o Cyber Monday no Brasil?

Embora aqui no país o evento ainda não seja muito conhecido pelos consumidores e não tenha ainda tanta divulgação quanto nos Estados Unidos, saiba que ano após ano as vendas veem aumentando.

Hoje em dia grandes redes do comércio brasileiro participam da Cyber Monday, tais como Americanas, Casas Bahia, Submarino, Mercado Livre, Buscapé, Zoom, entre outros.

Inclusive, segundo um levantamento feito pela consultoria GfK, o evento vem se mostrando muito mais vantajoso para o bolso do brasileiro que a própria Black Friday, uma vez que as compras online realizadas na Cyber Week oferecem entre 10% e 15% mais desconto que as campanhas da Black Friday.

Isso porque as marcas apostam principalmente na queima de estoque, o que faz com que os descontos sejam ainda mais atrativos para o consumidor.

Além disso, pensando no e-commerce brasileiro, a Cyber Monday não é somente para quem não aproveitou a Black Friday, mas também para quem já pensa em antecipar as compras de natal e final de ano, especialmente porque o evento, geralmente, acontece ao mesmo tempo em que milhões de pessoas estão com o bolso cheio, devido ao pagamento do 13° salário.

O que vale a pena comprar na Cyber Monday brasileira?

De modo geral, os produtos que oferecem os melhores descontos são:

  • Smartphones
  • Computadores, peças e acessórios
  • Equipamentos eletrônicos, como fones bluetooth, por exemplo
  • Videogames e jogos de videogame
  • Eletrodomésticos
  • Livros
  • Entre outros

Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

Quando pensamos nestes dois eventos comerciais, há duas grandes diferenças:

  1. A Black Friday surgiu em 1990, enquanto que a Cyber Monday anos depois, lá em 2005
  2. Na Black Friday as compras podem ser feitas em lojas físicas e nos ambientes virtuais, na Cyber Monday apenas compras online

No mais, podemos dizer que só muda o nome, visto que em ambos os eventos os descontos e promoções são incríveis.

Qual vale mais a pena?

O que os especialistas falam é que as campanhas da Cyber Monday precisam ser melhor divulgadas, pois atualmente, a maioria dos consumidores que aproveitam das ofertas do evento são jovens da classe A e B, ou seja, quem já tem o costume de comprar pela internet.

Porém, as promoções podem ser interessantes para outros tipos de consumidores e não apenas para os jovens. Então, a Black Friday ainda fatura mais devido a divulgação, mas não necessariamente que os preços sejam melhores.

Vale a pena esperar pela Cyber Monday no Brasil?

Como mencionado anteriormente, pesquisas mostram que os descontos oferecidos durante a Cyber Monday podem ser ainda maiores do que os praticados durante a Black Friday.

Por isso, além de ser uma espécie de segunda chance para você comprar com mais economia, pense que também é uma oportunidade de encontrar preços ainda mais atrativos.

Sem contar que as compras online têm toda uma praticidade de poder escolher e pagar sem sair de casa, não é mesmo?

Então, sim! Nós do Site Portal Finança acreditamos que vale a pena esperar as ofertas da Cyber Monday se você realmente procura bons preços.

Mas, atenção, nunca compre só porque a loja diz que está na “promoção”. Analise e compare preços para ver se realmente o produto está mais barato e a compra vale a pena.

Melhores formas de pagamento na Cyber Monday

Quando falamos em compras online, é sempre importante saber escolher bem a forma de pagamento, visto que não é a mesma coisa que comprar e pagar em um estabelecimento físico.

Embora, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente que compra via internet ou telefone possa cancelar a compra e ter o reembolso em até 7 dias, é melhor prevenir do que remediar, concorda?

Por isso, a dica dos especialistas para evitar golpes durante as compras virtuais é não realizar pagamentos via transferência, PIX e boleto.

Isso porque nesse tipo de pagamento, fica praticamente impossível recuperar o valor pago, caso você caia em um golpe.

Cartão de crédito virtual

O ideal é sempre utilizar um cartão de crédito e de preferência que esse seja o virtual, pois aumenta a sua segurança.

Um porque o cartão de crédito virtual é específico para compras online, visto que a cada nova compra uma nova numeração é gerada, evitando assim que seu cartão seja clonado, por exemplo.

Além disso, a grande maioria dos cartões hoje em dia conta com seguros das bandeiras de cartão, como proteção de preço, proteção de compra e claro, é muito mais fácil e rápido você cancelar a compra e solicitar o estorno do valor pago.

Sem contar que os cartões de crédito oferecem vantagens e benefícios exclusivos a seus clientes, tais como:

  • Parcelamento diferenciado em lojas parceiras (inclusive, às vezes até sem juros)
  • Ganho de cashback (pode ser em dinheiro ou em desconto para abater na fatura)
  • Programa de pontos, nos quais podem ser trocados depois por produtos, serviços ou experiências em parceiros, tais como as milhas que são convertidas em passagens aéreas gratuitas ou com desconto

Existem muitos cartões de crédito que aprovam negativados ou quem não tem como comprovar renda, mas se mesmo assim você não conseguir aprovar o seu a tempo da Cyber Monday, não se preocupe, pois os cartões de crédito pré-pagos aprovam na hora.

Cartão de crédito pré-pago

Um cartão pré-pago é um cartão de crédito como qualquer outro, contudo, sua diferença é que não há um limite pré-estabelecido, visto que o limite do seu cartão será o valor que você mesmo irá recarregar.

Assim, caso não tenha conseguido seu cartão de crédito tradicional a tempo, peça um bom cartão pré-pago, transfira dinheiro da sua conta e terá toda a segurança e benefícios do emissor e da bandeira.

Veja a seguir quais são os melhores cartões de crédito pré-pago que tem aprovação imediata, mesmo você estando com o nome sujo e não tenha como comprovar renda!

  • Cartão Superdigital

Cartão de crédito

Superdigital

  •  Aprovação garantida
  •   Sem Consulta

VER COMO SOLICITAR

  • Cartão Proteste

Cartão de crédito

Proteste

  •  Sem anuidade
  •   Internacional

VER COMO SOLICITAR

  • Cartão banQi

Cartão de Crédito

banQi

  •  Aprovação garantida
  •   Sem anuidade

VER COMO SOLICITAR

  • Cartão Ame Digital

Cartão de crédito

Ame Digital Mastercard

  •  Aprovação imediata
  •   Sem anuidade

VER COMO SOLICITAR

  • Acesso Card

Cartão de Crédito

Acesso Card

  •  Aprovação imediata
  •   Sem anuidade

Saiba como solicitar

  • Cartão PagBank

Cartão de crédito

PagBank Mastercard

  •  Aprovação imediata
  •   Sem anuidade

VER COMO SOLICITAR

  • Cartão RecargaPay

Cartão de Crédito

RecargaPay

  •  Aprovação imediata
  •   Sem anuidade

VER COMO SOLICITAR

  • Cartão Opapay

Cartão de Crédito

OpaPay

  •  Sem consulta
  •   Sem anuidade
VER COMO SOLICITAR

Dicas para comprar com segurança durante o Cyber Monday

Como as compras da Cyber Monday são todas feitas 100% online, é necessário estar de olhos bem abertos para evitar os golpes ou acabar perdendo seu dinheiro comprando mais caro.

Para evitar esse tipo de situação desagradável, separamos algumas dicas importantes para você que irá aproveitar o evento. Confira!

  • Compre sempre em sites, aplicativos ou marketplaces seguros e confiáveis (Reclame Aqui é ótimo para verificar a reputação de uma marca)
  • Utilize os sites que fazem comparação de preços, para saber se a promoção realmente está valendo a pena ou é pura ilusão
  • Não confie em ofertas absurdas, como preços muito abaixo da média do mercado ou ofertas relâmpagos enviadas via e-mail e outros canais não oficiais
  • Antes de finalizar o pagamento, confira se está tudo ok com seu pedido e informe-se sobre a política de troca ou devolução da empresa

Conclusão

Prontinho, chegamos ao fim do nosso guia especial sobre o Cyber Monday. Esperamos que agora você já tenha conhecido o evento, entendido como funciona e como aproveitá-lo da melhor forma possível!

Sendo assim, se você ainda tem dinheiro ou cartão e quer aproveitar os descontos exclusivos da segunda de compras online mais bombástica do ano, comece agora mesmo a mapear as melhores ofertas e compre com mais vantagens!