Carregando

0%

Você sabe quais foram os investimentos que mais renderam em 2022? Um novo ano está começando e com ele novas possibilidades para fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Por isso, preparamos este guia exclusivo para te mostrar quais foram os melhores investimentos no último ano e quais deles ainda valem a pena para 2023. Vamos conferir?!

4 investimentos que mais renderam em 2022

O ano de 2022 foi ótimo para os investidores da renda fixa, uma vez que com a Selic alta (atualmente em 13,75% ao ano) a rentabilidade desses ativos atingiu níveis extraordinários.

Além disso, com um ano marcado por muitas incertezas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, inflação nas alturas, crise política e eleições, a renda variável não mostrou bons resultados.

Então, para começar 2023 investindo bem o seu dinheiro, confira a seguir quais foram os investimentos que mais renderam em 2022 e que continuam em alta!

CDI

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) foi o ativo que mais pagou no Brasil no último ano, tendo uma rentabilidade de 12,39%.

Bons exemplos de investimentos que têm remuneração atrelada ao CDI são os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e as Contas Digitais com Rendimento Automático.

Inclusive, vale mencionar que para 2023, pelo menos enquanto a Selic estiver em alta, uma das melhores opções para investir pouco dinheiro, com segurança e boa rentabilidade são as contas digitais.

Alguns bancos, como Nubank, PicPay, iti do Itaú e PagBank, possuem rendimentos maiores que 100% do CDI.

5 CONTAS DIGITAIS QUE PAGAM MAIS QUE A POUPANÇA

Poupança

Por incrível que pareça, a Caderneta de Poupança está na lista dos investimentos que mais renderam em 2022…

Muito se fala sobre a Poupança perder dinheiro para a inflação, mas no último ano o investimento mais popular entre os brasileiros teve uma remuneração de 7,90%.

Ainda indicamos que você aplique seu dinheiro em um CDB ou simplesmente deixe “parado” em uma conta digital com rendimento automático, visto que costuma ter melhores remunerações.

Mas, não recomendamos investir na Poupança em 2023, pois quando a Selic está acima de 9,5% ao ano, a rentabilidade é menor.

Ações Brasileiras (IBOV)

Para quem tem um perfil mais arriscado, o mercado de ações aqui no Brasil também foi um dos mais rentáveis no último ano (4,72%).

Algumas ações listadas na bolsa brasileira (B3) tiveram ótimos resultados, como é o caso dos ativos das Lojas Renner (LREN3), Totvs (TOTS3), Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3) e Assaí (ASAI3).

O mercado de ações, geralmente, costuma gerar lucros maiores que os investimentos da renda fixa, o que pode ser ótimo para o seu bolso.

Mas, atenção, pois os investimentos da renda variável são mais arriscados, sempre preciso cautela e muito conhecimento de mercado.

AÇÕES QUE NUNCA DERAM PREJUÍZO NA BOLSA

Fundos Imobiliários (IFIX)

Os Fundos de Investimento Imobiliários também se destacaram e estão na lista dos investimentos que mais renderam em 2022.

Com uma remuneração de 2,22% no último ano, os Fundos Imobiliários mostraram que é sim possível investir em imóveis mesmo sem ter um imóvel fixo.

Inclusive, esse é um dos ativos que mais pagam dividendos aos investidores, uma vez que se compra “cotas”.

Piores investimentos de 2022

Assim como se teve ótimos investimentos, o ano de 2022 também foi surpreendente para alguns investidores…

Com uma rentabilidade de quase 70% negativo, o Bitcoin (principal criptomoeda do mundo) teve seu pior desempenho em 2022, fazendo a cripto ter sua cotação desvalorizada ao longo do ano.

E embora os jogos NFT e outras moedas digitais tenham puxado o universo cripto para cima, 2022 não foi um bom ano para aqueles que investiram neste mercado.

Além disso, as ações americanas registraram uma queda de quase 20%, mostrando o forte impacto político no cenário financeiro mundial.

O dólar e o ouro (considerados ativos sólidos e ótimos investimentos em tempos de crise) também não registram bom retorno em 2022, com uma queda de 5,32% e 8,48%, respectivamente.