As criptomoedas já estão presentes nas carteiras de muitos investidores ao redor do mundo e aqui no Brasil não é diferente. Segundo uma pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 4,2 milhões de brasileiros investem nesse tipo de ativo.

Por aqui, o que tem chamado a atenção dos investidores brasileiros ainda é o Bitcoin e mais recentemente os NFTs, que são tokens únicos e exclusivos.

Sendo assim, definir qual é o seu perfil de investidor cripto é fundamental, pois facilita a escolha de bons ativos, ajuda a definir as metas e limites estratégicos ao investir e claro, montar sua carteira com ativos digitais da forma mais segura e rentável possível.

Então, se você quer começar a comprar e vender criptomoedas ou NFTs, continue conosco e descubra qual é o seu perfil de investidor nesse mercado!

Passo a passo para saber qual é o seu perfil de investidor cripto

Nos investimentos tradicionais, o investidor precisa escolher entre renda fixa e renda variável, certo?

Nos investimentos de renda fixa, temos um baixo risco, o que leva a uma rentabilidade menor, considerando a segurança e previsibilidade.

Já nos investimentos de renda variável, o investidor assume um risco maior, mas tem muito mais chances de multiplicar seu dinheiro.

Quem investe em criptomoedas e tokens naturalmente já tem um perfil mais tolerante, considerando que é um mercado de renda variável, assim como investir em ações de empresas.

Mas, o que poucos sabem é que dentro da renda variável existem diferentes níveis, considerando a relação risco e rentabilidade.

Por isso, veja a seguir como descobrir o seu perfil de investidor cripto, para fazer as melhores escolhas para a sua carteira!

Passo 1: Pense no seu objetivo ao investir

Para saber qual é o seu perfil ideal ao investir em criptoativos, é preciso levar em conta seus objetivos, ou seja, se são de curto ou longo prazo.

Se a sua meta com o dinheiro investido é buscar lucro em curto prazo, os ativos de alto risco podem ser mais eficientes, por exemplo.

Esse é um perfil para investidores mais arrojados, que costumam fazer trade com criptomoedas, por exemplo, que é a compra e venda de ativos de forma rápida, geralmente de um dia para outro.

Além disso, esse tipo de investidor costuma dar preferência a negociações com moedas digitais em alta e não necessariamente as mais populares.

Mas atenção: é preciso lembrar que o investimento também se torna perigoso, isto é, assim como a lucratividade pode ser alta, o risco de perder dinheiro nessas transações rápidas também é maior.

Já para quem quer investir em longo prazo, os criptoativos mais sólidos, com maior aceitação no mercado e histórico de preços mais estável devem ser considerados, como é o caso do Bitcoin e Ethereum, por exemplo.

Passo 2: Tipo de investidor

Além das metas propostas ao investir, é preciso também levar em conta o seu estilo enquanto investidor, ou seja, se é mais ou menos tolerante, se gosta de arriscar, se dá a oportunidade de conhecer novos ativos ou prefere os tradicionais, enfim.

Na prática, são dois os tipos de investidores cripto:

Investidor cripto tradicional

É aquele que opta por opções mais sólidas, preferindo por em sua carteira ativos com maior “conexão palpável”, como se fosse dinheiro mesmo.

Geralmente, esse perfil aposta em modelos de negociação “Holder/Hodlers”, ou seja, compra um ativo e mantém seguro na carteira por um longo prazo, até valorizar a cotação e lucrar.

Os investidores tradicionais podem ser:

  • Conservador: prioriza segurança ao negociar criptomoedas
  • Moderado: tem características mistas, um meio termo entre querer retorno rápido e “pisar no freio” pensando no risco

Investidor cripto entusiasta

Outro tipo de investidor cripto é o entusiasta, formado em maioria por jovens, que são mais adeptos a novas tecnologias e se sentem mais à vontade para arriscar com as oscilações desse mercado.

Geralmente, esse estilo tem um perfil mais agressivo, onde investe em ativos novos e “hypados”, inclusive podendo ser stablecoins e tokens lastreados.

Assim, esse perfil dá prioridade para ativos digitais com probabilidade de obter lucro mais alto em menor tempo.

Além disso, nesse perfil de investidor cripto, a principal maneira de fazer investimentos é sendo trader, ou seja, compra e vende ativos em um curto intervalo, obtendo lucro de forma imediata.

Conclusão

Portanto, esperamos que após esta leitura você tenha percebido qual é o seu perfil de investidor cripto e independentemente de ser conservador ou arrojado, o “segredo” para aplicar nesse mercado é não comprometer todo seu dinheiro em um único ativo.

No mundo da renda variável, diversificação é a palavra-chave, pois assim você distribui seu dinheiro em diferentes ativos e corre menos riscos!