Buscando Cartão

0%

Parcelar compras no cartão é uma das formas de pagamento mais populares no Brasil, na qual permite ao consumidor dividir o valor de uma compra em várias vezes, podendo ser com ou sem juros. Mas, será que o parcelamento no cartão de crédito vai acabar?

Bom, uma notícia recente pegou milhões de brasileiros de surpresa, onde o Banco Central (BC) anunciou que está estudando mudanças nas regras do parcelamento com cartão de crédito.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue conosco neste guia exclusivo que vamos te atualizar de tudo que está sendo proposto e como pode afetar ou beneficiar o seu bolso!

É verdade que o parcelamento no cartão de crédito vai acabar?

Na última semana, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil anunciou que o governo federal está estudando dar fim ao parcelamento sem juros no cartão de crédito.

A medida é uma forma de tentar diminuir o juro rotativo do cartão, uma das principais causas de endividamento e inadimplência entre os consumidores brasileiros.

Isto por que o crédito rotativo do cartão tem uma das taxas de juros mais elevadas do mercado, podendo chegar a 455% ao ano.

De acordo com o anunciado pelo Banco Central, as mudanças nas regras do parcelamento no cartão de crédito visam reduzir os custos e as taxas cobradas pelos bancos e pelas operadoras de cartão.

Inclusive, durante seu pronunciamento oficial, Campos Neto disse que o parcelamento sem juros no cartão de crédito é uma “jabuticaba brasileira”, ou seja, uma anomalia que só existe no país e que distorce o mercado de crédito.

Mas, e o que o brasileiro pensa sobre se o parcelamento no cartão de crédito acabar? Via regra geral, não poder comprar sem parcelar sem juros será um problema.

Segundo uma pesquisa do Datafolha, 75% dos brasileiros que usam o cartão têm o hábito de parcelar compras sem juros. E caso a modalidade seja extinta, 61% dos entrevistados disseram que vão comprar menos.

Diante desse impasse, o Banco Central ainda não definiu como será a nova regulamentação do parcelamento no cartão de crédito.

Uma das possibilidades é limitar o número de parcelas sem juros ou criar um teto para os juros cobrados nas compras parceladas.

Além disso, a ideia é incentivar o uso do crediário, uma modalidade de financiamento em que os juros são explicitados na hora da compra.

Vantagens do parcelamento sem juros no cartão acabar

Menor endividamento

Como mencionamos acima, a possibilidade de parcelar compras sem juros pode incentivar o consumo sem planejamento, tendo aquela surpresa quando a fatura chega.

Além disso, quando as pessoas parcelam suas compras, elas acabam pagando mais pelo produto ou serviço, devido aos juros embutidos.

Inclusive, a dívida com cartão de crédito é uma das mais difíceis de quitar, pois o valor aumenta muito, em pouco tempo, ou seja, a verdadeira bola de neve.

Melhora no orçamento familiar

O parcelamento no cartão de crédito pode prejudicar o planejamento financeiro, visto que, normalmente, quando as pessoas parcelam suas compras, elas acabam gastando mais do que deveriam.

Dessa forma, a não possibilidade de parcelar, pode minimizar as compras por impulso, o que consequentemente faz sobrar mais dinheiro para economizar ou investir.

O que você pode fazer para evitar o endividamento no cartão?

Se você está preocupado com o endividamento por cartão de crédito, existem algumas coisas que você pode fazer para evitá-lo:

  • Pague suas faturas em dia: quando você paga suas faturas sem atraso e no valor integral, evita a cobrança de juros e multas, ou seja, evita o endividamento
  • Não parcele compras que você não pode pagar à vista: o recomendado pelos especialistas é que você nunca comprometa mais de 30% da sua renda mensal com parcelamentos, por isso, se você não pode pagar uma compra à vista, não a parcele
  • Estabeleça um limite de gastos para seu cartão de crédito: essa estratégia o ajudará a evitar gastar mais do que você pode pagar
  • Monitore seu saldo do cartão de crédito regularmente: o app do seu banco ou cartão não serve só para pedir aumento de limite, por isso, use-o com sabedoria, inclusive para monitorar seus gastos e ver o valor da fatura em tempo real

Portanto, esperamos ter lhe ajudado a entender mais sobre o fim do parcelamento no cartão de crédito, que a princípio, vem sendo estudado para compras sem juros. Mas, como o Banco Central ainda não definiu a nova política de pagamento, só nos restar aguardar!