Carregando
0%Utilizar os serviços oferecidos por boas corretoras de valores é muito importante para que você tenha sucesso em seus investimentos, ou seja, para que consiga fazer seu dinheiro render mais e com segurança.
E, embora ainda haja um grande mito de que é difícil e que precisa de muito dinheiro para começar a investir, saiba que essa não é mais uma realidade no Brasil. É mais simples, fácil e barato do que você imagina, inclusive pelo celular, através de corretoras confiáveis.
Por isso, nós do Portal Finança hoje trazemos um guia completo sobre corretoras de investimentos, para que você possa começar a dar seus primeiros passos nesse mundo sem preocupação. Vamos conferir?!
O que é uma corretora de valores?
As corretoras de valores são empresas reguladas pelo Banco Central do Brasil que trabalham conectando as pessoas que querem investir com o mercado financeiro.
Basicamente, as corretoras têm a função de intermediar a compra e venda de ações de empresas, títulos públicos e a participação com cotas em fundos, por exemplo.
É importante saber que as corretoras de investimentos pertencem ao Sistema Financeiro Nacional, fazendo esse papel de facilitadora, para que você consiga fazer seus investimentos de forma mais segura e criteriosa.
Elas funcionam como um mercado de investimentos, onde você acessa diversos produtos de várias instituições financeiras.
Em boas corretoras, você terá acesso a uma grande variedade de investimentos, podendo aplicar seu dinheiro no que mais combina com seu perfil de investidor.
Como funciona uma corretora de valores?
Como citamos acima, as corretoras fazem o meio de campo entre você (investidor) e os produtos disponíveis no mercado financeiro.
É através da corretora que você irá montar sua carteira de investimento, com os produtos em que vai investir seu dinheiro, visando gerar lucro em médio ou longo prazo.
Elas funcionam como um local em que você coloca o seu dinheiro e visualiza várias opções para investir, como:
- Investimentos de baixo risco, que são aqueles com remuneração previsível, mas menos arriscados, como Tesouro Direto, Tesouro Selic, Fundos de Renda Fixa, CDB, LCI e LCA
- Investimentos de maior risco, que são aqueles que apresentam chance de lucros maiores, mas são mais arriscados, como ações, criptomoedas, NFTs e afins
Preparamos um passo a passo básico de como funciona uma corretora, que basicamente é:
- Abertura da sua conta
- Envio de dinheiro para sua conta
- Escolha dos ativos que deseja investir
- Investimento via corretora
- Acompanhamento do saldo e resultados
Abrir conta na corretora de valores
Abrir sua conta em uma corretora de valores é um processo simples. Atualmente, há inúmeras boas opções no mercado e elas oferecem diferentes condições para quem quer contar com os seus serviços.
Inclusive, para a maior praticidade dos clientes, esse processo de abertura de conta pode ser realizado 100% online, pelo site ou aplicativo da corretora.
Assim, após escolher a corretora (ao longo deste guia te ajudaremos neste processo), você entrará em contato para ver quais são os documentos necessários para abrir sua conta.
Via regra geral, a instituição irá solicitar algumas informações, documentos e dados pessoais, como documento de identidade, CPF, endereço residencial, e-mail e telefone para contato.
Mas, tenha em mente que é um processo sem burocracia e sua conta será aberta rapidamente, para que possa começar a investir.
Enviar dinheiro para a conta na corretora
Com sua conta ativa na corretora escolhida, chega a hora de fazer seus primeiros investimentos, sempre pensando no seu perfil.
Dessa forma, o segundo passo é depositar dinheiro na sua conta de investimentos, para começar a fazê-lo render.
Fazer o seu primeiro aporte financeiro não tem burocracia ou dificuldade. Você pode enviar o dinheiro a ser investido de forma rápida, simples e, caso deseje, 100% online para sua nova conta na corretora.
Nos próprios sites e aplicativos das corretoras de valores há o passo a passo explicando sobre como depositar em cada uma delas.
Atualmente, a maior parte das empresas oferecem formas simples de depósito, desde boletos e depósitos bancários até transferências eletrônicas, como DOC, TED e Pix.
Escolher os investimentos desejados
Com a conta aberta e com o dinheiro disponível, chega a hora de escolher em que investir. Para iniciantes, isso pode ser um desafio.
Por isso, as corretoras também têm muitos produtos educacionais, para lhe guia na melhor decisão, inclusive, com testes para conhecer seu perfil.
Além disso, muitas corretoras têm materiais em texto e vídeos, além de aplicativos e profissionais voltados para te ajudar a escolher os melhores investimentos, baseados no seu perfil de investidor e no que você busca com relação aos seus objetivos.
Investir dinheiro
Escolhidos os produtos, chega a hora de você investir realmente seu dinheiro neles, ou seja, quanto vai aplicar em determinado ativo.
Neste momento, é de suma importância que você leve em consideração alguns fatores, como:
- Nível de risco de cada investimento
O que você busca ao aplicar seu dinheiro em determinado ativo? Criar uma reserva de emergência, juntar para a aposentadoria ou planejar planos para médio ou longo prazo?
Dependendo do seu objetivo, vai ser recomendado investir em ativos mais ou menos voláteis para você.
- Remuneração, principalmente levando em conta a relação risco X retorno
Ter em mente o que deseja obter é que vai guiar que tipo de investimento você vai fazer, bem como o valor que irá aplicar.
Independente do tipo, é importante ter uma diversidade de investimentos na sua carteira para ter mais segurança, ou seja, como diz o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”.
Além disso, para maximizar seu desempenho, é fundamental conhecer qual o seu perfil de investidor, ou seja, se é mais conservador, moderado ou arrojado.
Mas, fora isso, é só escolher o ativo na sua corretora, ver qual é a faixa de limite para investir e pronto, clicar em aplicar.
Acompanhar os resultados
É importante que você acompanhe os resultados dos seus investimentos. E isso é mais uma coisa que as corretoras vão te ajudar, pois através dos seus portais e aplicativos digitais você consegue visualizar em tempo real a rentabilidade de seus ativos.
Além disso, as corretoras de valores costumam recomendar outros investimentos com bom desempenho e que são adequados para seu perfil.
E esse é o principal diferencial de investir com uma corretora e investir sozinho, pois neste modelo você tem todas as ferramentas e suporte que precisa para alcançar os melhores resultados.
Para que servem as corretoras de valores?
As corretoras de investimento têm papéis muito importantes na vida do investidor, como:
- Promovem ofertas públicas de ações de empresas privadas e de capital misto
- Executam ordem de compra e venda de ativos nas bolsas de valores
- Criam e administram fundos e clubes de investimento
- Assessoram seus clientes durante o investimento, para direcioná-los aos seus melhores resultados
- Oferecem disponibilizando ferramentas e materiais para que as pessoas tenham melhor base na hora de operar no mercado financeiro.
- Dentre outras funções
Enfim, é papel da corretora financeira intermediar esse processo com mais garantias e praticidade, seja você um investidor da renda fixa ou variável.
Mas, para ter uma ideia mais detalhada sobre para o que servem as corretoras de valores, confira a seguir suas principais funções!
Promover a oferta pública de ações de empresas
Sempre que uma empresa decide abrir seu capital negociando ações na Bolsa de Valores, ela precisa fazer uma IPO.
IPO (sigla em inglês para “Initial Public Offering”) significa uma oferta pública inicial e são as corretoras que fazem com que essa oferta chegue aos possíveis investidores.
Executar ordem de compra e venda de ativos
Para comprar uma ação ou outro ativo da renda variável, você envia uma ordem de compra pela plataforma digital ou Home Broker da sua corretora.
A partir daí, a sua corretora, em conjunto com a Bolsa de Valores, é responsável pela execução da ordem, fazendo a sua oferta chegar a um investidor interessado em vender aquela ação específica, pelo preço que você deseja comprá-la.
Criar e administrar Fundos e Clubes de Investimentos
Além de você, individualmente, poder adquirir títulos e ações variadas através da corretora de valores, é possível também ter participação em Fundos de Investimentos e Clubes de Investimentos.
Nesses modelos, há uma diversidade de investimentos, onde você pode comprar cotas para participar destes fundos ou clubes.
Assim, de tempos em tempos, os lucros são distribuídos proporcionalmente ao que cada participante tem investido.
Inclusive, vale salientar que há corretoras que criam fundos e clubes de investimento e que oferecem cotas exclusivas aos seus clientes.
Além da criação, seus profissionais fazem a gestão deles, visando gerar dividendos tanto para a empresa quanto para os clientes que participam comprando cotas.
Ou seja, esse é mais um papel e um modelo de investimento interessante proporcionado pelas corretoras de valores.
Dar assessoria aos investidores
Outra função importante das corretoras é dar assessoria técnica aos seus investidores. Elas podem te ajudar a conhecer o seu perfil de investidor e, com isso, até te apresentar e indicar os melhores tipos de investimentos pensando nas suas metas.
Oferecer conhecimento
Outro trabalho importante que várias corretoras de valores têm desempenhado é o de oferecer conhecimento, tanto aos clientes em diversos materiais informativos e ferramentas tecnológicas dentro dos seus aplicativos e sites, como ao público em geral através de textos e vídeos informativos e educacionais sobre temas ligados ao mundo dos investimentos.
Taxas cobradas pelas corretoras de valores?
Algumas tarifas podem ser cobradas pelas corretoras financeiras, para a manutenção dos bons serviços que elas prestam aos seus clientes.
Entretanto, hoje em dia, muitas corretoras isentam seus clientes de algumas taxas, como zerando a taxa de corretagem, por exemplo.
O valor cobrado em cada uma destas tarifas é outro fator que você pode considerar na hora de escolher qual ou quais corretoras vai investir, afinal, a concorrência é grande e você deve tirar vantagem disso.
Lembrando que, mesmo quando cobradas, estas taxas nas corretoras de valores são consideravelmente inferiores às praticadas pelos bancos tradicionais que oferecem modalidades de investimento.
Além dos valores menores em tarifas, outra vantagem das corretoras sobre os bancos é que essas possuem mais opções para quem deseja investir.
A seguir mostraremos as principais taxas e tarifas que podem ser cobradas pelas corretoras, como as taxas de custódia, de corretagem e manutenção de conta!
Taxa de corretagem
A chamada taxa de corretagem é uma taxa cobrada para realização de operações na Bolsa de Valores. Ela é aplicada cada vez que você compra ou vende uma ação ou investe em títulos, por exemplo.
O valor da taxa de corretagem varia em cada corretora ou banco, e também depende do tipo de operação realizada.
Mas, há corretoras que não cobram a taxa em diversas modalidades de investimento, permitindo que você ganhe ainda mais dinheiro ao investir.
Taxa de custódia
A taxa de custódia é cobrada para guardar seus investimentos na Bolsa de Valores, na qual é cobrada pela própria B3 (bolsa de valores brasileira).
No entanto, são as corretoras de valores as responsáveis por receber essa taxa dos seus clientes, para depois repassar o valor à Bolsa.
Taxa de abertura e manutenção da conta
Menos comum hoje em dia, ainda há algumas corretoras que cobram taxas pela abertura e manutenção de contas. Dependendo dos serviços oferecidos, pode valer a pena ou não pagar alguma taxa como a de manutenção da conta.
Podemos fazer um paralelo com anuidade de cartões de crédito: é bom ter um cartão isento de anuidade ou com anuidade baixa, mas, dependendo dos serviços oferecidos, pode valer a pena pagar.
O mesmo vale para algumas corretoras. Há serviços pagos que valem a pena, então coloque na balança no momento de fazer a escolha de onde abrir sua conta o que você vai gastar x o que é oferecido.
Emolumento
Emolumentos são taxas cobradas pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) para efetuar suas operações financeiras.
Logo, os negociadores de ações e contratos futuros têm uma taxa descontada pela B3 sempre que realizarem transações. O valor dessa alíquota varia de acordo com o tipo de negociação realizada.
É seguro investir via corretora de valores?
As corretoras de valores têm a mesma segurança dos bancos tradicionais e, para seu funcionamento de forma regular e legal, são necessárias diversas autorizações e regulamentações da Anbima, B3, CVM e do Banco Central do Brasil.
Muitos investimentos também contam com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que é o mesmo seguro que cobre a poupança, por exemplo.
Assim, o investidor tem a garantia do retorno do seu dinheiro no valor de até R$200.000 em caso de quebra da instituição financeira.
Mas, para certificar-nos que uma corretora é segura e não vai lhe dar o golpe, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes.
Entre eles, se a corretora é autorizada pelos órgãos responsáveis para funcionar prestando esse tipo de serviço financeiro, assim como verificar sua reputação junto ao mercado.
Principais pontos na hora de escolher uma corretora de valores confiável
Para que você não caia em uma cilada ao escolher uma corretora para investir seu suado dinheiro, nós, além de trazer em seguida as principais corretoras do mercado brasileiro, elencamos abaixo pontos que você deve considerar para determinar a confiabilidade ou não de uma corretora e se vale a pena ter uma conta nela. Confira!
Cadastro na CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização do setor. Para funcionar, as corretoras de valores devem estar autorizadas pela CVM.
Para saber quais são os participantes cadastrados/autorizados pela CVM, basta acessar o site da Autarquia, clicar no menu “Consulta à Base de Dados”, e, em seguida, no “Cadastro Geral da CVM” e procurar pelo registro da corretora.
É importante ter em mente que se o registro não constar ou não estiver regular, a empresa não está autorizada a prestar serviço.
Certificações
Há vários órgãos que emitem certificados que comprovam que uma corretora está apta a oferecer serviços para investidores. Algumas dessas certificações que você pode conferir são:
Selo CETIP
A CETIP é a responsável pelo registro, custódia e liquidação dos títulos privados de renda fixa e dos títulos públicos municipais e estaduais.
O Selo CETIP é uma certificação que comprova o registro do investimento em nome do investidor, seja um CPF ou CNPJ. Por conta disso, é um fator importante para garantir segurança à operação financeira.
Programa de Qualidade Operacional da B3
A B3 desenvolveu com seus participantes o Programa de Qualificação Operacional (PQO), que é uma iniciativa para avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços prestados pelas corretoras de valores e bancos que atuam nos mercados administrados pela Bolsa de Valores do Brasil.
O PQO abrange mais de 120 instituições financeiras e já certificou mais de 12.000 profissionais do mercado.
Este programa compreende uma série de requisitos e indicadores operacionais. Se a corretora estiver bem posicionada nele é mais uma segurança na hora da escolha.
Regulação do Banco Central
Além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central (Bacen) é responsável pela fiscalização e autorização do funcionamento regular do mercado.
Então, você pode conferir junto ao Bacen se a corretora que te interessa está apta a prestar de forma legal o serviço que oferece.
Reputação no mercado
Este é outro ponto importante a ser pesado na hora da escolha. A reputação que aquela corretora de valores tem no mercado, tanto na opinião de especialistas como de clientes da mesma.
Ser uma empresa que dá garantias, com tempo de bons serviços prestados e com boas referências de seus usuários é importante.
Atendimento de qualidade
Independente de qual o ramo do negócio, ter um bom atendimento é essencial. Então busque saber se as corretoras que você está pensando em abrir conta atendem seus clientes com agilidade e qualidade.
No momento de alguma dúvida ou problema ao investir seu dinheiro, um suporte de qualidade pode fazer toda a diferença.
Variedade de investimentos
Nós sempre falamos da importância de diversificação da sua carteira de investimento. E, para conseguir isso, é essencial que a corretora que você vá utilizar te ofereça uma variedade de modalidades de investimentos, com diversos tipos de ações, fundos e títulos.
Recursos disponíveis
Para se dar bem nos investimentos, cada vez é mais importante usar as informações e tecnologia a nosso favor.
Por isso, verifique se a corretora de valores tem uma boa plataforma que te auxilie no momento de decidir em que e como investir.
Recursos como ferramentas para trade, simuladores online, ferramentas para acompanhamento em tempo real do mercado financeiro, assim como uma plataforma e aplicativos seguros e estáveis são essenciais para que você consiga atuar no mercado da melhor forma possível.
Forma de cobrança
A cobrança de taxas pode ser realizada por “Fee Based” ou por comissão. Fee based é um modelo de remuneração adotado por algumas corretoras de valores que, originado do Inglês, significa ‘baseado em uma taxa‘.
Isso quer dizer que sempre que um investidor adquire um ativo, o gestor recebe a sua remuneração por meio de uma taxa única que incide sobre o título em questão.
Já no caso da comissão, a corretora de valores pode cobrar um percentual do valor da taxa de corretagem, que, segundo a Lei, pode ser de no máximo é de 6% sobre o valor final do bem.
Porém, esse dado pode variar dependendo da maneira como o contrato é firmado entre as partes envolvidas.
Normalmente, as corretoras vão cobrar consideravelmente menos e algumas até mesmo podem te isentar da taxa de corretagem.
Melhores corretoras de valores do Brasil
Agora que você já conhece melhor sobre as funções das corretoras e a importância delas na hora de investir, preparamos uma lista especial com as melhores corretoras de valores brasileiras.
Nesta listagem, trazemos diversas opções de corretoras com qualidade e credibilidade comprovadas.
Certamente você vai encontrar oportunidades interessantes para fazer os seus investimentos de forma mais segura e tendo maior chance de sucesso. Confira!
Rico
Abrimos nossa lista com a corretora Rico Investimentos. Criada em 2011 e desde então com presença marcante no mercado, a Rico visa democratizar o acesso aos investimentos. A empresa faz parte do grupo XP Inc e tem boa credibilidade no mercado.
A plataforma da Rico é intuitiva e traz muitas informações, facilitando para os iniciantes nos investimentos.
Eles disponibilizam muitos materiais em texto e vídeo sobre temas envolvendo investimentos, tanto para os iniciantes quanto materiais mais aprofundados para investidores experientes.
Além disso, a Rico oferece uma variedade de plataformas para acompanhamento e gestão de investimentos de graça para seus clientes.
- Serviços oferecidos: Plataformas de investimento e negociação; Home Broker; portal Ricconect com informações sobre investimentos; diversos tipos de investimento e muito mais
- Principais produtos: Renda fixa, fundos de investimento, renda variável e Tesouro Direto
- Reputação no Reclame Aqui: Ótima (8/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Grátis, com exceção das operações executadas por meio da mesa de operações e área de risco
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Toro
A Toro Investimentos foi fundada em 2010 como uma fintech de investimentos e educação financeira. A empresa brasileira recebeu em 2017 a autorização da B3 e da CVM para se tornar uma corretora de valores.
Seu sucesso no setor fez com que em 2020 o Banco Santander fechasse a compra de 60% de suas ações e, desde então, a Toro tem este gigante do setor financeiro como suporte.
A Toro Investimentos oferece ferramentas avançadas de análise de mercado e operação de forma gratuita, além de atendimento personalizado para seus clientes terem acesso às melhores oportunidades disponíveis no mercado.
- Serviços oferecidos: Plataforma de investimento e negociação gratuitas; material educacional grátis; diversidade de opções de investimentos
- Principais produtos: Renda fixa, fundos de investimento, renda variável e Tesouro Direto
- Reputação no Reclame Aqui: Tem o selo RA1000, destinado às empresas que têm excelente nível de atendimento e resolução dos problemas. A nota atual da Toro é de 8,5/10
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Zero
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
XP Investimentos
Fundada em 2001 como uma empresa de educação financeira, a XP Investimentos hoje é a maior corretora de valores do Brasil, com cerca de 3 milhões de clientes, além de ser um dos maiores grupos de investimentos.
A XP disponibiliza uma grande variedade de produtos financeiros e é uma corretora ideal para quem quer investir grandes quantias.
A XP tem alguns diferenciais, como atendimento personalizado e cartão de próprio, com o cartão de crédito XP Vida Infinite.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, recomendações, plataformas de investimento e negociação, além de cartão de crédito
- Principais produtos: Ações na Bolsa de Valores, títulos públicos e privados
- Reputação no Reclame Aqui: Ótima (8/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Isento em renda fixa e FII e corretagem de R$2,90 no swing trade e R$4,90 no day trade para BDRs e ações
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Nu Invest
Uma das principais corretoras do Brasil, a Easynvest se tornou Nu Invest, a corretora do Nubank, o banco digital brasileiro com mais clientes e 5° com mais clientes entre todos os bancos no país.
- Leia mais: Nu Invest: Aprenda a usar a nova plataforma de investimento do Nubank
O Nu Invest se destaca pela excelência do seu conteúdo informativo e educacional e pela dobradinha com a conta digital e cartões de crédito Nubank.
No Nu Invest há bastante variedade de CDBs, LCIs e LCAs, CRIs e CRAs, LHs e LIs e fundos de renda fixa.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, home broker, plataformas, simuladores e recomendações
- Principais produtos: Bolsa de valores, títulos públicos e privados, fundos de investimento e COE
- Reputação no Reclame Aqui: Ótima (8.1/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Isento em quase todas as operações, com exceção de men derivativos
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
BTG Pactual
Outro grande do setor, o BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina.
O BTG Pactual é uma das melhores opções quando falamos em corretoras de valores, pois, além de possuir plataforma e atendimento eficientes, ele conta com grande catálogo de produtos de renda fixa e fundos de investimento.
A corretora de valores BTG Pactual disponibiliza relatórios gratuitos para os traders e também sobre economia e política; aplicativo BTG Trader gratuito e material diversificado para quem investe com a empresa.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, plataformas gratuitas, simuladores e diversas opções de investimentos.
- Principais produtos: Renda fixa, fundos de investimento, renda variável e Tesouro Direto
- Reputação no Reclame Aqui: O BTG Pactual tem o selo RA1000, destinado às empresas que têm excelente nível de atendimento e resolução dos problemas. Sua nota atual é de 8,6/10, a segunda melhor entre todas as corretoras listadas
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: grátis
- Taxa de corretagem: Corretagem regressiva (exceto FIIs), de R$4,50 a R$0,25
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Inter Invest
O Banco Inter também se faz presente no setor de investimento, oferecendo serviços de corretagem através da sua corretora de valores, a Inter Invest.
O banco digital conta com uma plataforma completa de serviços financeiros e corretora de valores.
Como grande diferencial, o Inter disponibiliza uma área de investimentos no exterior diretamente no seu aplicativo, por meio da plataforma APEX.
Dessa forma, é uma opção abrangente para quem quer manter tudo em um lugar só: carteira de investimento, conta corrente e cartão de crédito em um único app.
- Serviços oferecidos: Plataformas gratuitas, investimento no exterior via app, diversas opções de investimentos e possibilidade de ter carteira de investimentos, conta corrente e cartões de crédito geridos em um único app
- Principais produtos: Renda fixa, fundos de investimento, renda variável e Tesouro Direto
- Reputação no Reclame Aqui: Ótima (8/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Mercado futuro: RLP ativa; RLP inativa, R$0,70 e o restante é gratuito
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Clear
Fundada no ano de 2012 e adquirida pela XP Inc. em 2014, a corretora Clear tem a proposta de oferecer ferramentas de negociação inovadoras mantendo bons preços.
A Clear é uma das melhores opções para quem gosta de operar no modelo Day Trade.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, recomendações e plataformas de análise técnica gratuita.
- Principais produtos: Bolsa de valores e títulos públicos
- Reputação no Reclame Aqui: Com uma das melhores notas entre as corretoras listadas (8.8/10), a Clear tem o selo RA1000, conferido pelo Reclame Aqui às empresas com melhor nível de respostas e resolução de problemas no site
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Grátis para todas as operações
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Modalmais
Corretora de valores do Banco Modal, a Modalmais oferece serviços de corretagem voltados aos investidores que buscam por investimentos de baixo risco, além de ter opções interessantes também para traders mais experientes.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional e informativo, plataformas de análise técnica gratuita e boas opções de investimentos.
- Principais produtos: Renda fixa, fundos de investimento, renda variável e Tesouro Direto
- Reputação no Reclame Aqui: Uma das maiores notas entre as corretoras listadas com a nota 8,8/10, Modalmais tem o selo RA1000 dado pelo Reclame Aqui para melhores empresas nas respostas e resolução dos problemas dos clientes
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Corretagem de R$1,99 (exceto FIIs) no plano grátis
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Avenue
A corretora do Avenue Banking é ideal para quem quer começar a investir no exterior. Além dos serviços de corretagem internacional, o Avenue oferece uma conta global em dólar e cartão de débito internacional.
A Avenue é uma das corretoras mais completas dos EUA, além de oferecer outros serviços ou interessantes conjuntamente.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, ferramentas de análise, recomendações e cartão de débito internacional
- Principais produtos: Bolsa de valores, faculdade para investimentos internacionais
- Reputação no Reclame Aqui: Melhor nota entre todas da lista, a corretora do Avenue Banking tem nota 9,2 no Reclame Aqui. Tendo com honras o selo RA1000 oferecido pelo site às empresas com melhor taxa de resposta e resolução de problemas
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Abertura gratuita e opções de contas pagas e gratuitas
- Taxa de corretagem: Isenção de taxas em todas as operações (a depender do plano)
Guide
A Guide Investimentos é uma corretora pertencente ao grupo Fosun, um conglomerado chinês que funciona como uma holding de excelentes empresas de investimento.
Visando auxiliar seus clientes de forma mais direta, a Guide implementou o modelo de assessoria personalizada e já conta com assessores-guias em mais de 40 cidades espalhadas pelo Brasil. Além disso, ela oferece mais de 450 ativos financeiros em sua plataforma.
- Serviços oferecidos: Assessoria personalizada com opção presencial, conteúdo educacional, plataformas e simuladores
- Principais produtos: Bolsa de valores, títulos públicos e privados, fundos de investimento, COE, previdência privada e seguro de vida
- Reputação no Reclame Aqui: Ótima (8,5/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Corretagem 0,1% sobre o valor da ordem nas operações em bolsa (com exceção dos FIIs que são taxa zero)
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Órama
Premiada como a melhor corretora do Brasil nos anos de 2018 e 2019, a Órama, conta com ótimo atendimento ao cliente e muitas boas opções para quem quer começar a investir.
Recentemente, a empresa seguiu a concorrência e também zerou suas taxas de corretagem, visando atrair mais os pequenos investidores e investidores iniciantes.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional e assessoria personalizada
- Principais produtos: Bolsa de valores, títulos públicos e privados, fundos de investimento, COE e previdência privada
- Reputação no Reclame Aqui: Tem o selo RA1000 conferido pelo Reclame Aqui para melhores empresas nas respostas e resolução dos problemas dos clientes. Lidera, ao lado da Modalmais, com a excelente nota 8,8/10
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Isento em todas as operações oferecidas pela corretora
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Ágora Investimentos
Prestes a completar 30 anos de história, a Ágora surgiu em 1993 e foi a primeira corretora de valores do Brasil a oferecer a plataforma do Home Broker para seus clientes.
Com experiência no ramo e reconhecimento, a Ágora Investimentos é a corretora oficial do Bradesco, oferecendo produtos com a salvaguarda de um grande banco.
- Serviços oferecidos: Conteúdo educacional, ferramentas de negociação e de análise, recomendações e soluções para empresas
- Principais produtos: Bolsa de valores, títulos públicos e privados, fundos de investimento, COE e previdência privada
- Reputação no Reclame Aqui: Boa (7.2/10)
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: Corretagem de R$4,50 no swing trade e R$2,50 no day trade
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Íon Itaú
Corretora de valores do banco Itaú, o aplicativo Íon Itaú foi lançado em 2021 como o novo serviço de corretagem do banco.
A plataforma de investimentos do banco veio para substituir a Itaú Corretora, antigo serviço da instituição. O Íon Itaú traz mais vantagens, tecnologia e opções de investimentos aos seus clientes.
- Serviços oferecidos: Conteúdos exclusivos, unificação de contas de outras corretoras e bancos, recomendações
- Principais produtos: Mais de 1.500 produtos financeiros, entre fundos, títulos, entre outros
- Taxas e custos:
- Abertura e manutenção da conta: Grátis
- Taxa de corretagem: No caso das ações, opções, ETFs e BDRs, você pagará R$4,90 por ordem e R$2,90 no day trade, enquanto é isento em fundos imobiliários e renda fixa.
- Taxa de custódia: 0,2% ao ano
Qual a melhor corretora de valores para iniciantes?
Existem várias opções interessantes de corretoras para investidores iniciantes. Tem plataformas intuitivas, grande quantidade de conteúdo educacional, bom suporte, opções diversas de investimentos de baixo risco e diversificação é importante para quem vai começar a buscar lucros investindo.
Por estes e outros motivos, as corretoras de valores Nu Investe, Toro Investimentos e Rico Investimentos são ideais para quem está começando ou pretende começar a investir seu dinheiro.
São excelentes portas de entradas para o mundo dos investimentos de forma descomplicada e com ferramentas e profissionais que irão te auxiliar.
Vale a pena investir via corretora de valores?
A resposta para essa pergunta é muito fácil: vale sim a pena investir através de boas corretoras de seguros, como as que vimos ao longo do texto.
Através delas, você terá melhor base e suporte para conseguir alocar seu dinheiro de forma segura e simples em produtos interessantes.
Além disso, em muitos casos utilizar corretoras de valores para investir é a única opção, pois a negociação dos ativos muitas vezes só ocorre por meio da corretora.
Escolhendo a empresa certa e investindo de maneira consciente, você vai tirar bom proveito dos serviços oferecidos pelas corretoras.
Abaixo, vamos elencar as principais vantagens de se utilizar o serviço de corretoras de valores para realização de investimentos. Confira!
Vantagens
- Mais opções e melhor rentabilidade ao investir com corretoras em relação ao bancos
- Possibilidade de utilização de plataformas completas de análise de mercado
- Auxílio personalizado para os seus investimentos serem realizados de maneira mais segura
- As corretoras estão focadas nos investimentos e há nelas uma grande variedade de opções
- As corretoras frequentemente oferecem sugestões de carteiras de investimento completas para cada perfil, pensando não só na sua rentabilidade, mas, também, facilitando para os novos investidores
- Taxas menores que as cobradas pelos bancos
Conclusão
Agora que você já conhece melhor a forma como as corretoras de valores funcionam e que trouxemos várias ótimas opções delas, o que você está esperando para abrir sua conta em uma delas e montar sua carteira de investimentos?
Com tantos tipos de investimentos, você não precisa ter muito dinheiro para começar a ter rendimento e planejar o seu futuro.
Há produtos destinados para todos os tipos de investidores, desde os mais conservadores, que buscam investimentos de baixo risco para aposentadoria, planos futuros ou reserva de emergência, aos mais arrojados, que buscam produtos que podem possibilitar maior lucro.
Independente do seu perfil, há corretoras e modelos de investimentos ideais para seus planos. Não deixe mais seu dinheiro parado e comece a fazê-lo rendo.
E você já sabe, para ficar por dentro de dicas sobre o investimentos, finanças pessoais, crédito e as melhores promoções e ofertas, fique atento aos nossos textos aqui no Portal Finança!