Buscando Cartão
0%Você tem o costume de fazer compras em sites e apps internacionais com seu cartão, como na Shopee, Shein e AliExpress? Bom, então saiba que temos uma boa notícia: a alíquota do IOF no cartão de crédito e débito será reduzida!
É isso mesmo! Agora, ao fazer compras internacionais ou sacar dinheiro com seu cartão de crédito ou débito no exterior, a taxa será do IOF será de 5,38% (era de 6,38%).
Gostou dessa economia? Pois saiba que até 2028 essa taxa vai ser totalmente zerada nas operações financeiras internacionais. Continue a leitura e saiba tudo sobre, inclusive cartões que não cobram IOF!
O que é o IOF?
O Imposto sobre Operações Financeiras, conhecido como IOF, é um imposto federal aplicado sobre diversos tipos de transações que fazemos diariamente com nosso dinheiro, inclusive dentro do Brasil, como os juros do cheque especial, financiamentos, seguros de automóveis e faturas atrasadas do cartão.
Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas que realizam operações de crédito, como empréstimos, câmbio e seguros, ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários.
Uma das formas mais conhecidas de cobrança de IOF é quando utilizamos nossos cartões no exterior, onde além do pagamento com a conversão da moeda (BRL para USD, por exemplo), costuma vir na fatura a taxa extra do IOF.
Quanto é cobrado de IOF no cartão?
O valor extra do IOF cobrado no uso do cartão de débito ou crédito varia de acordo com a operação financeira. Confira exemplos abaixo:
- Remessas internacionais para investimentos: 0,38%
- Remessas internacionais para conta banking: 1,1%
- Compra de moeda em espécie: 1,1%
- Transações no exterior com cartão de crédito, débito e pré-pago: 5,38%
Nova alíquota do IOF no cartão
Para quem usa o cartão de crédito em compras em sites e aplicativos internacionais a alíquota do IOF foi reduzida.
Em vigor desde o dia 2 de janeiro de 2023, o IOF no cartão de crédito diminuiu de 6,38% para 5,38%.
Inclusive, vai baixar ainda mais nos próximos anos, pois até 2028 o imposto será zerado, seja no uso do cartão de débito, crédito ou pré-pago.
Essa foi uma meta estabelecida pelo Governo Federal em 2022, que anunciou a publicação de um decreto para reduzir as alíquotas de IOF que incidem nas operações de câmbios relativas à transferência de dinheiro para o exterior e também sobre os saques internacionais.
A extinção do IOF sobre as operações cambiais é uma das exigências da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para o Brasil integrar a organização.
Dessa forma, a redução da alíquota do IOF será gradual, até 2029 estar zerada, confira:
- 2023: 6,38% para 5,38%
- 2024: 5,38% para 4,38%
- 2025: 4,38% para 3,38%
- 2026: 3,38% para 2,38%
- 2027: 2,38% para 1,38%
- 2028: 1,38% para 0%
Vale a pena usar o cartão no exterior com o IOF reduzido?
Com a redução na alíquota do IOF nos pagamentos internacionais, fica menos caro utilizar seu cartão de crédito no exterior.
Porém, mesmo com a diminuição de 1%, uma taxa de 5,38% ainda é bastante expressiva, não compensando em compras e saques de valores altos.
A dica é sempre comparar preços, ou seja, ao comprar em sites e apps internacionais, ver se não compensa comprar no Brasil mesmo.
Além disso, para quem vai viajar para o exterior e vai precisar de dinheiro, recomendamos abrir contas digitais globais.
Normalmente, as contas globais em dólar possuem menores taxas que usar o cartão emitido no Brasil, mesmo que esse tenha uma bandeira internacional, como Mastercard e Visa.
Mas, para melhorar ainda mais e se ver livre dessa taxa, confira a seguir quais são os bancos que oferecem cartões com spread bancário zero:
- Sicoob
- Unicred
- Uniprime
- Cresol
- Banese
- Itaú (somente os cartões PDA – Pão de Açúcar e cartão Ipiranga)