Carregando

0%

O brasileiro conhece muito bem o INSS. Esse é um órgão que desempenha função essencial para muitos, oferecendo recursos previdenciários, aposentadoria e até alguns auxílios no momento em que o trabalhador mais precisa. Mas, você sabe o que é o código 203 do INSS?

Ele aparece para algumas pessoas no momento de acessar o extrato de seu pagamento. Na maior parte dos casos, esses códigos que aparecem significa algum tipo de desconto e por isso é tão importante entender a função do código 203 do INSS. Então, confira mais a seguir!

O que é o código 203 do INSS?

Ninguém gosta de ter descontos no pagamento, não é mesmo? Porém, em alguns casos eles são fundamentais e devem acontecer com certa frequência.

O código 203 do INSS é um dos maiores exemplos disso, visto que ele diz respeito a débitos que você pode ter e que estão sendo descontados em folha.

Pode ser por pagamentos indevidos por parte do INSS ou ainda por algum valor acumulativo. Geralmente, ocorrem em situação de pensão alimentícia, dúvidas com bancos e afins.

Um empréstimo consignado, por exemplo, pode retirar dinheiro direto do seu benefício. Ou seja, você já recebe o seu pagamento com desconto e assim a instituição não fica com o risco de perder dinheiro também.

No entanto, caso visualize esse código na sua folha de pagamento é trivial que verifique se o desconto está autorizado, porque pode acontecer o erro no sistema e o desconto ser autorizado sem que você saiba.

Caso tenha algum problema em reconhecer esse débito, a recomendação é que busque orientação de profissionais. Também pode ir até alguma agência do INSS para tirar as suas dúvidas e resolver a questão.

Como funciona o desconto de consignação INSS?

Você pode pensar nesse desconto como uma maneira simples de garantir que o beneficiário cumpra com seus papeis enquanto é protegido.

Se precisa pagar um empréstimo, nada mais justo que o valor entre na conta do banco quando receber, certo? O empréstimo consignado é criado exatamente para isso, diferente de outras modalidades.

Pagar dessa maneira também garante que não vão ocorrer juros na sua dívida e poderá aproveitar ao máximo o seu dinheiro ao longo dos meses.

Há regras também sobre a margem consignável, que precisa ser de no máximo 45% do valor do seu benefício. Aquela pessoa que recebe algum valor pelo INSS, portanto, não pode comprometer mais que isso em empréstimos.

Por outro lado, também é uma forma de garantir que os bancos não vão cobrar mais do que isso. Se o valor ultrapassar os 45% do seu salário, o beneficiário pode solicitar a correção, tendo em vista que está indo contra a lei.

Motivos comuns do desconto do consignado do INSS

Os motivos mais comuns são com certezas ligados a empréstimos. A contratação de crédito consignado é o que mais acontece, visto que é uma maneira de conseguir um dinheiro extra sem pagar muitos juros, mas é fundamental entender que cedo ou tarde a conta chega para você pagar.

Além disso, há débitos judiciais, pensões alimentícias, mensalidades associativas e valores recebidos de forma indevida.

Nesse último caso, se gastou o valor que recebeu de forma indevida acabará tendo que pagar com seu próximo salário.

Quando situações assim acontecem é muito importante que comunique ao INSS. Caso não consiga fazer isso de imediato, a opção é deixar o dinheiro guardado em sua conta para caso ocorra um débito sobre esse valor recebido.

Não vão existir juros sobre eles, então o mesmo valor que recebeu a mais é o que deve pagar. Preste muita atenção nisso!

No geral, esses são os motivos mais comuns. Claro que podem acontecer outras situações mais específicas, entretanto todas elas são facilmente explicadas caso entre em contato com o órgão

Outros códigos de desconto do INSS

Além do código 203 do INSS, há outros que podem ser referentes a descontos e que você precisa prestar atenção. O código 905, por exemplo, está ligado a valores pagos a mais para você pela previdência, geralmente por conta de algum engano.

Um exemplo disso é quando o INSS paga 2 vezes o valor do seu benefício. No futuro ele pode descontar o valor para reaver e nesse caso o código utilizado será o 905. Tenha bastante atenção nisso porque pode comprometer bastante a sua renda

Também há o código 912 que é utilizado no caso de reajuste de seu benefício. Porém, nesse caso o próprio INSS deve alertar o beneficiário sobre essa alteração.

Essa é a forma de garantir que ele saberá exatamente dos valores a mais ou a menos que devem cair na sua conta!