Carregando

0%

No balanço geral, o ano de 2022 foi desafiador para quem investe em criptomoedas, uma vez que a cotação das principais moedas digitais oscilou bastante. Mas, e quanto ao futuro? Você sabe quais são as expectativas para mercado cripto em 2023?

Bom, após o colapso da FTX e a quebra do Signature Bank é de se esperar grandes reviravoltas no mundo dos criptoativos.

Por isso, se você negocia criptomoedas ou está pretendendo começar, siga atento neste guia especial, pois reunimos informações de diversos especialistas no assunto para tentar entender (e prever) como o mercado vai se comportar este ano! Aproveite!

Qual é a tendência do mercado cripto em 2023?

As criptomoedas são ativos 100% digitais, onde seu maior diferencial (e talvez o grande sucesso de sua alta cotação) é que são moedas descentralizadas, ou seja, os governos federais não as regulam, diferente do que acontece com as moedas físicas, como o Dólar, Euro e Real, por exemplo.

Por conta dessa dinâmica, as criptomoedas começaram a ganhar cada vez mais espaço no mercado mundial, conquistando milhões de investidores.

Mas, por serem ativos da renda variável, qualquer oscilação do mercado pode impactar em seu preço, seja uma suba histórica e repentina ou até mesmo a quebra e falência da moeda digital, tudo em questão de horas.

Conforme já relatamos aqui no Portal Finança, o preço do Bitcoin despencou em 2022, tanto por influência do mercado internacional quanto por conta do “Inverno cripto”.

E como sabemos, o Bitcoin (BTC) é a principal criptomoeda do mundo, sendo ela um parâmetro para regular o preço das demais.

Então, em 2022 podemos dizer que não foi um bom ano para o investidor de criptomoedas. Mas, e quanto a 2023? Quais são as projeções do mercado cripto?

Em 2023 é preciso ainda mais atenção e cautela ao investir em moedas digitais, pois será um ano de grandes lucros e prejuízos. Confira!

Perspectivas positivas para o mercado cripto em 2023

Há um cenário otimista para o mercado de criptomoedas em 2023, onde muitos especialistas acreditam que os últimos acontecimentos no mercado americano irá influenciar positivamente no preço das principais cripto.

Como sabemos, recentemente, o governo dos Estados Unidos decretou falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, sendo uma das maiores quebras do sistema americano.

A quebra do Signature Bank é vista por muitos especialistas como um gatilho para investir em criptomoedas.

Muitos acreditam que o preço do Bitcoin em 2023 feche em mais de 250 mil dólares, o que seria uma cotação histórica.

Isso porque com a falência de grandes instituições, a tendência é que o dólar desvalorize, ou seja, os grandes investidores irão pôr seu dinheiro em outros ativos, sendo as criptomoedas boas opções, afinal, o preço para comprar está barato e deixar na carteira em outros investimentos não está compensando.

Confira a seguir a cotação do Bitcoin nos últimos dias, após o anúncio da quebra do SVB e SB!

Além disso, muitos especialistas acreditam que o próximo halving (pico) da criptomoeda aconteça em 2024, ou seja, como o BTC já atingiu baixas cotações, a tendência é começar a aumentar.

Perspectivas negativas para o mercado cripto em 2023

No final de novembro de 2022 foi anunciada a quebra da FTX, uma das principais exchanges (corretoras de criptomoedas) do mundo.

O colapso financeiro da FTX gerou perdas milionárias aos investidores de criptoativos, o que acabou impactando diretamente no mercado.

Tanto os grandes quanto os pequenos investidores de criptomoedas viram do dia para a noite o preço de seus ativos despencarem.

Dessa forma, com o preço das criptomoedas desvalorizando cada dia mais, gerado devido à insegurança causada pela má gestão da FTX, os investidores começaram a se desfazer de seus ativos.

E, como sabemos, o mercado funciona na lei da oferta e demanda, ou seja, a partir do momento que se tem um efeito manada, onde milhões de investidores começaram a vender suas moedas digitais, as mesmas perdem ainda mais valor no mercado.

Para ter uma ideia, no pico da crise, cerca de 2 trilhões de dólares foram negociados em criptomoedas, ou seja, investidores vendendo seus ativos.

Com isso, a cotação do Bitcoin, Ethereum e outros tokens chegou a cair cerca de 80% em 2022, sendo considerado um dos piores anos para o mercado cripto.

O problema se intensificou ainda mais em decorrência da falta de credibilidade em corretoras e instituições financeiras especializadas em negociar criptomoedas, uma vez que o mercado ficou receoso que outras empresas também pudessem vir a decretar falência.

E este é um cenário que ainda enfrentamos! Confira a seguir um comparativo do preço do BTC no último ano!

Segundo projeções do banco Standard Chartere, pode ser que o Bitcoin feche 2023 valendo menos de 5 mil dólares.

Para os especialistas, além da fuga de investimentos em ativos considerados arriscados, acredita-se que a alta taxa de juros dos EUA também vai fazer o preço das criptomoedas baixar.

Isso porque a tendência é que os investidores vendam criptoativos em momentos de crise, considerando que apenas segurar a moeda não pagará mais que os juros.

Então, só nos resta aguardar e analisar como vai se comportar o mercado cripto em 2023, pois pode dar muito bom ou muito ruim!