Buscando Empréstimo

0%

Solicitar um empréstimo garante para você um alívio financeiro momentâneo, porém com tempo isso pode virar uma verdadeira dor de cabeça. Há diferentes tipos de empréstimos no mercado, que precisam ser avaliados antes da sua contratação.

Lembre-se que escolher um produto financeiro como esse é ir além do valor oferecido. Taxas de juros, prazo para pagamentos e até a forma de pagamento são fatores relevantes na hora de decidir.

Por isso, hoje você poderá conhecer um pouco mais sobre os tipos de empréstimos e como lidar com eles, para que solicite exatamente aquela opção que se encaixa melhor nas suas necessidades e bolso. Vamos conferir?!

Quais são os principais tipos de empréstimo no Brasil?

vários bancos oferecendo empréstimos o tempo todo, porém nem todos são realmente recomendados, devido as condições de pagamento, que podem não ser favoráveis.

Além disso, o que faz uma grande diferença também é o tipo de crédito oferecido, pois não basta apenas atender a sua demanda.

Há pelo menos 7 tipos de empréstimos presentes no mercado hoje. Cada um conta com uma característica específica que pode ser bem aproveitada. Por isso, a seguir vamos descobrir mais sobre cada um deles!

Empréstimo pessoal

Dentre os tipos de empréstimos presentes no mercado, esse é o mais chamativo para qualquer pessoa, visto que não há nenhuma restrição com relação a ele.

Isso significa que você, pessoa física, pode ir até um banco e solicitar um empréstimo pessoal agora mesmo! Você não precisa levar nenhuma garantia e mesmo assim o valor fica disponível rapidamente.

Contudo, o ponto negativo é uma taxa de juros acima da média. Em muitos casos, por conta disso, não vale a pena solicitar o empréstimo oessoal, pois as chances de você “sujar o seu nome” são grandes.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem uma proposta um pouco diferente do pessoal. Ele é oferecido para pessoas que são beneficiárias do INSS ou funcionários públicos.

Com o salário ou benefício em garantia, o banco consegue retirar o valor das parcelas direto na fonte. É mais segurança para eles e menores taxas de juros para você.

Então, para quem se encaixa no público consignado e tem margem consignável disponível, é a opção mais vantajosa da nossa lista.

O período para parcelamento é bem maior também. No entanto, é preciso conferir com atenção os limites, pois esses podem ser completamente diferentes de instituição para instituição.

Empréstimo com garantia

Fácil de conseguir, com uma taxa de juros pequena e um período para pagamento enorme. Esse é um dos tipos de empréstimo que qualquer pessoa gostaria de ter, mas ele conta com uma regra.

Ao tentar contratar você precisa oferecer uma garantia de pagamento. Esse pode ser um carro, moto, casa, celular ou ainda investimentos.

De toda forma, é uma maneira do banco saber que receberá todo o valor de volta e por conta disso as condições de pagamento se tornam melhores.

Empréstimo com FGTS

O empréstimo com FGTS segue a mesma lógica do empréstimo com garantia. Nesse caso, você não está exatamente ganhando um valor, está mais próximo de uma antecipação.

O banco vai oferecer seu saque-aniversário do FGTS adiantado, e você pode pagar depois, como se fosse um empréstimo. 

Por isso, nesse caso as taxas de juros são tão pequenas, já que é na verdade um processo de adiantamento.

Ele é ótimo porque está disponível para todos, basta que tenha dinheiro no seu Fundo de Garantia para solicitar em algum banco.

Empréstimo com Imposto de Renda

Se você vai receber a restituição do Imposto de Renda, mas precisa de dinheiro agora, esse é um dos tipos de empréstimo mais adequado para você. Ele garante ótimas taxas e o valor é debitado diretamente da sua restituição.

Assim, bancos como a Caixa Econômica Federal conseguem oferecer ele. Seguro, prático e sem chances de você ter seu nome sujo por conta deles. A solicitação é bem rápida também!

Dentre os empréstimos que precisam de uma garantia, esse é realmente chamativo. Claro, somente pode ser solicitado uma vez por ano, mas já é uma grande ajuda para quem precisa de forma imediata.

Empréstimo do cheque especial

Dentre os tipos de empréstimos, talvez o mais complicado. Isso porque o acesso a ele é muito fácil, mas você pode entrar em uma dívida sem nem perceber.

Isso porque ele fica na sua conta para você utilizar quando precisar. É quase uma “extensão” do valor que você tem na conta. Assim, quando o seu dinheiro acaba, qualquer compra já é feita com o cheque especial.

O que torna tudo ainda pior é que a taxa de juros é muito acima da média. Com toda certeza pode prejudicar alguém que não foi alertado sobre seu uso. Tenha o máximo de atenção possível!

Empréstimo com cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser utilizado para conseguir empréstimo, hoje mais do que nunca. Hoje os bancos já permitem até que faça Pix a partir deles, porém com uma taxa de juros extra, é claro assim como acontece com outros tipos de empréstimos.

O empréstimo com cartão de crédito é feito para o público que precisa de dinheiro com urgência. Dessa forma, a empresa que você contratar transforma seu limite em dinheiro na conta.

Você, entretanto, vai precisar ter uma atenção extra. Apesar de muito eficiente, utilizar o limite do seu cartão para as transações vai fazer com que sua fatura chegue um pouco mais cara do que deveria!