Carregando

0%

O Rio Grande do Sul está passando por um momento difícil e por conta disso, o governo federal e estadual já estão tomando algumas medidas para diminuir os prejuízos. Uma das iniciativas em questão é o Pix SOS RS.

Trata-se de um auxílio em dinheiro que será repassado a algumas pessoas prejudicadas pelas enchentes e fortes eventos climáticos no sul do país.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre o Pix SOS RS, como valores, quando vai ser pago, quem tem direito e como se cadastrar, continue conosco! Neste guia vamos conferir as regras e quando será pago para as famílias! 

O que é o Pix SOS RS?

Essa é uma proposta do governo que tem como principal objetivo ajudar às famílias de baixa renda que tiveram suas casas alagadas ou destruídas com as chuvas no Rio Grande do Sul.

O Pix SOS RS foi anunciado pelo governador do estado, Eduardo Leite, nesta segunda-feira, dia 13, e será um valor financeiro de ajuda.

Para essas famílias, será depositado um valor específico em sua conta bancária, para que consigam ter condições financeiras para se manter durante esse mês, pelo menos. 

Vale lembrar que esse benefício não interfere em outros que já recebe, como o Bolsa Família. Ou seja, a pessoa pode receber os dois ao mesmo tempo.

O governador também deixou claro em entrevista que esse é o valor dos Pix’s arrecadados para a região. Eles são frutos de doações e não são direcionados ao governo, mas a uma entidade privada do Rio Grande do Sul.

Qual o valor do Pix SOS RS?

A comissão que gerencia os valores afirma que vão ser destinados R$2.000,00 por família afetada, pelo menos em uma proposta inicial. 

Caso sobre dinheiro em caixa após essa distribuição inicial, o comitê gestor irá fazer uma nova remessa de valores. Serão beneficiadas, em média, 45 mil famílias gaúchas.

Segundo as informações mais recentes, o total de arrecadação com as doações chegou a 100 milhões de reais. Sem considerar também outras “vaquinhas” que foram abertas para ajudar grupos específicos.

Também foram feitas doações de roupas e itens que algumas pessoas não utilizam. Tendo em vista que aqueles que sofreram com a tragédia, em sua grande maioria, perderam tudo que havia em suas residências.

Quando vai ser pago o Pix SOS?

O pagamento acontecerá 24 horas após a inscrição da pessoa no programa. Então, a Caixa irá oferecer um cartão de débito pré-pago (cartão SOS Rio Grande do Sul). 

Mas não se preocupe, esse valor pode ser sacado a qualquer momento, assim como poderá realizar transferências bancárias.

Todos os pagamentos devem começar ainda no mês de maio e diversos municípios vão receber os valores após o cadastramento físico. 

Porém, há também uma plataforma virtual que será disponibilizada, garantindo maior agilidade no processo.

A partir do momento que o processo de inscrição começar, todos aqueles que forem até os locais terão suas informações comparadas com os dados que a Receita Federal já possui de você. 

Quem tem direito ao auxílio no Pix do RS?

Para conseguir o valor do Pix SOS RS é fundamental seguir alguns critérios. Como mencionado, apenas aquelas pessoas com uma renda abaixo de um certo valor terão direito ao benefício.

Já são mais de 45 mil famílias que devem receber o cartão de débito pré-pago nos próximos dias e elas devem seguir os critérios abaixo:

  • Estarem desalojados ou desabrigadas por conta das consequências climáticas dos últimos dias;
  • Ter seu nome inscrito no CadÚnico ou no CAF; 
  • Não podem ter sido contempladas pelo programa Volta por Cima, que já destina certo valor para pessoas do RS;
  • Ter uma renda familiar máxima de 3 salários mínimos.

Seguindo essas diretrizes, o recebimento será mais fácil. Essa é uma forma de ajudar aqueles que mais precisam nesse momento.

Como receber o SOS Pix?

Como mencionado acima, se você se enquadra nos critérios de renda e de residência citados, apenas precisa realizar seu cadastro. Haverá processos assim em diversos municípios, então, será fácil encontrar agentes.

Caso queira algo mais simples, o uso do aplicativo é recomendado. Entretanto, ele ainda não foi disponibilizado pelo governo, que pretende fazer isso nos próximos dias

Depois disso, basta esperar para que seja avaliado seus dados e em aproximadamente 24 horas o valor estará disponível em sua conta, pronto para ser utilizado. Relembrando que isso não interfere em outros benefícios que já receba.

Pix SOS RS: ajudando na hora certa!

O Pix SOS RS é uma fonte de ajuda importante para o povo do Rio Grande do Sul. Apesar de R$2.000,00 não resolverem tudo, com certeza faz uma enorme diferença para aqueles que perderam tudo e ainda não conseguem se reorganizar.

O responsável pela família logo terá acesso ao cartão do SOS Rio Grande do Sul, e isso pode ser o começo para uma mudança na situação. 

Existe uma certa pressa no governo para pagamento dos valores, tendo em vista a atual situação das pessoas que perderam tudo. Se está dentro das regras, se prepare para receber!