Cargando

0%

O Programa Volta Por Cima é um auxílio financeiro que beneficia famílias brasileiras afetadas por eventos climáticos desastrosos. O benefício está sendo cedido para quem mora no Rio Grande do Sul, para as famílias atingidas pelas enchentes.

Quer saber se você tem direito a receber o valor do Volta Por Cima? É muito simples e rápido, basta fazer a consulta pelo número do CPF. Continue conosco que vamos te dar mais detalhes sobre quem pode solicitar, calendário de pagamento e onde fazer a consulta online!

O que é o Programa Volta Por Cima?

Volta por Cima é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que visa oferecer auxílio financeiro às famílias vítimas de eventos climáticos adversos, como chuvas intensas, enchentes e ciclones extratropicais. 

O programa foi criado pela Lei 15.977 em 2023, o qual está regulamentado por decretos específicos, que definem os critérios de elegibilidade, o valor do benefício e as formas de pagamento.

Qual o valor do benefício Volta Por Cima?

O programa está na sua quinta edição, o qual começou um novo lote de pagamentos, para ajudar as vítimas da enchente no RS do último mês de abril.

Mas, qual o valor do benefício? É pago por parcelas ou é um valor único integral? Bom, atualmente, é pago um valor variável.

As famílias que ficaram desabrigadas (perderam a casa) ou desalojadas (precisaram sair de casa por conta do risco à vida), irão receber uma parcela única no valor de R$2.500,00.

Em contrapartida, as famílias que foram atingidas pelas enchentes, mas continuam em casa, irão receber uma parcela no valor de R$700.

Quem tem direito ao Programa Volta por Cima?

Este é um auxílio financeiro que visa beneficiar famílias gaúchas que sofreram algum tipo de perda devido a eventos climáticos.

Existem alguns requisitos básicos para que o benefício seja concedido, confira:

  • Estar com o Cadastro Único atualizado, se enquadrando na condição de pobreza ou extrema pobreza;
  • Residir em uma cidade gaúcha em estado de calamidade pública ou situação de emergência;
  • Ter sofrido com os efeitos climáticos da enchente no RS.

Lembrando que este benefício pode ser cumulativo com outros auxílios sociais, ou seja, até quem recebe o Bolsa Família pode ter direito ao Volta Por Cima 2024.

Lembrando que é necessário que o próprio município realize o cadastro das famílias afetadas, através do preenchimento do formulário online pelo serviço de assistência social local.

O governo estadual está frisando que não é necessário procurar o CRAS no momento, pois quem tem direito será procurado em breve, assim que a situação normalizar.

Como é feito o pagamento do Volta Por Cima?

O pagamento é realizado em parcela única, sendo o valor depositado no Cartão Cidadão do responsável pelo núcleo familiar.

Quem não tem o Cartão Cidadão, não precisa se preocupar, pois o governo do Estado irá emitir automaticamente para essas pessoas, podendo retirar nas agências do Banrisul.

Como saber se tenho direito ao Volta Por Cima?

A consulta para ver se você está na lista para receber o valor do Programa Volta Por Cima é bem simples e fácil, tudo pelo CPF e pode ser feita online.

Basicamente, o serviço de assistência social da cidade que irá consultar o CPF do representante familiar no site do Volta Por Cima.

Pronto, em instantes, será possível saber se faz parte da nova edição do programa, que já começou a realizar os pagamentos, a partir do dia 29 de abril.