Carregando

0%

Com a taxa Selic em alta, pode ser bem produtivo você saber como investir em renda fixa, que é um tipo de investimento com retornos predefinidos, ou seja, você sabe quanto dinheiro vai ganhar ao investir em um título de renda fixa.

Os investimentos na renda fixa são uma boa opção para quem busca segurança e estabilidade, pois o valor do seu investimento não está sujeito à volatilidade do mercado, além de contarem com a garantia do FGC.

Por isso, se você está pensando em investir em renda fixa, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você! Confira a seguir tudo o que precisa fazer!

Tutorial de como investir em renda fixa

Elaboramos um passo a passo completo de como investir em renda fixa, desde a escolha do investimento até a abertura da conta em uma corretora de valores. Confira!

1. Entenda os diferentes tipos de investimentos de renda fixa

Antes de começar a investir, é importante entender os diferentes tipos de investimentos de renda fixa. Existem muitos tipos diferentes na renda fixa, cada um com suas próprias características e riscos.

Os principais tipos de investimentos de renda fixa são:

  • Títulos públicos: São títulos públicos emitidos pelo governo federal, considerados os investimentos mais seguros do mercado de renda fixa
  • Títulos privados: São títulos emitidos por empresas privadas, onde são geralmente mais arriscados do que os títulos públicos, mas podem oferecer retornos maiores
  • Fundos de renda fixa: São fundos de investimento que investem em títulos de renda fixa, sendo uma boa opção para quem não quer se preocupar com a escolha dos investimentos

2. Defina seus objetivos e perfil de investidor

Antes de escolher um investimento, é importante definir seus objetivos e perfil de investidor. Seus objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo. Seu perfil de investidor pode ser conservador, moderado ou arrojado.

Se você tem objetivos de curto prazo, precisará escolher um investimento que ofereça liquidez, ou seja, que você possa resgatar facilmente. Já se tem objetivos de médio ou longo prazo, pode escolher um investimento com maior risco, mas que ofereça retornos maiores.

Caso seja um investidor conservador, precisará escolher um investimento com baixo risco. Se você é um investidor moderado, pode escolher um investimento com risco médio. Se você é um investidor arrojado, pode escolher um investimento com alto risco.

3. Faça uma pesquisa sobre os investimentos

Depois de definir seus objetivos e perfil de investidor, é importante fazer uma pesquisa sobre os investimentos que você está considerando. Leia o prospecto do investimento e compare as taxas de juros e outros custos, como se será preciso pagar taxa de corretagem e se tem desconto na declaração do Imposto de Renda, por exemplo.

Faça também uma pesquisa sobre a empresa emissora do investimento. Verifique se a empresa é sólida e se tem boa reputação no mercado.

4. Abra uma conta em uma corretora de valores

Para investir em renda fixa, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. As corretoras de valores são empresas que intermediam a compra e venda de investimentos.

Para abrir uma conta em uma corretora de valores, você precisará fornecer seus dados pessoais e financeiros. Você também precisará depositar dinheiro na sua conta para começar a investir.

5. Faça a compra do investimento

Depois de abrir uma conta em uma corretora de valores, você pode fazer a compra do investimento que você escolheu. Para fazer a compra, você precisará informar à corretora o tipo de investimento, o valor e a data da compra. A corretora irá processar a sua compra e o investimento será creditado na sua conta.

Inclusive, para quem deseja ter mais autonomia, hoje em dia a maioria dos bancos e contas digitais já oferecem opções de investimentos diretamente pelo aplicativo, sem o intermédio de uma corretora.

6. Monitore o seu investimento

Depois de investir, é importante monitorar o seu investimento para ficar atento aos resultados. Você pode acompanhar o desempenho do seu dinheiro no site da corretora ou em sites especializados.

Se você precisar resgatar o seu investimento, basta informar à corretora a data do resgate. A corretora irá creditar o valor do resgate na sua conta.

Dicas para quem vai investir em renda fixa

  • Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, pois é importante diversificar seus investimentos para reduzir o risco
  • Nunca invista dinheiro que você não pode perder, pois mesmo a renda fixa sendo um investimento seguro, ainda assim existe o risco de perda
  • Não se deixe levar por promessas de retornos altos, sempre procure investimentos que ofereçam retornos realistas

Prontinho, agora você pode dizer que sabe como investir em renda fixa, pelo menos tendo uma ideia de como começar.

Ao seguir as dicas mencionadas no conteúdo acima, você pode aumentar as suas chances de sucesso ao investir em renda fixa, tendo a melhor rentabilidade com o menor risco possível!