Carregando

0%

Todo início de ano é o mesmo sufoco para a grande maioria das famílias brasileiras, pois essa é uma época em que as despesas se intensificam no orçamento. Por isso, uma das principais dúvidas é quando pagar à vista ou parcelado o IPVA e IPTU, visto que esses são dois grandes gastos e na maioria das vezes não estão previstos no orçamento familiar.

O pagamento desses impostos obrigatórios no Brasil é fundamental, uma vez que se você não pagar terá o acréscimo de juros e ainda corre o risco de perder seu imóvel ou veículo.

Então, para saber quando vale mais a pena pagar tudo de uma só vez ou parcelar seu IPVA e IPTU, preparamos este guia exclusivo, no qual indicaremos a melhor solução para o seu perfil financeiro! Aproveite!

Quando é melhor pagar à vista ou parcelado o IPVA e IPTU?

Não há uma regra fixa que diga que é mais vantajoso pagar tudo ou parcelar esses impostos, visto que depende do orçamento de cada pessoa e de suas prioridades.

Além disso, é preciso pensar em outros fatores que influenciam na disponibilidade ou não de dinheiro para o pagamento do IPVA e IPTU, como se você está endividado, se tem um cartão de crédito para parcelar, se possui uma reserva financeira, se está empregado, enfim.

Então, levando todo esse conjunto de fatores em conta, vamos mostrar qual a melhor forma de pagamento do IPVA e IPTU para você! Vamos lá?!

Perfis de pagadores

1 – Pessoas endividadas

Quem está com dívidas com certeza não tem dinheiro sobrando e o orçamento está apertado e sendo assim, o parcelamento do IPVA e IPTU pode ser a única solução viável.

Vale ressaltar que estar endividado não é a mesma coisa que negativado. Uma pessoa com dívidas é aquela que tem o orçamento comprometido, isto é, usa seu salário para pagar as parcelas de um empréstimo, a fatura do cartão é alta, tem um financiamento e etc., mas ainda paga suas contas em dia.

Voltando ao assunto, a maioria dos estados brasileiros está possibilitando que o consumidor parcele seu IPVA em até 6x ou no caso de quem tem cartão de crédito, é possível dividir o valor total em até 12x.

Lembrando que este ano o IPVA aumentou e está pesando mais no bolso dos brasileiros, o que reforça ainda mais a ideia de parcelar no caso dos endividados.

No caso do IPTU, vale a mesma regra, ou seja, é possível parcelar em até seis vezes no boleto, dependendo do estado.

Opção para parcelar o IPVA

Uma das melhores maneiras para parcelar o valor do IPVA do seu automóvel via cartão de crédito é através da plataforma Vamos Parcelar.

Esse é um site confiável e seguro que permite que milhões de brasileiros parcelem suas contas de forma mais facilitada.

Com a Vamos Parcelar basta que você crie um cadastro rápido, informe a placa e o Renavam do seu veículo. Assim, basta escolher o IPVA que deseja pagar e o número de parcelas.

Ah, e uma ótima vantagem de usar o Vamos Parcelar é que seus pagamentos podem render cashback e até mesmo milhas aéreas.

2 – Pessoas com as finanças em dia

Quem está com as finanças em dia, ou seja, ganha mais do que gasta, a melhor opção é o pagamento à vista desses impostos.

Entretanto, atenção, só vale a pena pagar à vista se você tiver a quantia disponível, ou seja, não é vantajoso fazer um empréstimo para quitar a dívida, pois com certeza as taxas de juros serão maiores que o desconto oferecido no pagamento à vista.

3 – Pessoas que tem uma reserva financeira

Se você faz parte do time dos planejados e organizados financeiramente, que gastam menos do que ganham e conseguem juntar um dinheiro para investir na poupança ou outra aplicação da renda fixa, então a sua situação financeira é ótima.

Por isso, nesses casos uma excelente hora de usar a sua reserva de emergência é para esses impostos de início de ano, como o IPVA e IPTU.

Assim, o pagamento à vista é o mais indicado, pois além de conseguir um bom desconto, você estará usando seu dinheiro com sabedoria, uma vez, provavelmente, que o rendimento da sua aplicação não vai superar o desconto ganho no pagamento à vista.

Conclusão

Então, agora você já sabe qual é a melhor forma de pagar seu IPVA e IPTU este ano? Lembre-se de que quando o assunto é pagar contas, não existe certo ou errado e sim o que cabe melhor no seu orçamento.

Por isso, avalie o seu perfil financeiro atual e escolha a opção de pagamento que melhor cabe no seu bolso, sem comprometer suas finanças!