Carregando

0%

Está se aproximando o prazo final para fazer a declaração anual do Imposto de Renda, contudo, mais de 15 milhões de brasileiros contribuintes ainda não fizeram a sua. Por isso, preparamos este artigo para explicar o que acontece com quem não declara Imposto de Renda.

São muitos os problemas e as dores de cabeça de quem é obrigado a declarar IR e não o faz, podendo inclusive ficar com o CPF suspenso, ter que pagar multa a Receita Federal e até ser impedido de renovar o passaporte e viajar para fora do Brasil.

Então, para se informar mais sobre o assunto e entender as consequências de não fazer a sua declaração do Imposto de Renda, continue conosco!

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?

A multa não é a única consequência que você pode enfrentar ao atrasar ou deixar de entregar a declaração do seu imposto de renda 2023. Confira!

1 – Multas

As declarações do Imposto de Renda devem ser enviadas até o dia 31 de maio no programa da Receita Federal e quem precisa declarar e não fizer, pode pesar no bolso.

De modo geral, a multa por não entrar a declaração obrigatória do IR em dia começa em R$165,74 e pode chegar até 20% do imposto devido, por mês.

Mas, atenção, pois essa multa é aplicada somente a quem tem imposto a pagar, ou seja, quem se enquadra nos critérios da Receita, como os trabalhadores que receberam mais de R$28.559,70 em 2022, por exemplo.

Os contribuintes que não são obrigados a declarar o imposto ficam facultativos a realizar a declaração e nesses casos, não há a incidência de multa.

2 – CPF irregular

Como mencionamos anteriormente, dentre as consequências de o que acontece com quem não declara imposto é ter o CPF suspenso.

A Receita Federal, entendendo que você precisa obrigatoriamente declarar seu imposto anual e não o fez, cadastra seu CPF como irregular e consequentemente a credibilidade do meu nome fica comprometida.

Inclusive, com o CPF suspenso, não é possível solicitar empréstimos, pedir cartão de crédito em bancos, realizar matrículas, emitir ou renovar o passaporte e etc.

3 – Cair na malha fina

A malha fina, como é conhecida a investigação da Receita Federal, serve para encontrar inconsistências nos dados prestados na declaração do Imposto de Renda.

Nesse caso, se você deveria declarar seu imposto anual e não fez, além de pagar a multa, deverá comprovar que não existem irregularidades na sua vida financeira, o que com certeza será cansativo.

4 – Acusação de sonegação fiscal

Além das consequências citadas acima, não declarar o Imposto de Renda pode acarretar em uma investigação detalhada das suas movimentações financeiras.

Consequentemente, se a Receita Federal descobrir que você precisava declarar imposto e não fez, pode ser acusado de sonegação fiscal, que é crime e pode levar a detenção de 6 a 24 meses.

Então, agora que você já sabe o que acontece com quem não declara o Imposto de Renda, fique esperto(a) e não perca o prazo!