Buscando Empréstimo

0%

Em agosto de 2023, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova taxa do consignado, sendo autorizada a redução no limite de juros para empréstimos consignados no Brasil.

Com isso, o novo teto de juros do crédito consignado para os brasileiros passa a ser de 1,91% ao mês, ou seja, 0,6% menor que o antigo limite.

Essa redução é uma boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS, que são os principais públicos do crédito consignado, pois com as taxas mais baixas, os beneficiários podem conseguir empréstimos com menores custos e, consequentemente, pagar menos juros ao final do contrato. Confira mais detalhes abaixo!

Entenda a nova taxa do consignado

A nova taxa do consignado, que entrou em vigor em agosto de 2023, traz uma série de benefícios para aposentados e pensionistas do INSS.

Essa redução na taxa de juros do consignado é uma medida importante para a proteção financeira dos beneficiários do INSS.

Com juros mais baixos, os beneficiários têm mais condições de se planejar financeiramente, podem pagar o empréstimo em menos tempo e assim evitar o endividamento, já que o montante total de juros a ser pago será menor.

Assim, quem solicitar empréstimo consignado do INSS a partir de setembro pagará, no máximo, 1,91% ao mês de juros, o que até então era de 1,97% ao mês.

Quais são os benefícios da nova taxa do consignado?

São muitas as vantagens da nova taxa do consignado, principalmente no bolso, pois com menores juros, as chances de não conseguir pagar e criar dívidas também diminuem. Confira a seguir alguns dos benefícios:

  • Menores custos para os beneficiários do INSS
  • Maior facilidade de acesso ao crédito
  • Possibilidade de pagar o empréstimo em menos tempo
  • Redução do endividamento dos beneficiários

Quais são os cuidados a tomar?

Apesar dos benefícios, os beneficiários do INSS devem tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo consignado, mesmo com as taxas mais baixa, como:

  • Compare as taxas de juros: sempre analises os juros do consignado oferecidos por diferentes instituições financeiras, pois esses podem variar bastante e para garantir economia é essencial comparar as ofertas antes de contratar um empréstimo
  • Analise as condições do contrato: antes de assinar o contrato do empréstimo, verifique o valor das parcelas, prazo de pagamento e as taxas de juros cobradas, inclusive, leia atentamente antes de assinar, para evitar surpresas desagradáveis
  • Não comprometa mais de 30% da renda: mesmo que a sua margem consignável seja de 45%, os especialistas financeiros recomendam que nunca se deve comprometer mais de 30% do beneficio com o pagamento das parcelas do empréstimo, a fim de manter um orçamento equilibrado e evitar o endividamento

Conclusão

A nova taxa do consignado é uma boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS, visto que esses poderão contratar crédito com as taxas mais baixas, sem que o valor das parcelas pese no orçamento.

Contudo, sempre compare as opções disponíveis entre os bancos e financeiras, a fim de obter o melhor custo-benefício possível em seu contrato!

10 EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS FÁCEIS DE APROVAR