Carregando

0%

Lidar com dinheiro nunca é uma tarefa fácil, esteja você com as finanças no vermelho ou em dia. Mas, o estresse pode ser ainda maior se escolhermos os piores bancos do Brasil, concorda?

Por isso, periodicamente o Banco Central do Brasil (BC) realiza um levantamento, para indicar aos consumidores qual é o banco com o maior número de reclamações, ou seja, um alerta de “foge enquanto ainda dá tempo”.

Está precisando abrir uma conta bancária, quer solicitar um cartão de crédito ou quer começar a investir seu dinheiro? Então, veja a seguir quais bancos não são indicados para isso!

O que é a lista do Banco Central com os piores bancos do Brasil?

Ninguém quer ter uma conta em um banco que cobra taxas de juros abusivas, tampouco um cartão de crédito que não cumpre com os benefícios oferecidos…

Além disso, é comum reclamações sobre bancos que vazam dados de seus clientes, especialmente o público do consignado.

Sem contar que com o avanço dos bancos digitais, cada vez mais se tem queixas sobre Pix fora do ar, saldo sumindo do aplicativo, péssimo atendimento para resolver problemas com a conta digital e etc.

É justamente para evitar esse tipo de transtorno que o Banco Central realiza a cada três meses um levantamento para saber quais são os piores bancos do Brasil.

Basicamente, o BC analisa o índice de reclamações registradas entre as instituições financeiras, desde a fintech até o banco mais antigo do país.

Na prática, o índice de insatisfação é calculado da seguinte maneira: total de reclamações registradas dividido pelo número de clientes, multiplicado por um milhão.

Assim, quanto maior o índice de insatisfação registrado, pior a classificação da instituição.

Lista atualizada dos 15 piores bancos do Brasil em 2023

De acordo com o último levantamento feito pelo BC no 4° trimestre de 2022, esse é o ranking dos piores bancos do Brasil!

Como podemos ver, o BTG/Pan é considerado atualmente o pior banco do Brasil, ou seja, não é indicado pelo Banco Central devido ao alto número de reclamações registradas pelos seus clientes.

Na sequência vêm Banco Inter, C6 Bank, PagBank/PagSeguro, sendo mostrado como os piores bancos digitais para os brasileiros.

Já na quinta posição temos o primeiro banco tradicional, o Bradesco, com mais de 100 mil clientes. Em seguida vemos o Santander.

O Nubank surpreendeu, pois mesmo tendo quase o mesmo número de clientes do Banco Santander, apresentou um índice de insatisfação 3x menor.

Quais são as maiores reclamações dos clientes?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é o atendimento ruim e demorado que lidera o ranking de reclamações entre os bancos.

Segundo o Banco Central, dentre os piores bancos do Brasil, as queixas mais recorrentes são:

  • Irregularidades com cartão de crédito (2,9 mil reclamações)
  • Informações inadequadas sobre o crédito consignado (1 mil reclamações)
  • Transações não autorizadas no cartão (521 reclamações)

Bancos e fintechs com boa avaliação pelo Banco Central

Assim como é possível saber qual é o banco que mais registra reclamação no Brasil, dá para ter uma ideia dos que prestam bons serviços, uma vez que não aparecem no índice de insatisfação.

Confira a seguir uma lista de bancos, fintechs e financeiras que não apareceram na “lista negra do Banco Central”:

Então, agora que você já viu quais são os bancos menos bem avaliados, pense nisso antes de abrir sua conta ou solicitar algum produto financeiro, como cartão de débito e crédito, empréstimo, financiamento, seguros e etc!