Cargando
0%Investir é muito importante para você conseguir multiplicar o seu dinheiro. Se puder fazer o dinheiro render de forma segura, melhor ainda, não é mesmo? É exatamente isso que os investimentos de baixo risco proporcionam: aumento de rentabilidade sem que você corra riscos de ter grandes perdas.
Tanto para quem está começando a investir quanto para investidores mais experientes, há muitas opções boas e seguras para você aplicar seus recursos, tendo muito ou pouco dinheiro disponível.
Sabendo disso e pensando em te ajudar, o Portal Finança traz um guia completo com os melhores investimentos de baixo risco que todo mundo pode e deve aproveitar! Vamos conferir?!
O que são investimentos de baixo risco?
São inúmeros os tipos e opções de investimentos disponíveis atualmente, estando muitos deles ao alcance de qualquer pessoa, mesmo as que não têm muito dinheiro sobrando.
Há diferentes níveis de risco em cada tipo de investimento, o que é um fator importante na hora de muitos investidores escolherem onde colocar o seu dinheiro.
Os investimentos de baixo risco, como o nome já sugere, são aqueles em que há praticamente risco zero de perda dos valores alocados, pois a rentabilidade é previsível.
Além disso, há alta probabilidade de que a remuneração prometida seja alcançada ao longo do período em que o dinheiro ficar investido.
Entre os investimentos que são de baixo risco, há aqueles que têm garantias fortes e pouca chance de variação e até mesmo os que você sabe o retorno assim que investe.
É como diz aquele ditado: mais vale o pouco garantido do que o muito incerto, não é mesmo? É mais ou menos essa a dinâmica dos investimentos de baixo risco.
Até mesmo investidores mais arrojados costumam buscar equilibrar a carteira, somando opções que representam baixo risco de perda aos que têm mais chances de ganhos, mas, também, maiores riscos (investimentos da renda variável).
Há também os investidores de perfil mais conservador e aqueles que estão começando, que em ambos os casos costumam buscar papéis com menores riscos.
Entre os principais investimentos de baixo risco, podemos destacar os CDIs, CDBs, títulos públicos, fundos de renda fixa e outros fundos que contam com seguro.
Existe investimento sem risco?
Assim como tudo em nossas vidas, e não é diferente com os investimentos, nada é de fato 100% seguro. Mas, há sim os que têm risco muito baixo, próximo de zero.
Isso acontece pelo modelo de várias destas opções de investimento de baixo risco, levando em conta a solidez das instituições, seguros oferecidos e garantias.
Então, há sim ótimas alternativas para você investir parte dos seus ganhos com chances mínimas de ter surpresas negativas no futuro.
Se você procura primeiramente por segurança e previsibilidade ao investir o seu suado dinheiro, os tipos de investimento mais seguros são a sua praia.
O que torna um investimento seguro?
Ninguém gosta de perder dinheiro e todo mundo quer ganhar mais. E investir (ao lado de empreender) é a melhor forma de fazer seu dinheiro render.
Buscar aumentar o patrimônio e conseguir lucro através do dinheiro que tem disponível é muito importante para nossas vidas no médio e longo prazo.
Para buscar isso de forma segura, racional e linear, investir em produtos financeiros que representam baixo risco é uma ótima solução.
Muitos fatores podem tornar alguns investimentos mais seguros que outros e listamos os principais deles para você ficar atento. Confira!
- Histórico positivo daquele investimento ao longo dos anos
- Segurança garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) ou por instituições sólidas como o Tesouro Nacional
- Alta taxa de previsibilidade dos investimentos
- Segurança de ter todos os valores e porcentagens descritos em contrato formado
- Liquidez que traga maior flexibilidade
- Investimentos fixados em taxas importantes da economia brasileira, como Selic ou IPCA, por exemplo
Como funcionam os rendimentos de baixo risco?
Como vimos de forma introdutória, há vários tipos diferentes de investimentos com pequeno risco oferecidos no mercado atualmente.
O funcionamento deles pode variar bastante, uma vez que o que faz com o que os classificamos em um conjunto é o fato de serem investimentos com baixo risco.
As demais características podem ser bem diferentes entre os diversos produtos financeiros disponibilizados dependendo do tipo para você investir.
Sabendo disso, adiante te mostraremos diversas opções de investimentos seguros, para que você tenha base para optar pelo que melhor te atende!
O que é preciso para começar a investir?
Se você é um iniciante no mundo dos investimentos ou ainda deseja começar, irá perceber que é bem mais simples do que muitos imaginam.
Primeiramente, você deve abrir uma conta em uma corretora de investimento ou em outra instituição financeira, como bancos que oferecem o serviço.
O melhor é que o processo de abertura da conta é bem simples e pode ser realizado 100% online, tudo de maneira rápida e prática.
As corretoras certamente são as melhores opções, justamente por terem os investimentos como foco principal, podendo oferecer aos seus clientes diversas alternativas de produtos financeiros para investir.
Há cada vez mais corretoras no Brasil, desde as independentes até aquelas ligadas à gigantes do mercado financeiro. Busque por aquelas com boas referências.
Leia mais: 6 fatores a avaliar ao escolher a corretora de valores ideal
E o melhor é que você pode experimentar, não precisando ficar preso a uma única instituição, pois é possível de forma simples e rápida abrir contas em mais de uma corretora.
Depois deste primeiro passo, você poderá analisar as opções disponíveis de investimento e colocar seu dinheiro nas que achar melhor.
Qual o valor mínimo para começar?
Em pleno 2023 ainda tem muita gente que acha que precisa ter muito dinheiro ou até mesmo ser rico para fazer investimento.
Isso é uma lenda, pois com um pouquinho de dinheiro você já pode começar a investir, o que permite que você invista de maneira diversificada mesmo com pouca grana.
Muitas pessoas fazem pequenos aportes mensais ou de tempos em tempos, sem haver a necessidade de despender de um grande montante de uma só vez.
Há investimentos disponíveis ao alcance de praticamente todos, possibilitando que você comece a investir com valores baixos, como R$10,00, por exemplo.
Isso é muito importante, pois permite você sentir como funciona o mercado, cada tipo de investimento e vá ganhando confiança para investir valores maiores quando puder.
Evidentemente que você terá maiores ganhos investindo um maior volume de dinheiro, mas nada impede que você comece a montar sua carteira com pouco.
Com dezenas ou poucas centenas de reais você já pode investir em fundos de investimentos diversos, títulos públicos, ações, entre outros investimentos.
Quanto tempo leva para começar a ter retorno?
Existem investimentos de longo, médio, curto e até curtíssimo prazo, permitindo que as pessoas escolham o que mais vale a pena no momento.
Como hoje estamos tratando de investimentos de baixo risco, a maior parte deles é de médio e longo prazo, mas há até os investimentos que rendem diariamente.
Entretanto, normalmente para se ter um retorno maior em investimento de baixo risco, é necessário que o valor seja investido por um tempo maior.
Ainda assim, há opções em que diariamente o seu dinheiro estará rendendo um pouquinho e você poderá acompanhar a evolução direto no site ou no app de onde você investe.
Então, o fator tempo para obter retorno é algo que varia bastante e é uma das coisas a se levar em conta na hora de escolher qual investimento é melhor para você.
O que levar em consideração na hora de fazer um investimento?
Há vários fatores que você deve considerar com cautela na hora de escolher em que, quando, quanto e como você vai investir.
Listaremos abaixo vários desses fatores, mas, o que você precisa ter em mente é o que deseja e precisa investir.
Assim, será bem mais fácil você pesar os pontos positivos e negativos em cada opção disponível e escolher o que melhor combina com sua situação.
Rentabilidade
A rentabilidade é um dos principais fatores que o investidor costuma levar em conta na hora de colocar seu dinheiro.
Isso porque a rentabilidade é o que qualquer investidor busca. Quanto maior a rentabilidade, melhor é o retorno financeiro que você terá.
Investimentos com maiores riscos são os que costumam ter maior chance de render mais, te trazendo mais lucro, enquanto, ao mesmo tempo, têm maior risco de perda.
Os de baixo risco, por sua vez, podem ter rentabilidade atrativa, mas o percentual de ganho sobre o valor investido fatalmente será menor.
É uma regra básica do mercado. O que já está estabelecido, é seguro e tem alta demanda, não costuma render tanto, mas, por outro lado, você não perderá dinheiro.
Por isso falamos que os investimentos de baixo risco são conservadores, sendo muito úteis para quem quer uma segurança maior e um planejamento mais linear do futuro.
Mas mesmo entre os investimentos de baixo risco, há os com maior rentabilidade, que podem te trazer mais ganhos. Por isso é importante pesquisar direitinho.
Liquidez
A liquidez é a velocidade e a facilidade para que ativos quaisquer (títulos, papéis e ações, por exemplo) sejam convertidos em dinheiro para ser sacado.
Então a liquidez irá ditar se você conseguirá sacar o seu dinheiro de forma simples e rápida ou se ele ficará “preso” por um prazo predeterminado.
A escolha do tipo de liquidez dependerá das necessidades, objetivos e planejamento de cada pessoa no momento de realizar seus investimentos.
Se for montar uma reserva de emergência, por exemplo, é importante que haja a possibilidade de você sacar o dinheiro quando quiser.
Por outro lado, se estiver pensando em um plano para o futuro distante, como aposentadoria ou pagar a faculdade dos filhos, por exemplo, pode ser investimento em longo prazo.
A liquidez pode ser diária, mensal ou com prazos pré-estabelecidos, indo de alguns meses e podendo se estender por muitos anos.
Tudo irá depender do que você busca e do investimento escolhido por você, que deve atrelar a liquidez às suas necessidades.
Se você escolher um investimento de baixa liquidez e acabar precisando sacar o dinheiro, você pode ter dificuldades, como não conseguir sacar rapidamente, perder rentabilidade e até pagar multa.
Por isso frisamos a importância de você se planejar e de saber o que está fazendo, principalmente quando for investir valores maiores.
Tipos de investimento de baixo risco
Como adiantamos ao longo do texto, são muitos os tipos de investimentos de baixo risco que você pode desfrutar.
Hoje vamos falar dos principais investimentos de baixo risco, desde a tradicional caderneta de poupança até fundos variados, que podem ser bem rentáveis.
Todos os modelos de investimento que trouxemos contam com alta segurança e a diversificação permite que você possa investir tanto pensando a curto, médio ou longo prazo.
Provavelmente você já conhece alguns deles, mas há outros que certamente serão boas novidades para você que está começando.
A partir disso, tendo acesso a um maior número de opções, você terá base suficiente para optar de maneira inteligente por aqueles que melhor irão atender seus desejos e necessidades.
Então confira a lista a seguir composta por muitas boas opções, deixe de perder tempo e comece logo a fazer o seu dinheiro render!
Poupança
A poupança é extremamente segura, visto que não acontece nenhum problema relacionado há mais de 30 anos, desde o Governo Collor.
Ele foi, com ampla vantagem, a forma mais usada pelos brasileiros para guardar dinheiro buscando obter alguma rentabilidade.
Entretanto, o rendimento da Poupança por vezes até mesmo perde para a inflação real, o que pode fazer seu dinheiro perder valor com o passar dos anos.
Mesmo quando a rentabilidade da poupança fica acima da inflação, a diferença não é grande suficiente para que o ganho compense, se comparado a outros investimentos de pequeno risco.
Com a taxa Selic no maior patamar e se mantendo alta neste começo de 2023, há outros investimentos que são melhores opções.
Mesmo não sendo cobrado imposto sobre os ganhos da poupança, há alternativas que também têm boa segurança e liquidez, mas com maior rentabilidade.
Em suma, a poupança é muito segura e está no imaginário do brasileiro como uma boa forma de guardar dinheiro, mas há investimentos tão seguros quanto que são melhores.
Tesouro Direto
Criado pelo Tesouro Nacional do Brasil no início dos anos 2000 e lançado em 2002, o Tesouro Direto atualmente é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros.
O Tesouro Direto é a oferta de diversos títulos públicos online, de forma segura e com a garantia de pagamento dada pelo Governo Federal.
As aplicações são oferecidas pelo Governo, que utiliza estes valores captados junto aos investidores para realizar ações em todo o país, com destaque para obras de infraestrutura.
Através das aplicações no Tesouro Direto, o investidor, de certa maneira, empresta dinheiro ao governo, que, por sua vez, devolve o valor acrescido do rendimento.
Há três tipos básicos de investimentos no Tesouro Nacional: o Tesouro Prefixado, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. Bora conhecê-los melhor?
Prefixados
O Tesouro pré-fixado é o modelo em que os investidores já sabem quanto e quando vão receber assim que escolhem aplicar o seu dinheiro.
Por conta da previsibilidade, o Tesouro Prefixado faz muito sucesso entre as pessoas que começam a investir, ainda que não seja o produto mais rentável.
Ao comprar títulos do Tesouro prefixado, o investidor sabe exatamente qual será o rendimento do seu dinheiro até a data do vencimento.
E é o próprio Tesouro Nacional que tem a definição do quanto vai ser pago aos investidores, tendo como base os juros futuros.
Vale ressaltar, ainda, que todos os investidores conhecem estes números antes mesmo da compra dos títulos, permitindo que você tenha uma boa base para escolher.
Para você ter uma ideia melhor, o rendimento do Tesouro Direto prefixado atualmente ronda os 13%.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic tem o rendimento pós-fixado, sendo um ativo vinculado diretamente à taxa básica de juros do Brasil, a taxa Selic.
Há diversas opções com a rentabilidade atrelada à Taxa Selic, somada a um pequeno percentual, fazendo que o dinheiro fique ligeiramente acima da Selic.
Ele é um investimento seguro e ideal para momentos em que os juros estão bem altos no país, como acontece nos últimos anos e nesse começo de 2023.
Para esse mês março de 2023, a Taxa Selic foi mantida em 13,75% ao ano, após definição na última reunião do Copom. Entretanto, o novo governo trabalha para abaixar os juros.
Quem investiu no Tesouro Selic nos últimos anos teve um bom retorno. Agora é aguardar como ficarão os juros no país nos próximos meses.
Tesouro IPCA
Já o Tesouro IPCA é híbrido, misturando características presentes no Tesouro prefixado e do modelo pós-fixado, como é o Tesouro Selic.
O seu rendimento do título público é vinculado diretamente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um dos principais medidores da inflação no nosso Brasil.
Observamos que a vinculação ao IPCA é a parte pós-fixada do Tesouro IPCA, enquanto a parte prefixada são os juros reais futuros.
No Tesouro IPCA há lucratividade e também a garantia de não haver perdas, independente do valor da inflação no período do contrato.
Neste tipo de aplicação, o seu ganho real é a taxa prefixada, uma vez é assegurado o zero a zero em relação à inflação na parte que é pós-fixada.
O Tesouro IPCA+ tem títulos com duração de curto e médio prazo e até algumas opções de longa duração, com algumas opções passando de 30 anos.
Contas que possuem rendimento automático
Alguns bancos digitais e fintechs disponibilizam contas com rendimento automático do dinheiro nela depositado.
Os valores na conta diariamente rendem relacionados a uma taxa pré-estabelecida, normalmente sendo atrelada à taxa CDI.
O bom deste tipo de conta é que você sabe qual o rendimento, pode deixar o valor lá rendendo e retirar para utilizar de outra forma quando quiser.
Alguns exemplos de contas com rendimento automático são a do Banco Inter, Digio, Mercado Pago, Next, Nubank, PagBank, PicPay, entre outros.
CDB
Você provavelmente já ouviu falar sobre CDB, não é mesmo? O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é como um empréstimo que pessoas físicas fazem aos bancos.
Ele pode ser um título bancário com uma data pré-estabelecida, para resgate do valor com os juros do período estipulados em contrato ou ter liquidez diária, o que te permite resgatar o valor quando você quiser.
O CDB tem rentabilidade razoável, levando em conta um percentual do CDI, podendo ser 100% do CDI, maior ou menor que este percentual.
A rentabilidade dos seus investimentos em CDBs será mais alta quando ele tiver um prazo mais longo para ter acesso ao dinheiro.
Porém, você deve analisar se isso vale a pena para você ou se necessita de liquidez diária.
CDI
O Certificado de Empréstimo Interbancário (CDI) é um tipo de título que regula os empréstimos de curtíssimo prazo entre as instituições financeiras.
E é a taxa do CDI que é utilizada como referência para os juros pagos pelo seu investimento no CDB.
Há investimentos que pagam 100% do CDI e até mais de 100%. Ele é mais um investimento de baixo.
Fundos Imobiliários
Assim como em outros tipos de fundo, os Fundos Imobiliários várias pessoas compram cotas de gestores que são responsáveis por encontrar boas oportunidades de negócios.
Com isso, o responsável ou responsáveis por fazer os investimentos visam garantir a rentabilidade do fundo.
No caso dos Fundos Imobiliários, os investimentos são feitos em prédios, shopping, galpões logísticos, estacionamentos, entre outros imóveis.
Neste tipo de fundo você pode ter rendimento da valorização das suas quotas, bem como com a distribuição de rendimentos que pode ser realizada pela gestão do fundo aos cotistas.
LCI e LCA
A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) são tipos de investimentos com boa rentabilidade, seguros e sem cobrança no IR.
Os valores investidos em LCAs e LCIs são repassados para a realização de investimentos no agronegócio e no setor imobiliário, respectivamente.
LCIs e LCAs são investimentos de renda fixa, ou seja, você já sabe quando vai receber ao final do período do investimento e tem um seguro que te garante o pagamento.
Há várias opções com diferentes valores de investimento e tempo de contrato. Há LCIs e LCAs em diversas corretoras e bancos.
Há diversos prazos, que vão desde os que você pode sacar em meses e outros em anos. Quanto maior o prazo, maior será a rentabilidade.
Letras de Câmbio
As Letras de Câmbio (LCs) são títulos de crédito de renda fixa oferecidos por sociedades de crédito e instituições financeiras diversas.
Assim como os anteriores, é um investimento de baixo risco, pois tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)
As LCs podem ser tanto prefixadas como pós-fixadas, normalmente, nestes casos, atreladas ao CDI.
Esses títulos têm prazo mínimo de vencimento e podem ter liquidez diária. Há vários tipos de LCs que você pode pesquisar nas corretoras e ver qual melhor te atende.
Fundos de Renda Fixa
São fundos que aplicam os recursos investidos em papéis de renda fixa, como títulos públicos e também de empresas privadas.
Os investimentos são realizados de forma diversificada por quem comanda cada fundo e pode ser acompanhado por todos os quotistas.
Os fundos de renda fixa apresentam baixo risco e costumam pagar dividendos consideravelmente acima da inflação.
Eles são alternativas conservadoras para quem procura uma boa liquidez com acesso à diversificação de papéis investidos.
Porque todo mundo deveria investir?
Cada vez mais brasileiros buscam investir e a grande parte conseguem mudanças positivas satisfatórias na vida financeira.
Investir de forma consciente e correta é, ao lado de empreender, a melhor forma de você fazer o seu dinheiro render e aumentar seu patrimônio.
Podemos fazer investimento com os mais variados objetivos, tanto de curto quanto de médio e longo prazo.
Realizar investimento é parte importantíssima do planejamento financeiro necessário para que você e sua família tenham um futuro mais seguro financeiramente.
Não deixe mais seu dinheiro parado e evite gastar com coisas supérfluas, pois é investindo que você poderá ter melhores retornos, ficando assim mais próximo de realizar seus sonhos.
E como você pode perceber chegando até aqui, há diversas opções de investimento de baixo risco para você começar no mundo dos investimentos de maneira segura.
Além do que vimos de forma introdutória hoje, existem muitos outros tipos de investimentos que qualquer pessoa pode ter acesso.
Para aprender ainda mais sobre como investir e ficar por dentro de tudo o que envolve o seu bolso, siga atento aos textos do Portal Finança!
Diariamente trazemos guias com novidades, informações e curiosidades sobre investimentos, linhas de créditos, renda extra, as melhores promoções e muito mais!