Carregando

0%

O Pix é uma forma de pagamento instantâneo que permite transferências de dinheiro entre contas bancárias de forma rápida e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas, você sabe quais são as formas de parcelar o Pix?

Bom, saiba que sim existe essa possibilidade, inclusive, dependendo é até mais barato do que solicitar um empréstimo pessoal, usar o limite do cheque especial ou sacar dinheiro com o cartão de crédito.

Por isso, no guia de hoje vamos te mostrar os prós e contras do Pix parcelado, as condições oferecidas e como fazer! Vamos conferir?!

Principais formas de parcelar o Pix

Desde sua criação, em novembro de 2020, o Pix se tornou uma das formas de pagamento mais populares no Brasil, superando até mesmo as transações com cartão de débito e crédito.

E dentre seus muitos recursos, como o Pix Saque e Pix Troco, existe a possibilidade de fazer o Pix Parcelado, que permite parcelar pagamentos em até 24 vezes.

Isso pode ser útil para quem precisa comprar um produto ou serviço que não pode pagar à vista, ou para quem precisa dividir o valor de uma compra com outras pessoas.

De modo geral, existem duas formas de parcelar o Pix:

Usando o cartão de crédito

Esta é a forma mais comum de parcelar o Pix. Para fazer isso, basta selecionar a opção “Pix parcelado” no aplicativo do seu banco ou carteira digital e inserir os dados do seu cartão de crédito.

O valor da compra será dividido em parcelas, de acordo com as condições do seu cartão. Normalmente, é oferecido o prazo de parcelamento de até 12 meses.

Usando uma linha de crédito

Algumas instituições financeiras também oferecem linhas de crédito para parcelar o Pix, ou seja, o famoso Pix Parcelado por empréstimo.

Esta é uma opção mais interessante para quem não tem um cartão de crédito ou para quem não deseja pagar altas taxas de juros pelo parcelamento.

Para parcelar o Pix usando uma linha de crédito, basta entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira e solicitar o crédito. O valor do crédito será aprovado ou não, de acordo com a sua análise de crédito.

Vale a pena usar as formas de parcelar o Pix?

O parcelamento de pagamentos por meio do PIX está se tornando uma realidade cada vez mais presente no cenário financeiro brasileiro.

Então, para lhe ajudar a tomar a melhor decisão financeira para você e seu bolso, separamos algumas vantagens e desvantagens de parcelar o Pix, confira:

Vantagens do Pix parcelado

O Pix parcelado oferece uma série de vantagens para quem precisa comprar um produto ou serviço que não pode pagar à vista. Algumas das vantagens do Pix parcelado incluem:

  • Flexibilidade: o Pix parcelado permite que você divida o valor da compra em até 24 vezes, lhe dando assim mais tempo para pagar
  • Segurança: o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos confiável, ou seja, pode parcelar o Pix sem se preocupar com fraudes ou roubos de dados
  • Praticidade: o Pix pode ser usado 24 horas por dia, inclusive durante finais de semana e feriados, assim, você pode parcelar o Pix a qualquer hora e lugar

Desvantagens do Pix parcelado

O Pix parcelado também possui algumas desvantagens, como:

  • Juros: o Pix parcelado é uma forma de crédito, portanto, você deve pagar juros pelo parcelamento, que irá variar conforme o valor do crédito e prazo de pagamento
  • Multa: se você não pagar as parcelas do Pix parcelado em dia, poderá ser cobrado juros e multa, além de entrar na lista de inadimplentes
  • Limites: alguns bancos e instituições financeiras podem limitar o valor que você pode parcelar no Pix, o que é uma desvantagem para quem precisa de limites maiores

Onde dá para fazer o Pix Parcelado?

Existem muitas contas digitais e aplicativos que parcelam o Pix. Aqui estão alguns exemplos:

  • Nubank
  • C6 Bank
  • Santander
  • Inter
  • Neon
  • PagBank
  • PicPay
  • Mercado Pago
  • Yapay
  • PagSeguro
  • Mercado Livre

Para parcelar o Pix em uma conta digital ou aplicativo, basta selecionar a opção “Pix parcelado” no aplicativo e simular as condições, como valor, prazo de parcelamento, taxas de juros e forma de pagamento.

Conclusão

Agora que você conhece as principais formas de parcelar o Pix, tenha em mente que essa alternativa pode ser muito útil no dia a dia.

Em geral, pode ser uma boa opção o Pix parcelado para quem está negativado, mas ainda tem limite no cartão de crédito ou para aqueles que desejam taxas mais competitivas, pois os juros muitas vezes são inferiores a outros tipos de empréstimo.

Mas, use esse recurso com cautela e sempre pensando em seu orçamento, pois caso não pague as parcelas, poderá ficar negativado e com a dívida!