Neste fim de ano haverá muitas oportunidades para comprarmos produtos de qualidade com ótimos descontos. Mas, infelizmente, também haverá muitas fraudes. Por isso, separamos dicas de segurança para você comprar online na Black Friday 2022.

Ao longo deste mês de novembro, tanto no Esquenta Black Friday como na data em si, o e-commerce e milhares de lojas físicas vão fazer promoções incríveis.

Teremos acesso a ofertas bombásticas, com grandes descontos de até 80%, bem como cupons exclusivos, cashback de até 50%, condições especiais de pagamento nos cartões de crédito, frete grátis e muito mais.

O lado ruim é que há os que aproveitam o momento para aplicar diversos tipos de golpes. Sabendo disso, te mostraremos como fazer suas compras online na Black Friday sem cair em golpes. Confira!

Dicas de segurança para comprar online na Black Friday

Para não ter prejuízo, é importante termos alguns cuidados ao fazer compras, ainda mais quando elas são realizadas pela internet.

Vale frisar que normalmente as compras online são bastante seguras, com grandes redes, sites com credibilidade e milhares de lojistas que trabalham de forma correta.

O problema são os maus vendedores e até os golpistas que se aproveitam de grandes datas do comércio para obter vantagens enganando clientes.

Não é atoa que o número de fraudes aumenta perto dessas datas, como é o caso da Black Friday, Cyber Monday e até Copa do Mundo.

Por isso, para você não ser a próxima pessoa a ter uma experiência negativa ao comprar, tendo uma alegria transformada em decepção, preparamos este guia especial com dicas de ouro para fugir de golpes e falsas promoções! Confira!

Veja se o site é confiável

O primeiro passo para não sair no prejuízo é básico: analisar se o site em que está pensando em fazer suas compras na Black Friday é confiável.

Há algumas dicas simples que qualquer pessoa pode seguir para ver se o site é de fato seguro antes de comprar nele, como:

URL

Cada site, blog ou página de vendas na internet tem um endereço eletrônico, popularmente conhecido como URL (Uniform Resource Locator).

A URL de uma página é específica e única, e basicamente é a forma que permite que você encontre tal site na internet.

Então, a primeira dica de segurança para comprar online na Black Friday é conferir se o nome do site está escrito na URL de maneira correta, como “Submarino” ao invés de “Subimarino”.

Ter atenção com isso é importantíssimo, pois uma das estratégias usadas para golpes é fazer sites muito similares aos de lojas com credibilidade reconhecida, mas nome diferente, similar.

HTTPS

Outro cuidado que ajuda a identificar sites falsos é observar se o link possui aquelas letrinhas iniciais que conhecemos como “HTTPS” e se tem o símbolo de “cadeado” ao lado da URL.

Ter isso não é uma garantia contra sites fraudulentos, mas, por outro lado, não tê-los é um grande indicativo de que algo pode estar errado com aquele site.

Confira se o site é criptografado

Mais uma dica de segurança para comprar online na Black Friday é verificar a criptografia da página.

A criptografia é muito importante para a segurança de seus dados preenchidos em sites, para evitar que terceiros tenham acesso a dados sensíveis.

Basicamente, a criptografia é um conjunto de técnicas pensadas para proteger informações trocadas no ambiente virtual, para que somente emissor e receptor consigam entender.

Esse sistema reforça a segurança de uma mensagem ou arquivo criptografado, “embaralhando” seu conteúdo. Esse embaralhamento se dá por meio de algoritmos.

A criptografia é um dos meios mais seguros para proteger a privacidade dos seus dados online, como número de documentos e senhas em geral.

Por isso, um site criptografado evita ou, pelo menos, dificulta muito que outras pessoas e grupos usem as suas informações de forma indevida, como clonar os números do seu cartão de crédito, por exemplo.

Certifique-se que está comprando no site/app oficial

Sites clonados, aqueles que se passam pelo site original ao copiar layout, nome e com URL parecida, são feitos propositalmente.

Infelizmente, muitos consumidores acabam comprando em sites falsos por realmente acreditarem que estavam no site verdadeiro, devido às semelhanças.

Para evitar esse problema, confira a URL do site, acesse o endereço digital via pesquisa destacada no Google, procure as redes sociais da empresa, entre outras ações.

Fazer essa conferência em sites de grandes redes é mais fácil, mas pode ser um pouco mais complicado em lojas não tão grandes. Por isso, tenha cuidado redobrado!

Pesquise se a loja realmente existe

Aproveitando da ingenuidade e precipitação de parte das pessoas, lojas que nem existem fazem ofertas falsas durante a Black Friday.

Para evitar isso, caso não seja uma loja muito conhecida ou em que você não tenha feito compras anteriormente, pesquise bem o histórico da empresa.

Busque pelo CNPJ

Veja se a loja digital é uma empresa devidamente regulamentada, pesquisando no site da Receita Federal se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) está ativo.

Além disso, uma forma bem simples de verificar se realmente é uma loja segura, é só digital no Google o nome da loja + CNPJ.

Pesquise no Google

Faça pesquisas online em busca de informações, redes sociais, notícias e outros anúncios da loja com promoção.

O telefone ou WhatsApp, assim como o e-mail da empresa, também podem ser pesquisados no Google e, em alguns casos, você pode chegar a reclamações de outras pessoas.

Pesquisar é muito importante e pode te ajudar, mas atenção, pois ter CNPJ ativo e não ter reclamações de outros clientes não quer dizer que a empresa é necessariamente 100% correta.

Isso porque boa parte dos sites, redes sociais e nomes de empresas que são usadas para golpes costumam mudar de tempos em tempos.

Possibilidade de contato com a empresa

O comércio digital tem canais de comunicação bem simples de acessar, como chat, telefone, e-mail e WhatsApp.

Inclusive, um bom sinal de que a loja é confiável é prestando um bom atendimento, ou seja, caso você entre em contato, responda rapidamente.

Claro que há empresas menores que podem não responder de forma tão rápida, mas desconfie caso não seja respondido em um tempo razoável.

Erros de português, excesso de informalidade nas respostas, dificuldade para sanar as dúvidas e respostas que não fazem sentido devem ligar o sinal de alerta.

Cuidado com as ofertas enviadas por e-mail ou redes sociais

Uma forma bem conhecida de propaganda é o envio de promoções para o e-mail de clientes e, em alguns casos, também por SMS e WhatsApp.

Muitas empresas sérias, inclusive grandes lojas, utilizam de e-mail e redes sociais para enviar suas promoções aos clientes.

Entretanto, esses meios também podem ser excelentes para a prática de golpes durante a Black Friday, seja com promoções falsas de produtos que não existem até links maliciosos que rackeiam suas informações pessoais e bancárias.

Por isso, tenha muito cuidado com links de promoções recebidos. Caso tenha interesse, acesse diretamente no site da empresa e confira se há de fato a oferta.

Análise a reputação no Reclame Aqui

A plataforma Reclame Aqui é um ótimo termômetro sobre a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas aqui no Brasil.

O site é um espaço conhecido e aberto em que as pessoas podem fazer reclamações públicas sobre problemas com atendimento, compra, venda, produtos e serviços.

Sob o controle da holding Óbvio Brasil, o site oferece serviços gratuitos, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem.

Com isso, você consegue ver quantas reclamações há contra a empresa que você deseja comprar na Black Friday.

Outro dado importante é que o Reclame Aqui dá notas para as empresas e lojas, bem como mostra quantas reclamações foram abertas e respondidas.

Cada empresa tem uma nota de 0 a 10, que é baseada no número de reclamações, porcentagem de respostas da empresa e taxa de resolução do problema, respondido pelo próprio cliente.

Com a credibilidade e o alcance do site, Reclame Aqui pode ser uma importante ferramenta para você ter uma noção melhor se a empresa costuma dar dor de cabeça ao cliente.

Confira as condições de pagamento

Uma dica de segurança para comprar online na Black Friday diminuindo as chances de ter dor de cabeça é pensar na forma de pagamento.

Você sempre deve ter atenção às condições de pagamento oferecidas e o que é dado como garantia em caso de devolução do produto ou desistência da compra.

Sim, caso ainda não saiba, em qualquer compra em site ou aplicativo, por mais que o produto ou serviço venha 100% ou seja entregue na data, você pode pedir o cancelamento da compra em até sete dias, recebendo seu dinheiro de volta.

Mas, voltando às melhores formas de pagar durante a Black Friday… O ideal é sempre dar preferência ao pagamento utilizando o cartão de crédito.

Os cartões de crédito para a Black Friday oferecem muito mais vantagens e segurança, seja no parcelamento estendido sem juros, soma de pontos ou até mesmo seguros gratuitos oferecidos pela bandeira.

Assim, caso caia em um golpe, pode solicitar ao emissor do cartão o estorno do valor, ou seja, zero prejuízo.

Por outro lado, ao pagar com boleto, Pix ou outras formas de transferência bancária, não há garantia e pode ser muito difícil recuperar o dinheiro.

MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO PARA A BLACK FRIDAY

Fique atento às políticas de troca e devolução

Veja se a empresa tem políticas claras sobre a troca de produtos, com os prazos para solicitar a troca e os envios serem feitos e se é pago ou não o frete, por exemplo.

O ideal é estar publicado em documento pela empresa quais são os direitos e deveres do consumidor em caso de troca de produto, de preferência divulgado no site.

Isso vale tanto para o caso da troca por algum defeito no produto, erro de envio ou outro problemas e até mesmo o descontentamento do cliente.

Por isso, sempre dê atenção a estas informações antes de finalizar uma compra, para depois não ter surpresas desagradáveis.

Não compre através de redes públicas

Cada vez mais pessoas compram pela internet e grande parte fica satisfeita. Mas como qualquer coisa na vida, é necessário cuidado.

Ao comprar online, você deve evitar utilizar redes públicas, como wi-fi de rodoviárias, aeroportos, lojas e restaurantes, por exemplo.

Isso deve ser evitado por conta de representar um perigo de terceiros terem acesso aos seus dados, incluindo senhas, como as bancárias e de cartões que você preenche no momento da compra.

Utiliza sua própria internet móvel ou o wi-fi de sua casa. Dessa forma, você estará mais seguro contra golpes digitais e ataques hackers.

Compare preços em buscadores online

Nem só de golpes de lojas falsas, sites clonados e produtos não entregues vive quem quer se aproveitar na época da Black Friday…

Também existem os lojistas que fazem falsas promoções, aumentando o preço no período anterior ao mês de novembro, golpe conhecido como “Black Fraude“.

Por isso, é importante que você utilize as boas ferramentas de comparação de preços e do histórico dos preços dos produtos ao longo do tempo.

Esses sites, plataformas, extensão e aplicativos são disponibilizados gratuitamente e podem fazer a comparação de preço do mesmo produto em diversas lojas, além do histórico do produto durante os meses anteriores.

Buscapé, CupoNation, Escolha Segura, Escorrega Preço, Já Cotei e Zoom são algumas das boas opções que você pode utilizar para comparar e seguir os preços.

Utilizando as ferramentas, você poderá encontrar os melhores preços no Esquenta e na Black Friday, fugindo de possíveis ciladas.

MELHORES SITES PARA COMPARAR PREÇOS NA BLACK FRIDAY

Cuidado com os preços da “Black Fraude”

A “Black Fraude”, como ficaram popularmente conhecidas as falsas promoções e descontos ilusórios na Black Friday, é outro problema a ser evitado.

Infelizmente, há lojas que semanas antes aumentam bastante o preço de certos produtos, para na Black Friday fingir que estão dando grandes descontos.

Assim, uma dica de segurança para comprar online na Black Friday e até mesmo em lojas físicas, é comparar os preços.

Para evitar cair em um anúncio de desconto de mais de 50% que, na verdade, é muito menor ou nem existe, compare o preço com o de outras lojas.

E, principalmente, se deve acompanhar a variação dos preços dos produtos nas semanas e até meses anteriores à data da promoção para ver se o desconto é real.

Use o cartão virtual para compras online

Como falamos anteriormente, vale mais a pena e é mais seguro pagar utilizando o cartão de crédito do que outras formas de pagamento.

E para compras online, os cartões virtuais são disponibilizados por grande parte dos emissores em seus aplicativos, onde além de maior segurança, você tem mais comodidade, pois não é preciso ficar digitando todos os números do seu cartão.

O valor utilizado entra regularmente na fatura do titular do cartão, da mesma forma que se ele tivesse usado os dados do cartão físico.

A diferença é que os cartões virtuais oferecidos por bancos e fintechs são temporários, sendo possível utilizá-lo apenas uma vez, o que deve evitar golpes em compras online.

Com isso, o cliente tem mais controle e segurança, pois pode apagar os dados referentes ao cartão de crédito virtual sem burocracias em caso de golpes.

Não forneça seus dados fora da página da compra

O local de preenchimento dos dados para a realização de pagamento é dentro do site do e-commerce. Não disponibilize os dados em outros locais.

Não envie quaisquer dados referente ao seu cartão de crédito e senhas via e-mail, telefone, mensagens por WhatsApp, SMS ou outros meios.

Tenha atenção também em caso de redirecionamento para outra página. O momento de finalizar a compra e realizar o pagamento é o que devemos ter mais cuidado e atenção, fique atento!

Rastreie sua encomenda

Mais uma dica de segurança para comprar online na Black Friday é ver se a loja permite o rastreamento da encomenda e como ela envia o produto, se é pelos Correios, transporte terceirizado ou pela própria empresa.

A possibilidade de rastrear os produtos comprados é mais uma segurança importante para te tranquilizar após efetuar o pagamento.

Além disso, caso haja atrasos ou problemas para o produto chegar na sua residência, ficará mais fácil você monitorar e buscar saber o motivo junto à empresa.

Cuidado com e-mails duvidosos

O e-mail marketing é uma forma muito comum de propaganda, tanto de grandes empresas como das de menor porte.

Mas algumas vezes há muitas propagandas falsas, principalmente em grandes datas do comércio como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outros.

Então, tenha muito cuidado ao receber promoções por e-mail, pois podem haver links que te levam para lojas que não existem, sites clonados e até links com vírus para roubar informações.

Ao receber e-mail de promoções e se interessar, veja se o remetente de fato é daquela loja e confira no site ou aplicativo da loja se realmente tem aquela oferta, antes de clicar.

Quando você faz isso, as chances de acabar caindo em golpes via e-mail diminui muito. É mais uma ação que deve ser feita para se manter seguro no ambiente digital.

Atenção no preço do carrinho ao finalizar a compra

Em alguns casos, ao finalizar a compra podem entrar taxas não informadas anteriormente, como frete (às vezes acima da média), cobrança adicional pelo parcelamento, IOF, enfim.

Com isso, a promoção original da data fica muito menos atrativa ou deixa até de fazer sentido.

Além disso, há casos de você estar fazendo uma compra no site ou app, ir adicionando o que deseja no carrinho e na hora de fechar o pedido o preço muda em função do tempo…

É preciso muita atenção com essas promoções relâmpago, onde aparecem cronômetros na tela, indicando que o valor muda após x minutos.

Então, sempre confira o valor no carrinho na hora de finalizar a compra, para evitar pagar mais sem necessidade.

Confira a disponibilidade e prazo de entrega

Em épocas de liquidações e promoções não é tão incomum que produtos sejam esgotados rapidamente, o que é normal pela alta procura.

O problema é quando o produto segue sendo anunciado como disponível, a compra é finalizada e só depois o cliente é avisado da não disponibilidade do produto para entrega naquele momento.

Para diminuir a chance do problema acontecer durante a Black Friday, verifique se realmente o produto está disponível para pronta entrega.

Além disso, confira sempre o prazo de entrega que a empresa oferece e se os dias para o recebimento estão de acordo com o que você deseja.

Algumas lojas dão opções de entregas mais rápidas pagando uma taxa extra, o que, dependendo do caso e do valor cobrado, pode ser interessante.

Exija seus direitos do consumidor

Mais uma das dicas de segurança para comprar online na Black Friday é conhecer os seus direitos como consumidor, que estão presentes no Código de Defesa do Consumidor e são garantidos por lei.

Você pode ter acesso ao Código de Defesa do Consumidor completo, de forma livre, gratuita e online.

Conhecer seus direitos pode facilitar muito na hora da compra, como:

  • Direito de arrependimento da compra online em até 7 dias
  • Seguro proteção de preço e de compra em cartões a partir do nível gold
  • Garantia estendida grátis em cartões a partir do nível gold
  • Direito à troca e devolução
  • Reembolso do valor do frete caso seja entregue além do previsto
  • Entre outros

Por isso, sempre exija que os seus direitos como consumidor sejam garantidos, seja na loja física ou online.

E, caso tenha problemas, procure o Procon, órgão que poderá te ajudar a garantir que a empresa cumpra com os seus deveres legais.

Procure depoimentos de outros consumidores

Leia os depoimentos de outras pessoas que já compraram produtos naquela loja ou que já tenham utilizado serviços da empresa.

Isso é importante para você ter noção sobre os principais pontos positivos e negativos da empresa ou daquele produto específico, através da opinião de outros clientes.

Os depoimentos, além de sites como o Reclame Aqui, podem ser encontrados em outros sites de reviews, grupos de compra e nas redes sociais.

Veja se há pessoas que você conhece que já compraram naquela loja

O que pode ser ainda melhor que a opinião de terceiros na internet sobre uma loja ou produto? Somente se você conhecer pessoas que já compraram nela!

Geralmente, o feedback de amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos pode ser muito relevante para você ter noção sobre diversos pontos importantes, como:

  • Se a empresa costuma cumprir ou não com o prazo de entrega
  • Se o produto chega da forma que deveria, sem defeitos
  • Se há facilidade para resolução de problemas, como, por exemplo, realização da troca da mercadoria
  • Como é a resposta do estabelecimento comercial ao cliente após a efetivação da compra
  • E outras dúvidas importantes que podem ser tiradas com pessoas que já compraram

Aproveite as ofertas da Black Friday de forma mais segura!

Com essas dicas de segurança para compras online na Black Friday agora você poderá ficar mais tranquilo(a).

Realize suas compras com bons descontos, cashback e confiança, ou seja, aproveite as ótimas ofertas sem cair em golpes.

E para ter acesso às promoções mais incríveis, ofertas especiais e melhores formas de pagamento, continue atento aos nossos textos.

Ao longo de todo o mês de novembro, o Portal Finança trará as melhores oportunidades para você aproveitar a Black Friday!

CARTÕES COM FÁCIL APROVAÇÃO PARA A BLACK FRIDAY