Loading
0%O Dia da Poupança é comemorado mundialmente em 31 de outubro e foi criado exclusivamente para mostrar a importância de guardar dinheiro, principalmente para aquelas emergências que chegam e abalam o orçamento.
Contudo, o que muitos não sabem é que o Dia Mundial da Poupança não está atrelado apenas aos investimentos na Caderneta de Poupança, mas sim em qualquer outro tipo de investimento da renda fixa ou variável que sirva para criar uma reserva de emergência.
Quer saber mais sobre a data e como fazer seu dinheiro render mais no Dia Internacional de Poupar? Siga conosco que neste guia exclusivo vamos te explicar tudo!
O que é o Dia da Poupança?
O Dia da Poupança é uma data comemorada todos os anos ao redor do mundo, tendo como principal objetivo conscientizar as pessoas da importância de poupar dinheiro, ou seja, mostrar que não é saudável viver sempre com as finanças no vermelho.
Via regra geral, essa é uma data para evidenciar os benefícios a médio e longo prazo de ter dinheiro sobrando na conta, para evitar os perrengues financeiros que abalam as finanças, criam dívidas com juros altos, enfim.
Quando é o Dia da Poupança?
O Dia Mundial da Poupança é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro (31/10), desde 1924.
Como surgiu o Dia da Poupança?
O Dia Internacional da Poupança foi instituído em 1924 na Itália pela Sociedade Mundial de Bancos de Poupança. No Brasil, o “dia de poupar” só começou a ser praticado a partir de 1933.
A ideia inicial para a data era conscientizar a população mundial sobre as vantagens de poupar dinheiro.
Mas, como nem tudo são flores, também havia um interesse da Sociedade Mundial de Bancos de Poupança em mostrar às pessoas que era mais rentável guardar o dinheiro nos bancos em vez de deixar debaixo do colchão, hábito comum da época.
Qual o rendimento do dinheiro no Dia da Poupança?
Infelizmente, a rentabilidade da Conta Poupança não muda no dia 31 de outubro, ou seja, mesmo sendo uma data para incentivar a poupar, os bancos brasileiros ainda não têm campanhas exclusivas e vantajosas para a data.
Dessa forma, o seu dinheiro no Dia Mundial da Poupança rende igualmente aos outros 364 dias do ano.
Hoje em dia a poupança está rendendo 6,17% ao ano + Taxa Referencial (TR), o que dá um total de 6,44% ao ano.
Com a Selic em 13,75% ao ano, a poupança rende 70% dessa taxa, o que significa que seu dinheiro rende 0,5% ao mês + TR todos os meses.
Entretanto, é válido afirmar que hoje em dia não vale a pena investir na Poupança, pois os juros acumulados perdem para a inflação atual.
Para quem busca uma opção tão fácil quanto a poupança, sem precisar pagar imposto de renda e mais lucrativa, recomendamos deixar seu dinheiro parado em contas digitais com rendimento automático.
Isso porque as contas digitais hoje rendem mais que a poupança, visto que a remuneração é através do CDI, um índice bem próximo a Taxa Selic.