Carregando

0%

Você sabia que tem como reduzir os juros do financiamento? Esse é praticamente um segredo que os bancos não querem que você saiba, mas existe a possibilidade e você pode pagar muito mais barato no seu imóvel ou veículo financiado.

Inclusive, essa é uma excelente solução para quando você entra em um financiamento quando a taxa Selic está alta, podendo diminuir os juros quando a Selic baixar.

Quer saber como baixar as taxas pagas no seu atual financiamento de forma simples e rápida? Então, continue conosco que neste guia vamos te dar toda a informação que precisa!

Como funcionam os juros do financiamento?

Os juros do financiamento são uma remuneração cobrada pelo banco ou instituição financeira pelo empréstimo do dinheiro. Eles são calculados sobre o valor total do financiamento e podem ser de diferentes tipos, como:

Juros fixos

A taxa de juros permanece a mesma durante todo o período do financiamento, o que significa que as parcelas serão sempre do mesmo valor. Essa opção oferece mais previsibilidade, mas geralmente tem taxas de juros mais altas.

Juros variáveis

A taxa de juros pode mudar durante o período do financiamento, de acordo com um índice de referência, como a Taxa Referencial (TR) ou a Taxa Selic. Essa opção oferece a chance de ter taxas de juros mais baixas, mas também apresenta mais risco, pois as parcelas podem aumentar.

Em suma, a taxa de juros é um percentual anual que varia de acordo com o tipo de financiamento, o perfil do cliente e as condições do mercado. Ela é definida pelo banco ou instituição financeira e pode ser fixa ou variável.

Dá para reduzir os juros do financiamento?

Existem diversas as maneiras de você diminuir os juros pagos no seu financiamento aqui no Brasil e a grande maioria dos consumidores não sabe disso.

A forma mais conhecida é a famosa amortização, onde você reduz o valor total da sua dívida, como um financiamento ou empréstimo, ao longo do tempo.

Isso é feito através do pagamento regular de parcelas antecipadas, onde você pode fazer pagamentos extras a qualquer momento para reduzir o saldo devedor e os juros.

Dessa forma, você pode pagar menos juros ao longo do tempo e reduzir o custo total da sua dívida. Essa é uma ótima opção se você tiver dinheiro disponível e quiser reduzir essa despesa no orçamento.

Inclusive, os financiamentos imobiliários estilo Minha Casa, Minha Vida permitem que você use o saldo na conta do FGTS para abater as parcelas, amortizando a dívida.

Contudo, nem sempre temos grandes quantias sobrando para pagar parcelas antecipadas, não é mesmo? Mas calma, pois existe outra maneira de reduzir os juros do financiamento.

A outra solução e que poucas instituições informam aos seus clientes é através do refinanciamento da dívida, se for mais vantajoso para o seu bolso.

Assim, se as taxas de juros baixarem após você contratar o financiamento, é possível refinanciá-lo para obter uma taxa de juros mais baixa.

Nesse sentido, é preciso entrar em contato com a instituição que concedeu o crédito e tentar renegociar a sua dívida com taxas mais atraentes.

E também existe uma terceira opção, que pode ser a mais acessível e lucrativa de todas, que é a portabilidade de crédito.

Como a portabilidade ajuda a reduzir os juros do financiamento?

A portabilidade de crédito é um direito do consumidor que permite transferir um financiamento ou empréstimo de uma instituição financeira para outra.

Porém, a grande sacada é que durante essa transferência da sua dívida de um banco para outro, você pode aproveitar da queda da Selic e até mesmo tentar negociar melhores taxas de juros com o novo credor.

Por exemplo, se você contratou um financiamento imobiliário no Banco X quando a taxa Selic estava fixada em 13,75% ao ano e poucos meses depois ela baixou para 11,75% ao ano, saiba que pode pedir a portabilidade de crédito para o Banco Y e no novo contrato já sai a taxa atualizada.

Passos de como reduzir juros do financiamento por portabilidade

Confira a seguir o que você deve fazer para solicitar a portabilidade de crédito do seu financiamento para outra instituição que esteja com taxas e condições de pagamento mais acessíveis:

  1. Pesquise e compare as taxas de juros:
  • Acesse sites de bancos e instituições financeiras
  • Utilize simuladores de portabilidade de crédito
  • Compare as taxas de juros, tarifas e outros encargos de diferentes instituições
  • Verifique se a instituição financeira escolhida está autorizada a operar com portabilidade de crédito pelo Banco Central
  1. Obtenha a carta de portabilidade do seu banco atual:
  • Entre em contato com seu banco atual
  • Solicite a carta de portabilidade de crédito
  • A carta deve conter informações sobre o saldo devedor, as taxas de juros e outros encargos do seu financiamento
  1. Negocie as taxas de juros com a nova instituição:
  • Apresente a carta de portabilidade de crédito
  • Negocie as taxas de juros e outros encargos do novo financiamento
  • Tenha em mente as taxas de juros do mercado para o seu tipo de financiamento
  1. Formalize a portabilidade de crédito:
  • Assine o contrato do novo financiamento
  • A nova instituição financeira irá solicitar a quitação do seu financiamento atual
  • O saldo devedor será transferido para a sua conta na nova instituição
  1. Acompanhe a transferência do seu financiamento:
  • Verifique se a quitação do seu financiamento atual foi realizada
  • Confirme se o saldo devedor foi transferido para a nova instituição
  • Acompanhe as suas parcelas no novo financiamento

Viu só como não tem mistério para conseguir baixar as taxas de juros do seu financiamento e assim pagar menos na sua dívida? Aproveite este conteúdo e faça valer seus direitos!