Buscando Cartão
0%O cartão GamersCard foi descontinuado recentemente, sendo menos uma opção de cartão de crédito para negativado disponível para os brasileiros.
Em outro momento, comentamos aqui no site Portal Finança sobre os bancos estarem fazendo grandes ajustes em seus produtos financeiros, onde muitos estão reduzindo limites de seus clientes e até mesmo dando fim a cartões.
Por isso, veja a seguir mais sobre o que aconteceu com o GamersCard e o que fazer no caso de ter seu cartão de crédito descontinuado!
Entenda porque o cartão GamersCard foi descontinuado
Ter o cartão descontinuado significa que o mesmo deixará de funcionar, isto é, não será mais aceito em pagamentos e compras.
De modo geral, os bancos emissores costumam avisar sobre o fim do cartão com antecedência ao cliente, para que este possa se organizar para solicitar outro cartão de crédito.
Além disso, nos cartões tradicionais, é comum que o cliente possa continuar usando o cartão de crédito, pelo menos até o prazo de validade expirar.
No entanto, quando um cartão de crédito é do tipo pré-pago, ou seja, não existe um limite liberado e sim um saldo recarregado pelo próprio cliente, o emissor tem a liberdade de descontinuar o cartão sem muita antecedência, trancando sua utilização a qualquer momento.
Foi isso que aconteceu com o cartão GamersCard Mastercard Internacional, onde a empresa notificou que a partir do dia 23/03/2023 os serviços da carteira digital GamersWallet se encerrariam.
O que fazer após o fim do cartão GamersCard?
Se você era cliente do GamersCard, após a descontinuação do cartão o que se pode fazer é recuperar o saldo recarregado não utilizado.
Segundo a empresa emissora do cartão, os clientes com saldo no GamersCard terão seu dinheiro transferido automaticamente para a sua GamersWallet.
Dessa forma, o usuário poderá transferir via Pix para outra conta de sua titularidade ou usar seu saldo para outros pagamentos.
No caso dos clientes que tinham alguma conta registrada em débito automático no cartão GamersCard, a indicação é alterar a forma de pagamento junto ao site ou produto em questão.
Caso o cliente não faça essa troca, poderá vir a ter seu pagamento negado na próxima compra, uma vez que o cartão descontinuado altera a numeração, não sendo mais aceito no mercado.
Outros cartões de crédito descontinuados recentemente
O mercado está sob crescente pressão e por isso, muitas instituições bancárias estão precisando se adaptar aos “novos tempos”.
Recentemente, a conta e cartão Bitz Bradesco foi encerrada, onde os clientes tiveram que cancelar suas contas ou migrarem automaticamente para o Digio, banco digital do Bradesco.
Outro cartão de crédito descontinuado há pouco tempo foi o Acesso Card, que era um cartão que tinha aprovação imediata, inclusive para negativados.
O Mooba, emitido em parceria com o Banco Pan, também não está mais funcionando. Contudo, a empresa não emitiu um comunicado oficial aos seus clientes, apenas tirou o site do ar.
Por fim, o cartão Credicard do Itaú também foi descontinuado, mas os clientes que já possuem ele poderão usar normalmente até a data de vencimento. Após isso, o cliente poderá migrar para o iti, que tem os mesmos benefícios e vantagens do Credicard.
Um dos principais motivos para os bancos estarem diminuindo limite dos cartões de crédito de seus clientes e até mesmo descontinuando seus cartões é devido a alta taxa de inadimplência.
O cartão de crédito tem sido um dos maiores vilões do orçamento das famílias brasileiras, visto que com as taxas de juros elevadas, cresce o número de endividamento e o valor das dívidas se torna impagável.
Por isso, para evitar dívidas ainda maiores e tentar diminuir o grau de endividamento, os bancos estão optando por encerrar cartões ou reduzir limites.