Cargando

0%

Se você nunca ouviu falar do Auxílio Moradia, pode ser que esteja perdendo uma oportunidade de ganhar um valor a mais! Ele está disponível para aquelas pessoas que residem no Estado de São Paulo e passam por uma situação de vulnerabilidade econômica.

Esse recurso faz parte do programa Bolsa do Povo, que visa unir todos os principais programas em apenas um só, para beneficiar aqueles que passam por situações difíceis no Estado.

Então, se você quer entender melhor como funciona o programa Auxílio Moradia, como consultar se você tem direito e como fazer a solicitação rápida do seu, continue conosco!

O que é o Auxílio Moradia?

Um benefício social oferecido para algumas famílias que foram retiradas de sua residência por algum motivo e precisam de ajuda para estar em uma casa nova.

Assim, é concedido um auxílio financeiro em dinheiro, que serve para ajudar nas despesas com a moradia momentânea, semelhante ao Programa Volta Por Cima.

Caso você tenha perdido sua casa por conta de chuvas ou inundações, essa é a melhor forma de garantir um pouco de conforto. É necessário que a sua cidade tenha decretado estado de calamidade pública.

O Auxílio Moradia foi instituído em lei no ano de 2023, principalmente por conta de claras mudanças no mundo. Diversos problemas surgiram no Estado de São Paulo e muitas pessoas precisaram de alguma ajuda para se reerguer.

Como funciona o Auxílio Moradia?

O funcionamento do programa gira em torno de oferecer um valor para aqueles que foram atingidos por catástrofes. Esse valor é dedicado ao pagamento de alugueis na região em que vive.

Apesar de não ser a longo prazo, como acontece com o Bolsa Família, por exemplo, vale a pena ter essa ajuda. Os valores recebidos pelo Governo podem chegar até mesmo a R$ 1.500,00.

Além disso, dependendo da situação emergencial, é possível obter alguns outros recursos. Com eles, fica muito mais fácil se restabelecer em meio aos acontecimentos.

Quem tem direito ao benefício?

Em primeiro lugar, para ter direito ao benefício é necessário que a família tenha passado por uma situação de emergência ou calamidade na região em que vive.

Após isso, basta ter atenção ao critérios abaixo:

  • Essa calamidade precisa ser atestada pela Defesa Civil daquele município.Geralmente casos assim são mostrados em vários locais na internet ou TV, então é fácil identificar;
  • A família atingida não pode ter nenhum outro imóvel. Afinal de contas, a proposta do programa é oferecer ajuda para aqueles que foram mais atingidos. Não poderá também ter terrenos em seu nome ou no dos filhos;
  • Por fim, basta que não seja beneficiário de programas habitacionais da CDHU também.

Apesar de possuir algumas regras, é relativamente fácil de receber. O Governo realizará uma análise daqueles que são elegíveis para o programa. No entanto, você precisará realizar o cadastro mesmo assim.

Qual o valor do Auxílio-Moradia?

Apesar de ser um valor oferecido pelo governo, ele não tem um pagamento fixo para todas as famílias. É considerado em análise a situação das pessoas que estão passando por aquela situação.

Dessa forma, você pode receber mais ou menos do que outra pessoa. No entanto, existe um teto!

O Auxílio Moradia para casos emergenciais possui valor máximo de R$ 1.500,00. Ele é oferecido para pessoas que foram pegas de surpresa e geralmente cobre o preço do aluguel praticado na região.

Vale destacar que essa média é calculada, você não precisa informar. O Auxílio Moradia Provisório possui regras bem semelhantes e você pode conferir com mais detalhes verificando informações do seu município.

Como faço para conseguir o Auxílio Aluguel?

Para conseguir acesso a esse recurso, é essencial que faça uma espécie de “cadastro”. É um processo muito fácil, que leva apenas alguns minutos para ser concluído. Tenha consigo:

  • Documentos pessoais de identidade seus e da sua família;
  • Comprovante de renda de todos da família;
  • Comprovante de residência no nome do titular;
  • Certidão de nascimento ou casamento dos filhos;
  • Um laudo técnico que comprove a situação da residência.

Alguns outros documentos podem ser solicitados de acordo com a sua situação. Porém, nada que realmente vá custar muito tempo para conseguir. Caso esteja passando por uma situação de emergência, esse é um direito seu!

O Auxílio Moradia pode ser a ajuda que tanto precisa!

Recomendamos muito que busque receber o Auxílio Moradia. Ele pode ser a ajuda que tanto precisa para um momento tão complicado, além de ser muito fácil de conseguir de acordo com a situação em que está.

Não esqueça, porém, de verificar se a situação foi anunciada pela Defesa Civil da sua região!

Verifique antes todos os requisitos que mostramos aqui, assim como os documentos necessários para seu cadastro. Mantenha em mente que o valor sempre será de acordo com o aluguel de imóveis na região, então não se assuste caso receba mais ou menos que outra pessoa. 

VER COMO SOLICITAR O AUXÍLIO MORADIA