Carregando

0%

O Auxílio-Doença do INSS tem se tornado tema de diversas discussões, pois oferece exatamente o que você precisa nos momentos mais difíceis para a saúde. Entretanto, a maioria das pessoas não o conhece em sua totalidade, deixando difícil para saber se ele é realmente a melhor opção para solicitar.

Hoje, o nosso objetivo é revelar para você informações sobre o Auxílio-Doença do INSS! Iremos tratar de pontos como quem tem direito ao benefício e até mesmo como a solicitação deve ser realizada. Continue a leitura para entender um pouco mais!

O que é o Auxílio-Doença do INSS?

Pode-se entender o auxílio doença como um benefício pago por incapacidade temporária e aposentadoria por invalidez.

Em outras palavras, são benefícios exclusivos para aquelas pessoas que não podem realizar mais algumas atividades remuneradas por conta de acidente ou doença.

No entanto, é necessário entender que ele está disponível para poucas pessoas. Isso porque há uma necessidade de passar mais tempo para avaliação.

avaliação sempre vai considerar vários fatores. Por isso, é fundamental que solicite apenas quando realmente for necessário.

Nem sempre vai significar que você irá passar logo de primeira, mas também pode significar que conseguirá tentar mais de uma vez conseguir o auxílio.

Sempre tenha em mente a necessidade de verificar todos os processos. Caso ocorra algum problema, mantenha o contato o tempo todo com o INSS para tirar todas as suas dúvidas. Isso é fundamental para o bom funcionamento durante o processo.

Se deseja saber exatamente como acontece o pagamento do auxílio doença, veremos a seguir com um pouco mais de detalhes!

Quem tem direito ao Auxílio-Doença?

Uma das dúvidas mais comuns é quem pode receber o valor do Auxílio-Doença. Saiba que é fundamental que sejam seguidas algumas regras básicas.

Veja a seguir alguns dos critérios mais importantes para que você consiga receber os valores corretamente:

  • É necessário ser segurado pelo INSS;
  • Também há necessidade de uma contribuição frequente para a previdência social enquanto estiver trabalhando;
  • Ter alguma incapacidade para trabalhar comprovada por exames médicos;
  • Cumprir uma carência mínima de contribuições.

São esses os pontos mais importantes e, provavelmente, são fáceis de cumprir. No geral, o mais importante é conseguir comprovar sua incapacidade de trabalhar por meio de exames médicos.

Além disso, é necessário ter um período de contribuição de 12 meses para ter acesso a esse benefício. Esse processo pode demorar um pouco, tendo em vista que exige análises de profissionais.

Contudo, há algumas ocorrências específicas como é o caso de doenças graves, que são avaliadas por profissionais e o seu benefício logo será liberado.

Qual o valor do Auxílio-Doença?

O auxílio doença é pago com base em um valor bem definido. Esse pode chegar a 91% dos valores dos últimos salários pagos durante os últimos meses.

Por isso, não há um valor definido e precisa ser verificado com bastante atenção esses critérios, pode ser necessário até mesmo que solicite ajuda de algum profissional para isso.

É preciso ter atenção aos valores e às regras estabelecidas. Elas podem ser alteradas no futuro, mas no momento elas correspondem ao perfil dos profissionais e ajuda bastante aqueles que sofreram com algum acidente no trabalho.

Há também casos em que os valores se tornam menores ou maiores. Entretanto, são mais específicos e, no caso de aumentos, podem ter relação com algum outro benefício que você pode receber.

Ademais, os valores não mudam. Há poucas alterações ao longo dos anos, tendo em vista que esse é um recurso fundamental para o cuidado com o trabalhador.

O que geralmente acontece são aumentos, visto que tem relação com a realidade brasileira das empresas também.

Como solicitar o Auxílio-Doença do INSS

Para realizar a solicitação do seu benefício agora mesmo, saiba que o processo não é muito complicado, mas, será avaliado se você realmente poderá receber esses valores.

Isso porque pode ocorrer alguns problemas que não resultam no pagamento do auxílio, mas se já tem certeza do pagamento pode solicitar o Auxílio Doença do INSS da seguinte maneira:

  • Acessar o aplicativo meu INSS e realizar o login com CPF e senha;
  • A próxima etapa é a agenda para perícia médica;
  • Logo após isso será solicitado que deixe em anexo alguns documentos;
  • Depois será necessário comparecer à perícia médica na data marcada.

A partir desse momento é possível começar a receber seu auxílio. No entanto, ocorrem casos em que ele será negado e há diversos motivos para que isso aconteça.

Dessa forma, é fundamental que saiba quais documentos está entregando, além de verificar o motivo da recusa com atenção.

Esse é um processo que pode ser burocrático e envolve seu interesse total. Mas, não se preocupe porque os valores serão pagos por completo, mesmo que leve um certo tempo para que possa receber!

SOLICITAR ONLINE O AUXÍLIO DOENÇA