Buscando Empréstimo
0%Notícias sobre o empréstimo Auxílio Brasil cancelado têm gerado bastante dúvidas entre os beneficiários do programa, principalmente para quem está em análise pela Caixa.
Embora seja uma linha de crédito consignado de fácil aprovação, a realidade na prática é outra, ou seja, esse é um empréstimo com altas taxas, o dinheiro pode demorar até 15 dias para cair na conta, muitos bancos estão “embutindo” seguros e taxas abusivas e claro, está interferindo no resultado das eleições presidenciais…
Por esses e outros motivos que o Ministério Público, através do Tribunal de Contas da União (TCU), pediu nesta terça-feira (18) a suspensão imediata do empréstimo do Auxílio Brasil.
E agora? A Caixa vai continuar liberando crédito? Quem já contratou, terá que seguir pagando? Os bancos não vão mais oferecer o empréstimo consignado com garantia do Auxílio Brasil? Tire essas e outras dúvidas neste guia exclusivo!
Porque o TCU pediu que empréstimo Auxílio Brasil seja cancelado?
Faz pouco tempo que o Banco Central liberou que os bancos ofereçam o crédito Auxílio Brasil, visto que havia um impasse grande referente às condições de pagamento e taxas.
Por conta disso, grandes bancos decidiram não oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil para seus clientes, como é o caso do Santander, Bradesco e Itaú.
Além disso, a maioria das contas digitais também não vai ofertar o crédito aos clientes, como é o exemplo do Nubank, BMG e Banco Inter.
Como se não bastasse o problema de poucos bancos estarem com oferta do empréstimo consignado para beneficiários do programa, o crédito não tem sido bem recomendado pelos brasileiros.
Na maioria dos casos, o crédito para beneficiários do Auxílio Brasil está com juros acima da média, demorando muito para o dinheiro entrar na conta (até 15 dias na Caixa) e muitas taxas abusivas embutidas na parcela.
Um bom exemplo é os juros de acerto e o seguro prestamista, que estão encarecendo em mais de R$200 o empréstimo.
Além de todas essas desvantagens, o empréstimo do Auxílio Brasil está causando problemas nas eleições presidenciais.
Segundo especialistas, a oferta do crédito facilitado pode ser um gatilho para influenciar os beneficiários a votarem no presidente Jair Bolsonaro, visto que foi ele que sancionou a liberação dessa modalidade de crédito.
Por todos esses motivos que o Ministério Público entrou essa semana com um pedido de cancelamento do empréstimo Auxílio Brasil.
O pedido foi acatado e o TCU suspendeu temporariamente a oferta do crédito na Caixa, tanto por conta de ser empréstimo caro e que vai gerar endividamento das famílias de baixa renda, quanto por estar sendo liberado justamente no momento mais decisivo nas eleições.
A Caixa Federal vai continuar oferecendo o empréstimo do Auxílio Brasil?
A maioria dos beneficiários está solicitando o crédito do Auxílio Brasil na Caixa, devido à praticidade.
Isso porque dá para pedir o empréstimo diretamente em uma lotérica da Caixa quanto pelo aplicativo do Caixa Tem.
Em apenas uma semana de ação no mercado, a Caixa Federal já aprovou mais de 700 mil empréstimos, em um total de R$1,8 bilhão.
O parecer técnico do TCU exigiu que o empréstimo do Auxílio Brasil seja cancelado imediatamente, principalmente os concedidos pela Caixa, visto que esse é um banco público.
Diferente dos bancos privados, o banco público leva o nome do Governo Federal, ou seja, indiretamente acaba por influenciar no posicionamento político dos brasileiros…
Segundo o subprocurador Lucas Furtado, a liberação do empréstimo na Caixa bem na reta final da eleição é vista como um “desvio de finalidade”.
Assim, com a nova decisão, não será possível solicitar ou quem estava em análise não terá o dinheiro liberado na Caixa, pelo menos até que o banco prove que não há irregularidades na sua oferta de crédito.
A Caixa tem 24 horas para apresentar os documentos solicitados e enquanto isso, o empréstimo do Auxílio Brasil está suspenso no banco.
Contudo, atenção, pois nos demais bancos ainda é possível solicitar o crédito consignado do Auxílio Brasil!