Loading
0%Após 12 altas consecutivas, o Banco Central (BC) optou por manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Contudo, milhares de pessoas estão se perguntando como fica o rendimento de seus investimentos agora que a alta da Selic acabou…
Como sabemos, quanto maior a Selic, melhor o rendimento, especialmente para quem prefere os investimentos de baixo risco, como é o caso da renda fixa.
Então, se você tem dinheiro investido ou pretende começar, preparamos este guia especial para te mostrar o que vai mudar com a estagnação da Selic! Vamos lá?!
O que acontece com os investimentos se a alta da Selic acabou?
Com a inflação em alta no Brasil, a solução imediata foi “puxar” a taxa Selic para cima. Quem ganhou com isso foram os investimentos, principalmente quem aplicou dinheiro na renda fixa, já que a remuneração desses ativos é proporcional à Selic.
Assim, a Selic está subindo desde 17 de março de 2021, tendo sua 12° alta consecutiva em agosto de 2022.
Contudo, parece que o fim dos juros altos no Brasil está perto, uma vez que na última reunião do Copom (dia 21 de setembro) decidiu-se manter a Selic em 13,75% ao ano.
Mas, então, como fica a rentabilidade do seu investimento agora que o ciclo de alta da Selic acabou? Confira!
Poupança
Sem dúvidas alguma a poupança é um dos piores investimentos para se fazer no Brasil, visto que até as contas digitais com rendimento automático estão remunerando melhor.
Contudo, quem prefere a “segurança” e facilidade da Caderneta de poupança, saiba que a queda da Selic pode beneficiar.
Com a Selic taxada em 13,75% ao ano, quem investe na poupança tem um retorno de 7,84% ao ano, o que ainda é pouco, mas é melhor que deixar seu dinheiro parado em casa.
Renda fixa pré-fixada
Os investimentos com remuneração pré-fixada são aqueles onde o rendimento é definido no momento da aplicação, ou seja, você já sabe quanto irá ganhar de juros após o resgate.
Com a tendência da Selic começar a baixar, os pré-fixados são uma opção de investimento no momento, já que permite “travar” uma boa remuneração agora que os juros estão elevados.
Mas, para os especialistas financeiros, não é hora de aumentar a posição, ou seja, quem já investiu mantém, apenas.
Renda fixa pós-fixada
Ao contrário do investimento acima, nos pós-fixados o investidor tem a remuneração “variável”, uma vez que o rendimento irá acompanhar o desempenho da Selic.
Assim, como remuneram o investidor seguindo os movimentos da taxa básica de juros, como a alta da Selic acabou, os pós-fixados são considerados os mais seguros no momento.
Ou seja, se você quer saber onde investir com o fim do ciclo de altas da Selic, procure por investimentos com remuneração pós-fixada.
Fundos Imobiliários
Os Fundos de Investimentos Imobiliários, popularmente conhecidos como “FIIs”, tendem a apresentar desempenho positivo agora que a alta da Selic acabou.
Além disso, são investimentos com boa segurança e retorno e algumas opções são isentas de Imposto de Renda. Vale a pena pensar sobre esse ativo para compor sua carteira.
Então, gostou de saber como vão ficar seus investimentos agora que a alta da Selic acabou?
A taxa de juros mãe da economia brasileira não deve ser sua rival e sim aliada, basta saber onde investir e quando guardar seu dinheiro!