Loading

0%

A Conta Poupança ainda é o investimento mais escolhido pelos brasileiros, onde cerca de 70% das pessoas que começam a investir dão preferência a esse investimento de renda fixa.

Contudo, como sempre mencionamos aqui no Site Portal Finança, mesmo sendo um tipo de investimento com baixo risco e de fácil aplicação, o rendimento da poupança é muito baixo. Inclusive, em muitos casos, o investidor perde dinheiro para a inflação.

Entretanto, como a Taxa Selic está em alta (7,75% ao ano), as aplicações em renda fixa estão bem atrativas, com ótima rentabilidade.

Mas, se você faz parte do time de investidores com perfil mais conservador e pensa na poupança para começar a criar uma reserva de emergência (pode resgatar o valor a qualquer momento que precisar), então, nós vamos te mostrar como escolher um banco para abrir a sua conta poupança! Vamos conferir?!

Dicas de como escolher um banco para a sua conta poupança

Saber escolher a instituição bancária para abrir a sua conta poupança é fundamental, pois quanto melhor a sua escolha, melhor será o seu investimento.

Então, para não perder mais tempo, confira quais são os fatores que você deve avaliar antes de abrir a sua conta. Aproveite!

1 – Regras da poupança

O Banco Central determina um padrão para que os bancos sigam na hora de oferecer uma conta poupança aos seus clientes, como:

  • Conta bancária que não deve cobrar taxa de manutenção
  • Deve oferecer cartão de débito para que o cliente saque o valor da sua conta caso deseje
  • Liberdade para que o cliente realize consultas ilimitadas pela internet sobre sua conta
  • Dois usos mensais liberados sem custo, como saques, transferências e extratos bancários

Infelizmente, muitas pessoas não fazem a mínima ideia que tem direito a tudo isso em uma caderneta de poupança.

Por isso, na hora de escolher um banco para abrir a sua poupança, analise e certifique-se de que a instituição escolhida cumpre com tais deveres.

2 – Cobertura do FGC

A poupança é um investimento em renda fixa e por isso, deve contar com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Basicamente, o FGC ajuda você a ter mais segurança na hora de investir seu dinheiro, pois, se por ventura acontecer algo, o órgão cobre o seu prejuízo no valor de até R$250 mil.

Alguns exemplos de coberturas do FGC é no caso do banco que você colocou seu dinheiro na poupança decretar falência ou o famoso caso do Presidente Fernando Collor, que confiscou o dinheiro de milhões de investidores na década de 1990.

Então, para escolher o melhor banco para abrir a sua conta poupança e colocar suas economias, atente-se a esse detalhe.

3 – Taxas, segurança e rendimento

Sim, a poupança é um dos investimentos mais escolhidos pelo brasileiro justamente pela segurança que oferece, ou seja, é praticamente nulo o risco de você investir e acabar perdendo dinheiro, diferente do mercado de ações, por exemplo.

Contudo, no mundo dos investimentos, risco e rentabilidade andam de mãos dadas, isto é, se o risco é baixo, é de se esperar que o rendimento do seu dinheiro também seja.

Então, quando pensar em como escolher um banco para a sua conta poupança avalie esses três fatores: taxas, segurança e rendimento.

Então, qual banco escolher para abrir uma conta poupança?

Bom, agora que você já sabe o que precisa avaliar antes de fazer a sua escolha, é hora de pensar nas melhores opções do mercado atualmente.

De modo geral, as taxas e condições entre os bancos com conta poupança são bem parecidas e por isso, os critérios de desempate podem ser a reputação da instituição e se há uma agência próxima ao seu endereço.

Nesse sentido, os bancos mais bem avaliados e que mais têm agências espalhadas pelo Brasil são:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Santander
  • Bradesco

Conclusão

Então, gostou do nosso conteúdo especial sobre como escolher um banco para a sua conta poupança? Esperamos que você tenha aproveitado e tirado suas dúvidas sobre o assunto!

Saiba que hoje em dia o que não faltam são boas opções e mesmo não tendo um dos melhores rendimentos da renda fixa, ainda assim é melhor investir na poupança que deixar seu dinheiro parado em casa!