Cargando
0%Milhares de pessoas não sabem que existe diferença entre conta corrente e conta salário, mas saiba que sim e é importante entender sobre cada uma para poder escolher qual é a melhor opção para você, principalmente em questão de taxas e benefícios.
Embora, de modo geral, as duas contas façam “a mesma coisa”, que é manter seu dinheiro na conta e assim movimentá-lo para pagar contas e fazer saques, saiba que existem pontos distintos entre essas duas modalidades.
Então, para que você faça a melhor escolha na hora de abrir sua conta bancária, preparamos este conteúdo especial para te mostrar as diferenças entre conta corrente e conta salário e quais as vantagens que cada uma pode lhe oferecer! Vamos conferir?!
Entendendo a diferença entre conta corrente e conta salário
Para poder explicar as diferenças entre esses dois tipos de conta de banco, nada melhor que entender o que é exatamente cada uma. Confira!
O que é conta corrente?
Uma conta corrente nada mais é do que uma conta de banco em que pessoas físicas ou jurídicas (empresas) podem utilizar para movimentar suas finanças.
Nesse sentido, uma conta corrente pode ser individual ou conjunta, a instituição pode cobrar ou não taxa de manutenção e o cliente tem mais liberdade e recursos para lidar com seu dinheiro.
É importante salientar que é o próprio cliente que decide abrir sua conta bancária corrente na instituição financeira escolhida.
Junto com a conta corrente a instituição pode oferecer outros produtos financeiros atrelados, como limite no cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, financiamento, entre outros, dependendo da sua situação financeira (se está negativado ou não) e de seu score de crédito.
Tipos de conta corrente
Atualmente, as contas correntes podem ser abertas em bancos tradicionais ou até mesmo em bancos digitais e fintechs.
Contudo, uma conta corrente pode ter diferentes utilidades, dependendo da necessidade do cliente. Veja abaixo quais são os principais tipos aqui no Brasil.
- Conta corrente gratuita
Como o nome sugere, é uma conta bancária sem custos ao cliente, ou seja, sem a cobrança da famosa taxa de manutenção para acesso aos serviços.
Esse tipo de conta pode ser solicitada por qualquer pessoa física acima de 18 anos, basta que o cliente peça para usar apenas o pacote mínimo de serviços.
- Conta corrente universitária
Semelhante à uma conta corrente tradicional, com os mesmos recursos, porém voltada para o público universitário.
Além disso, o grande diferencial da conta universitária é que o cliente conta com taxas reduzidas nos serviços da conta e pode até mesmo ficar livre de algumas cobranças, como saque gratuito, sem taxa de manutenção e etc.
- Conta corrente conjunta
Conta corrente conjunta, normalmente casais e pais e filhos. Pode ser solicitada por duas pessoas físicas ou jurídicas e ambas têm acesso integral ao saldo e movimentação do dinheiro.
- Conta corrente mensal
Nesse tipo de conta o cliente realiza pagamentos mensais de taxas ou pelo serviço de manutenção. Na prática, é uma conta corrente para quem prefere um pacote de benefícios diferenciado e mais exclusivo, como saques e transferências bancárias ilimitadas e gratuitas.
O que é conta salário?
A conta salário também é uma conta bancária, mas possui limitações frente à conta corrente, visto que não é o cliente que escolhe onde abrir sua conta.
Isso porque, como o nome sugere, a conta salário é uma conta para que o empregador faça os depósitos mensais do salário de seu empregado.
Normalmente, a empresa já possui um convênio com determinado banco e abre para todos os seus funcionários a conta salário nessa instituição.
Assim, quando você é contratado e entrega a documentação no RH (Recursos Humanos da empresa) sua conta é aberta automaticamente e você começa a receber seu salário no banco conveniado.
Basicamente, nesse tipo de conta você pode sacar seu salário e realizar o pagamento de contas de consumo, ou seja, seu uso é bem limitado.
Entretanto, saiba que você pode solicitar a portabilidade da sua conta salário para outro banco ou instituição de sua preferência.
Afinal, quais as principais diferenças entre conta corrente e salário?
Resumidamente, podemos dizer que uma conta corrente oferece mais liberdade e recursos ao cliente, enquanto que a conta salário é mais restrita.
Na conta corrente o cliente tem acesso aos produtos financeiros daquela instituição e na conta salário não, ou seja, se você tem uma conta salário, não poderá solicitar um cartão de crédito nela, só de forma avulsa e também não pode fazer PIX, por exemplo.
Mas, a grande diferença é que na conta salário você não paga taxa de manutenção, o que permite que o cliente economize com tarifas que são normalmente cobradas na conta corrente.
Vantagens de uma conta corrente e de uma conta salário
Na conta corrente você conta com as seguintes vantagens:
- TED’s e DOC’s com menores tarifas ou até mesmo gratuitamente (normalmente transferências para a mesma instituição)
- Acesso ao limite do cheque especial
- Recurso do débito automático para pagar contas e boletos
- Acesso a diferentes tipos de empréstimos, como o pessoal, consignado e com garantia
- Cartão de crédito com vantagens e benefícios especiais
- Acesso a sua conta de forma fácil e rápida, geralmente via aplicativo ou Internet Banking
Conhecendo as vantagens da conta corrente, vamos analisar agora quais são os diferenciais oferecidos na conta salário:
- Isenção da taxa de manutenção (poupança também não pode ter tarifa de manutenção da conta)
- É possível pedir a portabilidade e escolher um banco ou financeira que ofereça melhores benefícios a você
- Alguns bancos oferecem até cinco saques mensais sem custo
Conclusão
Então, você conseguiu entender quais são as diferenças entre uma conta corrente e uma conta salário?
Saiba que a conta salário é uma imposição da empresa, mas hoje em dia, com a tecnologia e o avanço dos bancos digitais, muitas empresas estão optando por abrir contas digitais para seus funcionários ao invés de uma conta salário, pois assim o mesmo aproveita de muito mais benefícios e sem pagar taxas por isso.
E se você optar por uma conta corrente tradicional, saiba escolher a melhor instituição para você, isto é, avalie a taxa mensal de manutenção, quantos saques e transferências gratuita são oferecidas, se o cartão de crédito da conta é bom, sem anuidade e se tem benefícios interessantes, enfim!