Carregando

0%

Saber como usar o PIX ainda é uma novidade para muitos consumidores, pois mesmo tendo se tornado o sistema de pagamentos mais utilizado entre os brasileiros em poucos meses (foi lançado no Brasil em novembro de 2020), ainda gera dúvidas sobre o que pode ou não ser feito com o PIX. 

Mas, é graças a esse recurso que hoje em dia ficou muito mais fácil, rápido e barato comprar e pagar, visto que quem tem o PIX pode transferir dinheiro e pagar por produtos e serviços de maneira instantânea e gratuita.

Então, embora seja um fenômeno no mercado brasileiro, muitas pessoas ainda não sabem tudo que o PIX pode fazer. É por isso que preparemos este guia completo sobre o assunto, para que você saiba quais são as principais formas de usar o PIX. Vamos lá?!

Entendendo o que é o PIX e como funciona 

Basicamente, o PIX é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias, criado pelo Banco Central (BC). O nome não remete a nenhuma sigla e sim ao termo “pixel”, justamente para representar a velocidade da transformação digital e a inovação tecnológica no mercado financeiro.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o PIX, não precisa mais se preocupar quanto a isso. O funcionamento é muito simples: Trata-se de uma forma de pagar e receber dinheiro 24 horas por dia, todos os dias da semana, tudo de maneira instantânea.

É só informar a chave de cadastro de quem vai receber o PIX e o valor que deseja transferir e pronto. Clicando em enviar, o dinheiro cai na conta da outra pessoa no mesmo segundo, independentemente de ser feriado ou final de semana.

Então, agora que você já sabe o que significa PIX e como ele funciona, é hora de conferir como pagar e transferir dinheiro!

6 maneiras de como usar PIX

1 – Compras online 

Um levantamento feito pelo NZN Intelligence mostrou que aproximadamente 75% dos brasileiros preferem comprar online do que em lojas físicas. Além disso, com a pandemia, o e-commerce brasileiro cresceu 41% no ano passado.

Por esses e outros motivos que muitos sites e lojas virtuais já estão aceitando o PIX como meio de pagamento

Mas, como pagar pelo PIX em uma loja virtual? Bom, o funcionamento é semelhante ao uso do cartão de débito, visto que o cliente utiliza o saldo disponível em sua conta para pagar.

Na prática para fazer o pagamento é só fazer a leitura do QR Code disponibilizado pelo site ou copiar o código do PIX gerado.

2 – Supermercado e estabelecimentos físicos 

Outra forma do PIX pagamento que os brasileiros utilizam cada vez mais é durante compras em lojas físicas.

Ainda que esse seja um meio de pagamento digital, saiba que milhões de lojas já aceitam o PIX, principalmente redes de supermercados e estabelecimentos comerciais.

Na maioria dos casos, o pagamento é feito através do QR Code onde muitas maquininhas de cartão já geram automaticamente o código para o cliente.

3 – Pagamento de conta de luz 

Quando o PIX foi anunciado no mercado, o próprio Banco Central já tinha feito uma parceria com a Aneel, para que esse método de pagamento servisse também para as faturas de energia.

Mas, como pagar a conta de luz pelo PIX?  Primeiramente, é preciso que a distribuidora de energia do seu estado aceite essa forma de pagamento.

Conheça os 11 estados que liberaram o pagamento da conta de energia pelo PIX:

  • Acre
  • Bahia
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins

4 – Conta de telefone e celular e recarga 

Você também pode usar o PIX para pagar as contas de telefone e de planos de celular pós-pago, já que a maioria das operadoras do país adotou esse sistema.

Além disso, quem tem celular pré-pago, também pode fazer um PIX transferência para fazer uma recarga.

5 – Impostos e taxas 

O PIX é confiável e por isso é aceito também pela Receita Federal em determinados tipos de pagamento. 

Desde dezembro de 2020, o pagamento da DARF via PIX está sendo permitido para empresas que são obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). 

Além disso, quem é MEI também pode pagar o DAS (Documentação de Arrecadação do Simples Nacional) através do PIX, pela leitura do QR Code.

6 – Guia de Recolhimento da União 

O Guia de Recolhimento da União (GRU) é um documento emitido para quem precisa pagar taxas do governo e agora também já pode ser pago com o PIX

De modo geral, as GRU’s são usadas para o pagamento de taxas como:

  • Custas judiciais
  • Emissão ou renovação de passaportes
  • Multas
  • Aluguéis de imóveis públicos
  • Pagamento de serviços educacionais (ex.: inscrições para concursos públicos e vestibular em universidades federais).

Portanto, agora você já sabe quais são as principais formas de comprar e pagar com o PIX, certo?!

Além de ser uma forma de pagamento mais rápida, também oferece muitas outras vantagens a quem usa, como menores taxas e maior praticidade.

Então, o PIX Banco Central é o que há de melhor hoje em dia quando o assunto é movimentação do seu dinheiro!

Inclusive, para os próximos meses novas funcionalidades serão lançadas, tais como saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais, PIX troco, transferências internacionais, movimentação em conta salarial e muito mais.

Por isso, fique ligado que nós do Portal Finança estaremos sempre trazendo as novidades do PIX para você!