Carregando

0%

Cresce cada dia mais a procura pelos planos de previdência privada aqui no Brasil, principalmente devido às incertezas geradas na atual previdência social, onde com a nova reforma ficou mais difícil se aposentar, já que uma das mudanças foi com relação ao tempo mínimo de contribuição e idade para solicitar a aposentadoria

Mas, além isso, ter uma previdência complementar hoje em dia é praticamente questão de sobrevivência, considerando que segundo pesquisas, cerca de 43% dos brasileiros acima de 60 anos ainda sustentam a casa e deste percentual, 51% precisam solicitar frequentemente empréstimos para fechar as contas do mês.

Por esses e outros motivos que saber como fazer e conhecer as vantagens da previdência privada é tão importante, até mesmo para começar a planejar o seu futuro com antecedência, para colher lá na frente os frutos do seu investimento hoje.

Então, se você não quer fazer parte do time dos aposentados que passam por dificuldades e precisam ficar tirando empréstimos para viver com dignidade, continue conosco e saiba os benefícios de contratar um plano de previdência!

Vantagens da previdência privada que poucos conhecem

Pensando em custo-benefício em longo prazo, a previdência privada é atualmente a forma mais inteligente de pensar a aposentadoria.

Além disso, os planos são adequados para cada estágio da vida e podem ser contratados de acordo com suas condições financeiras atuais, podendo ser iniciado em qualquer idade.

E, para lhe provar que isso é verdade, trouxemos no tema de hoje 8 maravilhosas vantagens da previdência privada, para que você não perca mais tempo da sua vida sem investir no seu futuro! Vamos conferir?!

A contribuição da previdência privada não é obrigatória

Sabemos que ao longo da vida, muitos imprevistos financeiros surgem, comprometendo o orçamento familiar, não é mesmo?

Então, se por acaso você ficar desempregado, por exemplo, e não tiver como pagar a previdência complementar, não tem problema.

Assim como o pagamento da previdência social não é contínuo (somente quando se está trabalhando de carteira assinada, por exemplo), a privada também tem essa flexibilidade.

A grande vantagem, porém é que no plano de previdência privada você é quem irá tomar essa decisão. Sendo assim, se você precisar, pode pausar os depósitos temporariamente e voltar quando sua situação financeira melhorar.

Permite resgate total ou parcial

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a previdência privada resgate antecipado. Bom, se essa é uma dúvida sua também, saiba que você pode resgatar o valor obtido com os juros, sem reduzir o saldo.

Além dessa alternativa, é possível optar por um valor maior, esgotando o dinheiro aplicado ou ainda solicitar o resgate do valor total, corrigido, ao fim do período.

O plano de previdência privada permite portabilidade

Você pode pesquisar meses afins sobre qual é o melhor plano de previdência privada, mas isso é muito variável e ao longo dos anos pode achar que não é mais interessante continuar no plano atual.

Por isso, saiba que um dos benefícios é justamente a portabilidade do seu plano para outra instituição, que esteja oferecendo melhores condições.

Dessa maneira, é possível trocar de fundo investidor e até mesmo de gestor e o melhor, sem perder o cálculo de tempo para o IR.

Sendo assim, se você não estiver mais satisfeito com seu banco ou seguradora contratada, basta solicitar a portabilidade gratuita.

Essa previdência oferece opções com benefício fiscal

Dependendo do plano de previdência privada escolhido, é possível deduzir o valor de até 12% da renda bruta anual no imposto de renda.

Na prática, no momento do resgate, o valor do imposto incide sobre o montante acumulado (rendimentos e contribuições) e não somente sobre os lucros.

Basicamente, isso significa que você pagará menos imposto de renda e receberá uma maior restituição. Perfeito, não é mesmo?!

Os planos de previdência possuem diferentes modelos

Assim como em qualquer outro tipo de investimento, você poderá optar pela aplicação que for mais adequada ao seu perfil. Por exemplo, se você tem um perfil mais conservador, poderá escolher um plano com produtos de menor risco.

Já se o seu perfil é mais arrojado, existem planos de previdência que mesclam produtos financeiros de maior risco e claro, maior rentabilidade.

Ausência do recolhimento do IR por meio do come-cotas

Entender como funciona a previdência privada é fundamental para escolher o melhor plano, mas também para perceber as vantagens de cada um.

Assim, um dos principais diferenciais dos fundos previdenciários para os demais fundos de investimento tradicionais é com relação às vantagens tributárias.

Resumidamente, a previdência complementar não sofre o chamado efeito “come-cotas”, que é um IR semestral calculado sobre os rendimentos do fundo de investimento.

Isso acontece primeiramente, porque não estamos falando de um investimento de renda fixa e também devido a que a tributação ocorre somente na hora do resgate.

Dessa forma, você evita de pagar esse imposto de renda antecipado, o que é ótimo para a rentabilidade da sua aplicação.

Possibilidade de livre indicação de beneficiários

Se por acaso o titular do plano de aposentadoria privada vir a falecer, todos os valores investidos são repassados a família ou ao beneficiário titular.

Isso ocorre porque esses planos trazem como vantagem a possibilidade do titular nomear seus beneficiários e até mesmo quanto cada um poderá receber sobre o valor total acumulado até sua morte.

Além disso, nesses casos não é preciso à tramitação do recurso em inventário, o que facilita em muito o planejamento sucessório, já que não é necessário esperar a partilha dos bens.

Pagamento do Imposto de Renda somente no momento do resgate

Por fim, mas não menos importante, temos a vantagem da redução da alíquota do IR para o percentual de 10%.
Porém, para isso ocorrer é preciso que o titular tenha feito a opção pela tabela regressiva e após completar 10 anos de aplicação.

Além de tudo isso, estamos falando de um investimento seguro e bem rentável, visto que normalmente os rendimentos são bem superiores à inflação.

E claro, não podemos deixar de mencionar que você quem irá decidir o tipo de resgate que deseja, ou seja, se fará o saque do valor total ou receberá uma renda mensal temporária ou vitalícia.

Conclusão

Então, esperamos ter lhe mostrado com essas vantagens que a previdência privada vale a pena sim, especialmente se você pesar as questões fiscais no investimento.

Por isso, comece a pensar no seu futuro com carinho, afinal, será nessa idade que você mais precisará de dinheiro e menos terá, pois não terá mais emprego e surgirão muitos gastos característicos dessa idade, como plano de saúde, seguro e medicamentos!