Buscando Cartão

0%

O brasileiro não tem um minuto de paz quando o assunto é os golpes envolvendo cartão de crédito… Agora, a “onda da vez” é o Prilex, um vírus que está clonando compras pagas com cartões.

Basicamente, trata-se de um golpe bem simples, onde o cliente passa o cartão na maquininha para pagar e aparece um “erro”, informando que será preciso inserir de novo a senha do cartão.

Com isso, infelizmente, você pode ter os dados do seu cartão de crédito roubados, o que é um prato cheio para a aplicação de golpes. Então, siga conosco e saiba como se proteger!

O que é o Prilex?

Prilex é um malware brasileiro, ou seja, um vírus criado aqui no Brasil em 2016, com o intuito de roubar os dados e clonar o cartão de crédito do usuário.

O alvo são cartões de crédito com chip, isto é, aqueles que permitem o pagamento por aproximação.

Prilex é o nome dado à organização criminosa que começou a aplicar esse tipo de golpe entre os consumidores brasileiros.

Como funciona o golpe do Prilex no cartão?

Esse tipo de golpe com cartão com chip é sofisticado, uma vez que os criminosos avaliam com cautela os estabelecimentos e alvos.

Na prática, após estudar o mercado, os golpistas entram em contato com o estabelecimento ou enviam um falso técnico para atualizar o sistema da maquininha de cartão usada no local.

Após acessar ao sistema da maquininha, os Prilex instalam um programa que permite o acesso livre e remoto, que é quando o vírus é instalado.

Depois da instalação, os golpistas passam a controlar todos os pagamentos realizados com cartões com chip naquela maquininha.

Visualmente o dono do estabelecimento não percebe mudanças, o que ocorre na prática é que quando o usuário vai informar a senha do cartão para aprovar a transação, o Prilex rouba os dados do cliente.

Os dados roubados são enviados diretamente para o computador em que o programa está instalado, ou seja, acesso a número, senha, CVV e até data de validade do seu cartão de crédito.

Atualmente, os golpistas não estão clonando o cartão, mas sim realizando compras duplicadas, a fim de despistar o usuário.

Assim, ao ver a sua fatura, irá aparecer 2x a mesma compra realizada naquele estabelecimento, onde uma é autêntica e a outra é feita na maquininha fantasma.

Como identificar e se proteger do golpe do Prilex?

Conforme mencionamos, é difícil identificar que seja um golpe, pois no primeiro momento a maioria dos clientes acredita ser uma falha na maquininha.

De modo geral, o alerta é para quando a maquininha avisar que deu erro ao colocar a senha, pois isso é incomum.

Para se proteger, o ideal é sempre ficar atento na fatura do seu cartão de crédito, pois assim que a compra for feita duplicada, será possível pedir o estorno e até mesmo o bloqueio do cartão.