Carregando

0%

O prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda está se aproximando e se você precisa declarar este ano, é bom não deixar para a última hora, pois pode ser que a Receita Federal não estenda o calendário, como fez em anos anteriores.

Para o Imposto de Renda 2023, a Receita Federal liberou o acesso dos contribuintes ao programa para fazer a declaração um mês antes do tradicional e é justamente por conta disso que você não pode deixar para entregar sua declaração no último dia.

Então, se você ainda não fez a sua declaração do Imposto de Renda, continue conosco e saiba mais sobre os prazos, até mesmo para evitar o pagamento de multas!

Qual o prazo para entregar o Imposto de Renda 2023?

O prazo para entrega do Imposto de Renda é definido todos os anos pela Receita Federal, órgão público responsável pela checagem de informações prestadas pelos contribuintes.

Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2023, referente ao ano-base de 2022, saiba que o prazo final está próximo.

Para este ano, a Receita Federal antecipou o prazo de entrega da declaração do imposto, no qual começou no dia 15 de março e finaliza em 31 de maio.

Por isso, se você faz parte dos mais de 15 milhões de brasileiros contribuintes que ainda não preencheram sua declaração do IR, saiba que ainda dá tempo.

O que acontece se atrasar ou não entregar a declaração do Imposto de Renda?

Se você atrasar ou não entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, poderá estar sujeito a algumas consequências. Confira!

  • Multa por atraso: Caso não entregue a declaração dentro do prazo, você estará sujeito ao pagamento de uma multa. A multa é calculada com base em um percentual do imposto devido, sendo de 1% ao mês ou fração sobre o valor do imposto devido, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% do imposto devido
  • Impedimentos e restrições: A falta de entrega da declaração do Imposto de Renda pode gerar impedimentos e restrições em diversas situações. Por exemplo, você pode ter problemas para obter empréstimos, financiamentos, participar de concorrências públicas, tirar ou renovar passaporte, entre outras situações em que seja exigida a regularidade fiscal
  • Lançamento de ofício: Caso você não entregue a declaração dentro do prazo e a Receita Federal tenha conhecimento de suas obrigações, ela poderá fazer o lançamento de ofício, que consiste em uma declaração feita pelo Fisco com base em informações disponíveis, estimando os seus rendimentos e despesas. Nesse caso, você terá que retificar essa declaração para corrigir eventuais erros ou inconsistências

É importante ressaltar que, mesmo que você esteja obrigado a entregar a declaração de Imposto de Renda, se não tiver imposto a pagar, você pode entregá-la sem sofrer multa.

Por tudo isso, é fundamental cumprir as obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos para evitar problemas futuros com o fisco.

Recomenda-se buscar orientação junto à Receita Federal ou um profissional da área contábil para esclarecer eventuais dúvidas e garantir o cumprimento correto das obrigações tributárias.

Fique de olho nos lotes de restituição do IR 2023

Uma das maiores vantagens de entregar a declaração do Imposto de Renda mais cedo é poder ter acesso à restituição (quando houver despesas dedutíveis) nos primeiros lotes.

Inclusive, para este ano algumas mudanças foram anunciadas nesse sentido, como a prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda para os contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida e para aqueles que optaram pelo saque por Pix.

Confira a seguir as datas de pagamentos dos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda de 2023:

  • 1° lote: 31 de maio
  • 2° lote: 30 de junho
  • 3° lote: 31 de julho
  • 4° lote: 31 de agosto
  • 5° lote: 29 de setembro