Cargando

0%

Não só a economia brasileira, mas grande parte dos outros países têm seus preços afetados pela cotação do dólar, pois essa é a moeda mais utilizada nas transações financeiras ao redor do mundo. Mas, em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia, inflação subindo, Selic em 11,75%, preços aumentando… Porque o dólar está barato?

Se você não está atento aos noticiários ou não anda fazendo compras com seu cartão de crédito internacional, saiba que sim, o preço do dólar baixou. Mas, qual a razão para esse comportamento sendo que tudo está aumentando?

Bom, se você está curioso sobre o assunto, quer saber como fazer uma renda extra comprando e vendendo dólar ou até mesmo economizar em suas compras internacionais, continue conosco que vamos te explicar tudo sobre o assunto!

Afinal, por que o dólar está barato?

A cotação do dólar estava em alta há muito tempo, principalmente depois da pandemia, que influenciou diretamente a economia mundial. Contudo, no dia 23 de março o preço do dólar fechou nas casas de câmbio em R$4,84, que é sua menor cotação nos últimos dois anos.

Dessa forma, a dúvida que fica é: “Por que a moeda dos EUA (principal potência do mundo) está em queda em relação ao real?” Nós vamos te dar quatro motivos para isso!

1 – Taxas de juros altíssimas

A Selic foi reajustada recentemente e aumentou de novo. Quando a taxa Selic sob, o rendimento dos investimentos em renda fixa no Brasil aumenta.

Mas, aí é que está o “segredo”… Não são só os brasileiros que aproveitam dessa maior remuneração, pois esse tipo de investimento também se torna atrativo para os investidores estrangeiros.

Assim, com mais investidores de fora aplicando dinheiro em ativos brasileiros, mais dólares acabam entrando em circulação na nossa economia.

Como sabemos, o preço de qualquer coisa no mercado varia em função da lei da oferta e demanda e sendo assim, com mais dólares no Brasil (maior a demanda), menor sua cotação (preço cai em função da menor oferta).

2 – Bolsa de valores descontada

A Bolsa de Valores Brasileira, conhecida popularmente como B3, passou por uma sequência de quedas nos ativos negociados.

Isso fez com que o preço das ações na B3 ficasse mais barato aos olhos dos investidores estrangeiros, o que também leva a uma menor cotação do dólar.

3 – Alta das commodities

Principalmente em decorrência dos conflitos devastadores que estão acontecendo no território ucraniano e a posição de muitas empresas fecharem seus negócios na Rússia em forma de protesto, o preço das commodities subiu.

Leia mais:

As commodities são partes fundamentais do mercado, pois são os insumos que abastecem o mercado mundial, como petróleo, fertilizantes, alimentos, enfim.

Assim, com a alta nos valores das commodities, são beneficiados países exportadores desses itens, como é o caso do Brasil, ou seja, negociamos mais, injetamos mais dólar na economia e fazemos com que sua cotação diminua frente a nossa moeda.

4 – Fluxo de estrangeiros pela guerra entre Rússia e Ucrânia

Por fim, para saber o porque o preço do dólar está barato, podemos dizer que há influência também do aumento de estrangeiros em nosso país.

As sanções impostas à Rússia após o início do conflito com os ucranianos fizeram com que os investidores buscassem outros países emergentes.

Neste cenário, o Brasil, assim como outros países da América Latina, se tornou bastante atrativo para os estrangeiros.

E como é de se imaginar, com mais estrangeiros no país, mais dólar circulando em nossa economia e consequentemente ele se desvaloriza frente a nossa moeda.

Conclusão

Então, deu para entender um pouco mais sobre porque o dólar está barato? Inclusive, os especialistas financeiros acreditam que a cotação vá baixar ainda mais.

Por isso, esse é um ótimo momento para você economizar em suas compras no exterior ou até mesmo pensar em investimentos em dólar, visto que você está aplicando seu dinheiro com a cotação na baixa e poderá multiplicá-lo quando a cotação voltar a subir!