Cargando

0%

Muitas vezes as empresas que nós trabalhamos nos pedem para abrir uma conta em um banco específico. E é bem comum que as pessoas abram e comecem a usar a conta normalmente. Até encontrarem um banco mais atrativo, pelo menos. É nessa hora que surge uma dúvida: será que é possível fazer a portabilidade de salário devendo o banco?

Se você está passando por isso, vai gostar de saber que permanecer no mesmo banco escolhido pelo seu empregador não é algo obrigatório. Então, se você quer saber como fazer a portabilidade de salário devendo o banco, continue lendo que encontrará todas as informações que precisa!

O que é a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é uma oportunidade de transferir automaticamente o que você recebe do seu emprego para outro.

Para isso funcionar, a sua conta precisa ser a conta salário e o banco que você deseja transferir o dinheiro precisa ser outro tipo de conta.

Com essa opção, as pessoas não precisam mais sacar o dinheiro para fazer o depósito em outro banco, nem fazer uma TED que pode ser cobrada.

E também te dá a opção de não precisar fazer uma outra conta corrente no banco que o seu empregador pediu, que vai te cobrar várias taxas por um serviço que você talvez nem use de verdade.

A conta salário, na verdade, só tem o pacote básico de saques e transferências limitadas, mas em compensação não tem nenhuma tarifa para manter a conta.

Assim o seu dinheiro não precisa ficar dividido entre vários bancos e você pode concentrar tudo em uma conta só para poder administrar suas finanças melhor.

A portabilidade serve para que o empregado possa usar uma conta do banco que seja da sua preferência e o empregador também remunere pelo banco que já tem o contrato.

É uma forma de os dois não abrirem mão daquilo que preferem, pois o pagamento vai continuar sendo pela instituição da empresa.

O valor é transferido de uma conta para a outra sem que o titular pague taxas, então é algo que não vai gerar problemas no seu emprego.

Pode fazer a portabilidade de salário devendo o banco?

É possível sim fazer a portabilidade do salário devendo ao banco, porque, como a gente falou, nenhuma instituição pode te obrigar a permanecer nela só porque o seu empregador escolheu.

Então caso queira, você pode receber o seu depósito salarial na sua nova instituição escolhida e todo o processo de pagamento vai continuar sendo feito pelo banco escolhido pelo seu empregador.

Mas, mesmo assim você vai ter que honrar todos os pagamentos do seu banco antigo. E ele poderá atrelar a sua conta salário o débito automático da dívida através de um contrato.

Nesse caso, o banco antigo vai descontar as parcelas antes de fazer a portabilidade do seu salário para o novo banco. Mas isso só acontece com a sua devida autorização.

Para fazer a portabilidade do salário devendo ao banco, você deve entrar em contato com o seu banco original para solicitar que a nova instituição faça o intermédio dessa transferência.

Também não esqueça de informar o RH da sua empresa, para que não haja nenhum erro.

O pedido pode ser processado em até 10 dias úteis e depois de aprovado o seu salário será transferido para a nova conta.

Só lembre de considerar as taxas e os benefícios do seu banco novo, para saber que a troca é uma boa escolha.

Vantagens de fazer a portabilidade bancária

Convenhamos que nem sempre o banco parceiro do empregador é um que seria a nossa primeira opção, não é?

Nem sempre ele oferece as melhores taxas e serviços, então a portabilidade é uma boa solução para quem já tem outro banco que considera melhor e quer centralizar toda a sua renda nele.

Além disso, quem opta por fazer a portabilidade devendo ao banco pode:

  • Escolher contas com melhores valores de taxas e anuidades
  • Ter benefícios que não existiam no banco antigo, como cartão internacional, um limite maior e cashback
  • Ter mais oportunidades de investimento, que podem fazer o seu dinheiro render mais
  • Menos preocupação porque não vai precisar fazer a transferência já que ela será automática
  • Ter a chance de fazer um empréstimo com a nova instituição

Para realmente encontrar esses benefícios, você precisa analisar muito bem os bancos que vai escolher.

Assim você consegue garantir que não está trocando o banco antigo por um igual, e sim por um melhor e com mais benefícios.

Você também consegue fazer a portabilidade de crédito, ou seja, transferir sua dívida para a nova instituição.

Se ela tiver melhores condições, por exemplo, você consegue negociar com o banco para que a sua dívida seja quitada pela instituição financeira da portabilidade.

Fazendo isso você consegue ter novas taxas e um novo prazo para pagamento da dívida, então pode ser uma boa vantagem.

Tudo isso vai ser feito entre as próprias instituições, então você só precisa fazer a solicitação e aprovar o processo.

Fazer a portabilidade do salário devendo ao banco pode te trazer mais benefícios!

Agora que você sabe que isso é possível, você pode fazer a portabilidade do salário devendo ao banco e ter mais benefícios, como cartões internacionais, mais limite e taxas de manutenção menores. Não há nenhuma regra que te impeça de realizar essa mudança de conta, então não se preocupe.

Entre em contato com o banco novo e o antigo para agilizar esse processo, assim que tudo for confirmado pelas instituições a transferência será feita de modo automático e você terá uma preocupação a menos quando você receber o seu salário. Então, se você encontrou um banco melhor, não hesite em pedir!