Carregando

0%

Seja por distração, bug no aplicativo ou por um golpe, não estamos livres de fazer um Pix errado, não é mesmo? Mas, nessas situações, é possível recuperar o dinheiro enviado por engano no Pix? Se sim, como fazer na prática? É isso que vamos te explicar neste guia exclusivo.

Continue a leitura e saiba mais sobre os seus direitos caso tenha enviado no dinheiro no Pix errado, bem como o passo a passo de como recuperar seu dinheiro, ou seja, reverter a transação! Vamos conferir?!

Dá para recuperar dinheiro enviado no Pix errado?

Eis a dúvida de milhões! O Pix é atualmente a segunda forma de pagamento mais utilizada no mundo, perdendo apenas para as transações com cartão de débito.

Mas, com a correria do dia a dia ou até mesmo por ser vítima de um golpe financeiro, pode acontecer de enviar um Pix errado, concorda?

Entretanto, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central ainda não possui uma regra fixa para a devolução de dinheiro nesses casos e também não é possível cancelar o Pix enviado.

Por isso, pode ser muito mais burocrático e demorado tentar reaver o dinheiro enviado por engano via Pix, mas saiba que dá para fazer.

O prazo para recuperar um Pix errado é de até 90 dias, sendo o ideal entrar em contato com o recebedor ou com o banco o mais rápido possível.

Via regra geral, é possível recuperar o Pix que foi feito para uma conta errada ou quando você tiver sofrido um golpe.

Quanto tempo leva para recuperar um Pix?

O tempo que leva para recuperar um Pix errado depende da situação. Se você fez um Pix errado para uma pessoa conhecida, o processo pode ser rápido, pois a pessoa provavelmente devolverá o dinheiro sem problemas.

Já se você fez um Pix errado para uma pessoa desconhecida, o processo pode levar mais tempo, pois precisará encontrar o recebedor e solicitar a devolução do valor.

No caso de um golpe, o processo pode levar meses, pois o Banco Central precisa analisar o caso para confirmar que houve um golpe.

Formas de recuperar seu dinheiro em caso de Pix errado

A praticidade e rapidez do Pix o tornam uma opção ideal para uma variedade de transações, mas também estamos suscetíveis cometer um erro ao realizar o pagamento.

Por isso, vamos mostrar com detalhes o que você pode fazer para tentar recuperar seu dinheiro caso tenha enviado de forma errada no Pix, confira!

Como recuperar um Pix para uma pessoa conhecida?

Se fez um Pix errado para uma pessoa conhecida, a solução mais simples é entrar em contato com ela e solicitar a devolução do valor.

Na maioria dos casos, como vocês já se conhecem, a pessoa (tendo boa fé) provavelmente devolverá o dinheiro sem problemas.

Para entrar em contato com a pessoa, você pode usar as informações que estão no comprovante do Pix, como nome, e-mail ou telefone. Se você não conseguir encontrar a pessoa, você pode tentar procurá-la em redes sociais ou outros canais online.

Como recuperar um Pix para uma pessoa desconhecida?

Se você fez um Pix errado para uma pessoa desconhecida, a situação pode ser um pouco mais complicada, mas calma, pois tem solução.

Nesse caso, você pode tentar entrar em contato com o recebedor por meio do aplicativo de pagamentos que você usou para fazer o Pix.

Algumas contas digitais permitem que você entre em contato com o recebedor diretamente pelo aplicativo. Se o aplicativo não permitir isso, você pode tentar encontrar o recebedor nas redes sociais ou em outros canais online.

Como recuperar um Pix que foi para um golpe?

Se você fez um Pix errado para um golpe, você pode tentar recuperar seu dinheiro usando o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O MED é uma ferramenta que foi criada pelo Banco Central exclusivamente para ajudar as pessoas que caíram em casos de Pix fraudulentos.

Para usar o MED, você deve entrar em contato com seu banco e informar que foi vítima de um golpe. O banco irá analisar o seu caso e, se for confirmado que houve fraude, o dinheiro será bloqueado na conta do golpista e devolvido para você.

Se o MED não for suficiente para recuperar seu dinheiro, você pode abrir um boletim de ocorrência, que é o documento oficial que registra o crime de apropriação indébita.

Com o boletim de ocorrência, você poderá entrar com uma ação judicial contra o recebedor. É muito mais demorado, mas é a única solução.

Conclusão

Se você fez um Pix errado, não precisa se desesperar, pois agora já viu que existem algumas maneiras de recuperar seu dinheiro, certo?

Mas, como já diz aquele velho ditado: “O seguro morreu de velho”, o ideal é que você se previna, pois dá menos dor de cabeça.

Por isso, a melhor maneira de evitar problemas com Pix é tomar medidas de prevenção, ou seja, antes de fazer uma transferência, certifique-se de que está enviando o dinheiro para a pessoa ou empresa correta e jamais forneça seus dados pessoais ou bancários para pessoas desconhecidas!