O Pix do Banco Central foi uma verdadeira novidade no mercado brasileiro, não é atoa que é a principal forma de pagamento entre os brasileiros hoje em dia. Mas, o que muitos usuários não sabem é que é possível fazer o agendamento de Pix.

Esse novo recurso permite que você agende com segurança, zero taxas e muita praticidade um pagamento via Pix, ou seja, enviar dinheiro ou pagar contas mesmo estando offline.

Gostou? Quer saber se vale a pena e como fazer o Pix agendado? Continue conosco que vamos te dar todos os detalhes!

O que é e como funciona o agendamento de Pix?

Trata-se de mais um recurso do Pix para seus usuários, assim como o Pix Parcelado, Pix Saque e Pix Troco. Na prática, o Pix Agendado funciona de forma semelhante ao Pix feito na hora, porém, a diferença é que você tem a liberdade para programar a transferência para outro dia.

Dessa forma, mesmo que você não esteja conectado à internet, consegue pagar contas e mandar dinheiro para outras pessoas, assim como funciona o débito automático, por exemplo.

Quando cai o Pix agendado?

Não há um horário padrão para que a transferencia do Pix agendado caia na conta da outra pessoa ou empresa, mas, via regra geral, o valor costuma ser creditado nas primeiras horas do dia.

Basicamente, o horário irá variar conforme o seu banco. Em muitos casos, o valor cai na conta na mesma hora que o agendamento foi realizado, enquanto que em outros é feito já na parte da manhã.

Como saber se o Pix caiu?

Mesmo sendo uma transferência agendada de forma automática, é sempre importante conferir para ter 100% de certeza que deu tudo certo, concorda?

Pode acontecer de você achar que tem saldo suficiente e chegar na hora do pagamento e não ter, fazendo com que o banco cancele o agendamento do Pix.

Assim, para saber se o Pix realmente caiu é só conferir seu extrato bancário, pois mostrará as últimas transferências efetuadas.

Porque agendar um Pix?

Existem muitas vantagens de programar o Pix, como:

  • Organizar suas contas
  • Não pagar juros e multa por atraso no pagamento
  • É um serviço 100% gratuito
  • Pode ser cancelado antes da data
  • Não é preciso ter cartão de crédito, apenas saldo em conta

Além disso, você ganha em praticidade e segurança, pois o Pix agendado é tão seguro quanto qualquer outra forma de pagamento, como TED e DOC, por exemplo.

Passo a passo para fazer o agendamento do Pix

  1. Abra o aplicativo do seu banco
  2. Vá até a área do Pix na sua conta no app
  3. Insira o valor do Pix, seguido da chave Pix do outro usuário ou faça a leitura do QR Code
  4. Escolha a opção “agendamento”
  5. Clique em “Pagar em”, seguido de “quando”
  6. Escolha e confirme a data
  7. Prontinho, seu Pix está agendado