Carregando
0%Você é funcionário público e está pensando em solicitar um empréstimo este ano? Bom, saiba que há uma nova margem do consignado para os servidores federais.
Agora, os funcionários públicos federais poderão solicitar um maior valor no crédito consignado devido à nova margem consignável aprovada ainda em dezembro por Bolsonaro (PL).
Quer saber qual é a margem do empréstimo consignado para servidor público federal em 2023? Continue conosco que vamos te dar todos os detalhes!
O que é a margem do crédito consignado?
O crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo mais baratas do mercado, pois as taxas de juros ficam entre 20% e 30% ao ano.
Além disso, geralmente, é um empréstimo fácil e rápido de conseguir, pois a análise de crédito é simplificada, já que o salário ou benefício é deixado como garantia de pagamento.
Mas, calma, pois a margem do consignado existe justamente para ajudar você a não comprometer suas finanças ou se superendividar.
Na prática, a margem consignável é a porcentagem do seu salário ou benefício do INSS que pode ser comprometida no pagamento das parcelas de um empréstimo ou faturas do cartão de crédito.
Assim, desde 2003, através da Lei n° 10.820, o Governo Federal estipula o valor máximo que o servidor público, aposentado ou pensionista do INSS, militar ou trabalhador CLT pode usar do seu salário para pagar crédito consignado contratado, sem comprometer sua saúde financeira.
Governo Federal libera nova margem do consignado para servidores federais
Para 2023, a margem do consignado para servidores federais passou de 35% para 45%, ou seja, aumentou 10%.
Assim, quem é funcionário público federal poderá descontar no máximo 45% do seu salário mensal para o crédito consignado.
A nova margem do consignado para servidores federais (SIAPE) foi aprovada no dia 28 de dezembro pelo até então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Do percentual de 45%, vale frisar que 40% é destinado ao pagamento em folha de empréstimos consignados e 5% para a amortização de faturas ou saques no cartão de crédito consignado.