Carregando

0%

NIT, NIS, PIS e PASEP podem até ser siglas semelhantes, mas na verdade nenhuma delas quer dizer a mesma coisa. As funções são semelhantes, mas apresentam características um pouco diferentes umas das outras.

Essas pequenas diferenças fazem com que seja importante que você conheça as diferenças entre NIT, NIS, PIS e PASEP. Por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais sobre isso e como elas são aplicadas na prática!

Quais as diferenças entre as siglas NIT, NIS, PIS e PASEP?

O fato é que para entender as diferenças entre cada um desses elementos é necessário conhecer um pouco mais sobre eles.

À primeira vista, é fácil confundir NIT com NIS ou chamar de PIS/PASEP como se fosse apenas uma coisa. Mas, as pequenas diferenças podem fazer uma grande mudança até mesmo em seus pagamentos.

A seguir mostraremos com mais detalhes o que cada um desses termos significa. Pode aproveitar para verificar melhor algumas informações que lhe foram passadas, evitando assim o erro.

O que é NIT?

Você pode conhecer o Número de Identificação do Trabalhador. Ele é responsável por oferecer para algumas pessoas a possibilidade de ser identificado com maior facilidade pelo Governo Federal ou estadual.

Entretanto, apenas é utilizado para aquelas pessoas que nunca tiveram um vínculo empregatício com carteira assinada, o que ainda acontece atualmente, visto que o número de profissionais autônomos tem aumentado bastante.

A partir desse número é que os trabalhadores autônomos conseguem contribuir para o INSS e garantir uma boa aposentadoria no futuro. Claro, é fundamental que confira as regras da aposentadoria antes de escolher contribuir dessa forma.

O que é NIS?

O NIS, por sua vez, parece bastante com o NIT por conta da sigla, entretanto ele é bem diferente em significado. Isso porque ele é relacionado a algo mais social.

O nome completo para a sigla é: Número de Identificação Social. Conhecendo esse número você pode ter diversas vantagens, como os diversos benefícios sociais do Governo Federal.

Os mais comuns são o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Porém, esses são apenas alguns exemplos básicos, pois o real motivo da existência desse número é a quantidade de informações que ele pode oferecer para outras situações.

Assim o governo consegue identificar com maior facilidade alguns fatores relacionados à sua realidade financeira. Dependendo da situação do seu estado é possível conseguir até o dinheiro em caso de situações mais graves.

O que é PIS?

O Programa de Integração Social foi criado no Brasil em 1970. Diferente dos que muito pensam, o funcionário não deve pagar nada relacionado a esse programa.

É necessário apenas que a empresa deposite algum valor de forma mensal em uma conta diretamente ligada ao funcionário.

Leia mais: Como consultar o número do PIS pelo CPF

Todos esses valores vão direto para o fundo de amparo para o trabalhador. Esse é o responsável por pagar auxílios que ajudem o trabalhador em determinados momentos, como no caso de demissões, em que o auxílio desemprego é oferecido para determinado funcionário.

Também há outros benefícios como o abono salarial. Esse é ótimo para que o trabalhador tenha um valor extra ao longo dos anos. Isso é amparado pelo programa de integração social.

O que é PASEP?

Na mesma época do surgimento do PIS também surgiu o Pasep. O Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público

Ou seja, diferente do PIS ele é responsável por cuidar dos servidores públicos, com regras bem direcionadas para esse público.

Leia mais: 3 opções de saque liberados pela Caixa para o Pasep

Sim, sabemos que ambos são mencionados de forma conjunta. Entretanto, é errado pensar neles com a mesma coisa, pois possuem funções bem diferentes e regras bem específicas.

E você também pode receber abono salarial a cada ano a partir dessa identificação. Vejas as regras para recebimentos, assim não acabaram errando.

NIT, NIS, PIS e PASEP: você pode aproveitar eles!

Com toda certeza um ponto positivo de possuir acesso a esses programas é a possibilidade de ganhar um dinheiro extra e vale destacar que todo trabalhador de empresa pública ou privada tem acesso ao NIT, NIS, PIS e PASEP.

E isso é ótimo para que você consiga maiores vantagens no mercado e até mesmo desenvolver seu próprio negócio a partir disso.

Na verdade, todo brasileiro possui esses números a partir do momento em que cria seus primeiros documentos. No entanto, nem sempre eles são utilizados a princípio, pois ainda não há vínculo empregatício ou necessidade de pagar um valor por conta de questões sociais!