Carregando
0%Você sabia que os bancos têm uma lista de nomes de pessoas que eles não querem mais se relacionar? Pois é, e não é diferente com o Santander.
Cartão de crédito
Santander Free
- Sem anuidade
- Fácil aprovação
Cada um de nós tem uma nota interna dentro dessas instituições, apesar deles nunca admitirem. E é por isso que nem todo mundo já ouviu falar da lista negativa do Santander, por exemplo.
Elas na verdade são uma forma de identificar clientes que não vão trazer muitos benefícios. Por isso, se você quer saber como funciona a lista negativa do Santander para poder evitar do seu nome cair nela, ou em qualquer outra de outro banco, continue lendo que aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre elas. Vamos lá?
O que é a lista negativa do Santander?
Bem, apesar de não ser muito falada, a lista negativa do Santander e de outros bancos nada mais é do que uma análise se você é um cliente que vale a pena ou não.
Por exemplo, antes de fechar o contrato com você, os bancos vão fazer uma análise para saber se está tudo regular com o seu nome, se você tem alguma dívida que não pagou, entre outras coisas.
Na teoria, era apenas para conseguir ver qual o melhor valor de crédito que podem te oferecer. Mas na prática, as coisas podem ser um pouco diferentes.
Inclusive, pode ser que o banco chegue até a negar a abertura da conta corrente, se ele considerar que você é um cliente que pode dar prejuízo para ele, o que pode ser comum para quem usa muito o cartão de crédito.
E, apesar de isso não ser algo legal, não tem como negar que existe. É claro que o banco não tem a obrigação de dar crédito para qualquer pessoa, mas ele não pode discriminar e proibir ninguém de nada.
Então, se você não quiser entrar para a lista negativa do Santander ou de qualquer outro banco, fique ligado. Ainda mais porque sair dela também pode não ser fácil.
Além de precisar de um bom gerente para te ajudar, você ainda vai ter que dar um jeito de comprovar que não vai ter mais nenhum problema financeiro.
É delicado, mas como o Santander tem cartões de crédito muito bons, é comum que várias pessoas queiram fazer um. Por isso, já fique atento a isso, caso você tente se cadastrar no banco mas esteja tendo dificuldades.
Como funciona o rating do Santander?
Um ponto importante para evitar cair na lista negativa do Santander é conseguir ter uma boa posição no rating do banco.
E ele faz isso pra saber se você é um bom candidato para ter o cartão de crédito deles. Então, depois de observar seus costumes financeiros, vai te dar uma nota de 0 a 10. Sendo a partir de 7, uma boa nota.
Além disso, ele também te dá pontos de crédito vendo se você costuma atrasar ou não as suas contas. Para isso, ele vai se basear em como você faz as suas compras, se você tem dívidas ou algum empréstimo.
Quanto maior ele for, mais fácil você vai conseguir ter linhas de crédito. E, você pode conferir o seu direto do app do banco, na opção “Santander On” e depois “Meu momento”.
Como saber se estou na lista negra do Santander?
Então, se você pensou em migrar para o Santander mas está tendo dificuldades, vale a pena tentar descobrir se está na lista negativa do Santander.
Não só o Santander, como todos os bancos, são obrigados a dar acesso ao Registrato da Bacen. Então, você vai poder conferir se seu nome está lá através dele.
Para fazer isso, você pode entrar no app do banco e procurar pela área do Registrato Banco Central.
Quando você fizer isso, vai se cadastrar e liberar o PIN de acesso para poder entrar no site do Banco Central.
É lá que você vai conseguir consultar se o seu nome está na lista negativa do Santander, depois que fizer o seu credenciamento.
Quanto tempo o Santander suja o nome?
Se você encontrou o seu nome na lista negativa do Santander, provavelmente é porque o banco mandou o seu nome para lá por causa de alguma inadimplência.
Geralmente, se você está devendo ao banco, tem 10 dias para resolver o seu problema depois que for avisado da sua dívida, limpando o seu nome. O ideal é resolver o quanto antes, para não dar nem chance de o seu nome ficar negativado.
O que acontece se ficar devendo o Santander?
Bem, além de ficar negativado e não conseguir boas opções de empréstimos no futuro em qualquer outro lugar, ficar devendo o banco vai colocar seu nome direto na lista negativa do Santander.
Sem contar que o Santander pode te cobrar o valor com juros altos, que só vão crescer enquanto o pagamento ficar atrasado.
Também pode acabar perdendo o bem que você financiou, caso seja o caso. Já que na maioria dessas situações, ele é vendido para pagar a dívida do empréstimo.
Então, o ideal mesmo é quitar esse valor o quanto antes, para evitar cair na lista negativa do Santander.
Você pode tentar negociar o valor, para conseguir uma condição de pagamento que caiba no seu orçamento.
Então, quer fugir da lista negativa do Santander?
É só tentar manter sua vida financeira mais organizada, para evitar dívidas ou algum problema com o banco.
Afinal, apesar de não ser uma prática legal, a gente sabe que a lista negativa do Santander e de outros bancos existe. Então por que não evitar, né?
Por isso, tentar controlar os seus gastos é muito importante para garantir que tudo vai funcionar da maneira correta, sem que você saia prejudicado.
Assim você vai conseguir se manter longe da lista negativa do Santander e ainda aproveitar as melhores opções de crédito para você!