Carregando

0%

Você já ouviu falar que uma “dívida caduca”? Apesar de ser um termo falado com frequência, muita gente não sabe o real significado disso e acaba acreditando em histórias um tanto fantasiosas. 

Neste guia vamos te ajudar a entender mais sobre o processo de “esquecimento” das dívidas, pois mesmo depois de 5 anos essa pendência pode continuar gerando sérias complicações na sua vida financeira e no seu score de crédito. Vamos conferir?!

A dívida caduca de verdade?

Depois de 5 anos uma dívida realmente caduca! Esse é o prazo máximo que as instituições financeiras têm para deixar seu nome sujo. Até lá são oferecidas diversas ofertas para a quitação do seu débito.

Depois desse período seu CPF deixa de ter restrições novamente, mas veja bem porque não conseguir crédito no mercado ainda é algo possível, ok? Lembre-se que seu histórico vai muito além disso.

Entretanto, caso você não tenha dinheiro você pode deixar a dívida prosseguir até um momento em que consiga realizar uma negociação. E, apesar de depois de 5 anos sua dívida “acabar”, recomendamos que pague ela.

Isso porque ela não para de existir, apenas não restringe mais o seu nome. E essa é uma das grandes falácias com relação ao crédito. A dívida persiste e o mais interessante é que seja paga!

Qual a diferença entre dívida caducar e prescrever?

Se você já ouviu falar desses 2 termos com certeza deve ter dúvidas quanto a sua lógica. Bem, primeiramente caducar tem relação direta com o seu crédito parar de ser cobrado judicialmente.

Prescrever tem uma significa bem semelhante também. Entretanto, quando essa situação ocorre, o banco não pode sequer cobrar. Assim, ela realmente desaparece de vez, mas não é tão comum acontecer.

Entretanto, vale destacar que uma dívida prescrita pode demorar bem mais para acontecer. Geralmente há um prazo de até 10 anos para isso. 

Apesar de que dívidas comuns como impostos, financiamentos e planos de saúde prescrevem em apenas 5 anos.

Em ambos os casos, a melhor opção é sempre pagar antes. Veja a seguir algumas formas de negociar para evitar problemas no futuro!

Como renegociar dívida antes de caducar?

Realmente essa pode ser uma questão interessante para tratar. Uma pessoa que busca ter um cuidado com sua relação no mercado precisa saber o que fazer antes da dívida caducar. E sim, a melhor opção é realizar o pagamento.

Há diversas formas de fazer isso, mesmo para pessoas que ganham pouco. Isso porque há diversas formas de pagamento, principalmente se entrar em contato com seu banco. 

Em todo caso, as que recomendamos são:

  • Realizar uma análise financeira e pagar as parcelas que estão atrasadas;
  • Entrar em contato com o banco para propor uma solução;
  • Solicitar um empréstimo para pagamento da dívida;
  • Trocar a dívida com outro banco, no caso dos cartões de crédito.

Somente essas ações já são suficientes para muitas pessoas. São bem simples de realizar e ao mesmo tempo resolvem o problema. Assim, antes da sua dívida caducar você já pagou tudo!

A dívida caduca depois de 5 anos e isso pode ser tempo demais para sua relação financeira com o mercado. 

As consequências disso podem durar por muito mais tempo, então preste muita atenção em suas ações.

Dívida com banco caduca?

Sim! As únicas dívidas que não caducam são as contas de consumo. Os bancos também possuem um prazo de até 5 anos para realizar a cobrança, deixando seu nome negativado no SPC.

Depois disso, o cliente deve ter seu nome retirado desses locais. Caso isso não aconteça, essa pessoa pode até mesmo entrar com alguma ação judicial contra a empresa. Como é algo previsto em lei, deve ser seguido com o máximo de precaução.

Durante esse período, pode ter certeza que receberá diversas propostas de bancos, e recomendamos que as aceite, ok? Essa é a melhor maneira de evitar uma dor de cabeça maior.

A sua dívida com o banco precisa de o máximo de atenção durante esse período. Tente resolver ela o quanto antes porque com certeza é algo que vale a pena! 

Quanto tempo o nome pode ficar no Cadin?

No Cadin o funcionamento é o mesmo! Seu nome não pode ficar mais de 5 anos na empresa. E isso se relaciona diretamente com tudo que falamos aqui. 

Lembre-se que a dívida caduca após esse mesmo período, por isso o Cadin precisa retirar seu nome logo depois desse período.

Se você realmente não tem como pagar os valores, pode deixar a dívida caducar e depois tentar realizar o pagamento. 

Entretanto, saiba que durante esse período a empresa vai oferecer diversas ofertas incríveis para que você consiga pagar. Precisa ter o máximo de atenção nisso, ok? Aproveite as oportunidades!