Carregando

0%

Nos últimos dias começou a circular na internet uma notícia sobre o fim do saque aniversário do FGTS, mas será que é fato ou fake?

Bom, sabemos que a atual gestão não está satisfeita com essa modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), implementada durante o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Por isso, se você faz parte dos milhões de brasileiros que tem saldo na conta do fundo e está apto ao saque no mês de aniversário, continue conosco e saiba se vai realmente acabar!

Notícias sobre o fim do saque aniversário do FGTS

O Governo Federal, liderado pelo presidente Lula (PT), tem comunicado em entrevistas recentes a insatisfação e vontade de pôr fim à modalidade de saque-aniversário do FGTS.

A modalidade foi criada em 2019 (Lei 13.932/19), na qual permite que trabalhador realize o saque de parte do dinheiro depositado na sua conta do FGTS, uma vez ao ano, especificamente no mês de seu aniversário.

Os valores que ficam entre R$50 e R$2.900,00 ajudaram milhões de brasileiros em momentos de sufoco financeiro, principalmente durante a pandemia, onde muitos estavam desempregados ou com a renda mensal reduzida.

Contudo, março pode ser a última data para sacar parte do fundo, visto que o governo pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS.

Reunião para decidir sobre o fim do saque aniversário do FGTS

Estava marcada uma reunião nesta terça-feira (21) para decidir sobre a suspensão do saque-aniversário do FGTS.

Entretanto, a reunião com o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) foi adiada para o final do mês, devido a que o governo não teria nomeado a tempo os membros do conselho.

O CCFGTS será composto por 12 membros, subdivididos entre representantes do próprio governo, empresas e trabalhadores.

Mas, será que o Conselho Curador vai votar pelo fim do saque aniversário do FGTS? Bom, é bem provável, considerando que das 12 cadeiras, o Governo Federal tem 6 delas.

Das 6 cadeiras de direito do governo, a única ocupada até o momento é a do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que é a favor da decisão de acabar com o saque aniversário.

Segundo o governo, a modalidade não condiz com o objetivo do FGTS, ou seja, se as pessoas estão sacando o dinheiro da conta, não estão guardando o valor para momentos de emergência ou usos mais produtivos, como ao se aposentar ou usar no financiamento da casa própria.

Então, por enquanto, até o resultado da reunião, o saque-aniversário continua sendo pago normalmente. Confira a seguir o calendário de pagamento para 2023!