Carregando

0%

Se você faz investimentos em renda fixa ou variável ou está pensando em começar neste mercado, saber escolher a corretora de valores é o primeiro grande passo, afinal, será ela que administrará seus recursos.

E, embora existam milhares de anúncios por aí com sugestões de corretoras para começar a investir dinheiro, saiba que é preciso ficar atento, não só na questão de segurança quanto para evitar perder dinheiro, principalmente com taxas desnecessárias.

Por isso, para lhe ajudar nessa missão, preparamos este guia rápido com seis pontos que devem ser analisados com atenção antes de você tomar sua decisão sobre a corretora ideal! Vamos conferir?!

6 pontos a avaliar antes de escolher a corretora de investimentos ideal para você

1 – Reputação da corretora de valores

Para escolher a corretora de valores ideal, ou seja, que mais combina com o seu perfil e que irá lhe proporcionar rentabilidade e baixo risco, é primordial conhecer a sua reputação no mercado.

Assim, a primeira grande dica é fazer uma pesquisa das principais corretoras de investimento e avaliar qual é a credibilidade dessas entre os especialistas financeiros.

Em meio à tanta opção, é importante saber filtrar, isto é, primeiro faça uma lista com as corretoras mais mencionadas no mercado.

A partir desta lista, comece a pesquisar e avaliar as particularidades de cada uma, principalmente o que diz respeito à confiança entre os investidores, ou seja, quais são as mais recomendadas e que transmitem segurança.

Por fim, para lhe ajudar nesse primeiro ponto, você pode avaliar melhor a reputação de uma corretora de valores através do site do Tesouro Direto ou no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

2 – Representatividade da corretora no mercado

Se certificando que as opções escolhidas são sérias, autorizadas e transmitem confiança para lidar com seu dinheiro, é preciso avaliar a representatividade no mercado.

Assim, antes de escolher a corretora de valores para você, avalie critérios como:

  • Atendimento
  • Diferenciais
  • Opções de investimentos
  • Preço

3 – Taxas praticadas

Se você cumpriu as duas primeiras dicas acima, então já tem metade do caminho para escolher uma boa corretora de valores.

Então, o próximo critério a avaliar são os preços praticados. Mas, atenção, pois uma corretora barata não quer dizer que é a melhor ou mais vantajosa, até mesmo porque quanto menor o custo, menos a corretora tem a lhe oferecer.

Sendo assim, tenha em mente que o custo da corretagem nunca deve ser o principal ponto que você deve levar em conta.

É importante avaliar todo o contexto, ou seja, quais são os serviços e investimentos oferecidos e quais taxas são cobradas por isso.

As principais taxas cobradas pelas corretoras de investimento são:

  • Taxa de corretagem: valor referente à cobrança realizada para fazer os investimentos. Geralmente, essa taxa é fixa ou cobrada sobre uma porcentagem do todo, o que depende do tipo de investimento
  • Taxa de custódia: taxa cobrada para que seu dinheiro fique na corretora. Normalmente, essa cobrança é feita todos os meses, mas saiba que hoje em dia existem corretoras que zeram essa taxa para o investidor

Além disso, é necessário prestar atenção às corretoras que cobram por um depósito mínimo ao serem contratadas.

De modo geral, as corretoras de valores que cobram um valor de depósito maior, podem não ser vantajosas para os investidores iniciantes.

4 – Opções de investimentos oferecidos pela corretora

Na hora de escolher a corretora de valores, o ideal é pensar em uma que tenha bastantes opções de investimentos a lhe oferecer.

Quanto maior a versatilidade da corretora, mais você pode diversificar a sua carteira de ativos, o que pode aumentar sua rentabilidade ao longo do tempo.

Então, além dos outros fatores, dê preferência a uma corretora de valores com mais opções entre renda fixa e variável, como investimento no Tesouro Direto, Debêntures, Ações e etc.

5 – Atendimento ao cliente oferecido

A grande maioria dos investidores só terá contato com a corretora via telefone ou de forma remota no atendimento online.

Por isso, escolher uma corretora de valores com excelente atendimento é fundamental, tanto para você ter o suporte que precisa quanto para tornar as coisas mais simples e rápidas.

6 – Desconto inicial dado pela corretora de valores

Ganhar desconto é sempre bom, concorda? Mas, não se deixe enganar pelo bolso… Muitas corretoras ofertam descontos exclusivos nas primeiras operações, mas deixam a desejar depois.

Então, não pense só nos descontos e sim na qualidade do serviço como um todo, pois se esse não for bom, a economia só vai lhe trazer problemas futuros.

Conclusão

Prontinho, chegamos ao fim do nosso guia com dicas do que é preciso avaliar para escolher uma corretora de valores confiável, séria, competente e que ofereça um bom atendimento e serviço.

Esperamos que após essas dicas fique mais fácil para você na hora de decidir qual será a corretora que cuidará de seus investimentos!