Carregando

0%

Você já parou para pensar sobre as diferenças entre as transações Pix, TED e DOC? Bom, embora o Pix seja a forma de pagamento mais utilizada no Brasil atualmente, ainda assim há muitas vantagens em enviar e receber dinheiro por TED e DOC.

De modo geral, todas são transações bancárias online que oferecem igual segurança e praticidade. Contudo, na prática, pode ser que uma dessasformas de pagamento seja mais vantajosa para você.

Então, se você está curioso(a) para saber qual é o método de pagamento mais indicado para o seu perfil e quando vale a pena fazer um ou outro, continue conosco, pois neste guia exclusivo vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto!

Diferenças entre Pix, TED e DOC

Embora o DOC, a TED e o Pix tenham em comum a finalidade de realizar transferências financeiras entre contas bancárias, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, existem distinções significativas na forma como esses três métodos são utilizados. Confira a seguir as principais!

Taxas do Pix, TED e DOC

Uma das principais diferenças está relacionada à cobrança de taxas pelo serviço. Enquanto o DOC e a TED costumam envolver o pagamento de tarifas bancárias (principalmente quando o envio de dinheiro não é para o mesmo banco).

Contudo, o grande diferencial e talvez o que fez o Pix se tornar o favorito dos brasileiros é justamente a sua gratuidade, pois a maioria dos bancos não cobra taxa no Pix, exceto alguns nas transações entre empresas.

Limite de transação no Pix, TED e DOC

Outro aspecto em que esses tipos de transações se distinguem é nos limites de transação, ou seja, quanto o cliente pode enviar da sua conta para outra.

O DOC e a TED normalmente têm limites estabelecidos pelas instituições financeiras, o que pode afetar o valor máximo que pode ser transferido em uma única transação.

Já o Pix, em geral, possui limites mais flexíveis e permite transações de valores mais elevados. Inclusive, para evitar os golpes financeiros, a maioria dos aplicativos de contas digitais já possui a funcionalidade de estabelecer limites para o Pix, especialmente durante as transações noturnas.

Horário da transferência do Pix, TED e DOC

O horário em que essas transações podem ser efetivadas também varia. O DOC e a TED estão sujeitos aos horários de funcionamento dos bancos, ou seja, geralmente estão disponíveis apenas durante o expediente bancário.

Já o Pix, por sua natureza digital, permite transações a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

Tempo de processamento da transferência

Mais uma grande e importante diferença entre esses métodos de pagamento é no tempo de processamento da transação, a famosa compensação bancária.

Enquanto o DOC pode levar até um dia útil para ser efetivado, a TED costuma ser processada em tempo real, no mesmo dia.

O Pix, além de ser uma transação grátis, também tem como característica a rapidez, sendo comum que a transferência seja concluída em questão de segundos.

Então, qual é o melhor tipo de transferência?

Quando pensamos em dinheiro, nunca haverá uma resposta definitiva e isso se aplica também a escolha do melhor tipo de transferência bancária.

De forma geral, depende das necessidades e preferências individuais de cada pessoa, pois cada método tem suas vantagens e desvantagens.

O DOC pode ser uma opção adequada para transferências de menor valor e quando não há necessidade de agilidade na transação. No entanto, é importante levar em consideração que o processamento pode levar até um dia útil.

A TED é ideal para transferências de valor mais elevado e que precisam ser realizadas de forma rápida, já que costuma ser processada em tempo real. No entanto, pode envolver taxas bancárias, e o horário de funcionamento dos bancos pode ser uma limitação.

O Pix se destaca pela sua velocidade, permitindo transações em segundos, e muitas instituições oferecem esse serviço gratuitamente. Além disso, o Pix está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. É uma opção conveniente e ágil, especialmente para transações instantâneas.

Portanto, a melhor escolha dependerá exclusivamente de você, que deve pesar na balança o que for melhor para a sua necessidade e bolso.

Isso significa que na hora de realizar o pagamento você deve pensar em fatores como o valor da transferência, a velocidade desejada, a disponibilidade horária e a preferência pessoal em relação à cobrança de taxas!