Carregando

0%

O Pix é o método de pagamento prefiro dos brasileiros, seja para pagar contas e compras, transferir dinheiro para outras pessoas ou até mesmo fazer o saque em caixas eletrônicos, através da função Pix Saque.

Mas, mesmo mais de 70% dos usuários sabendo que é possível ajustar os valores para usar, uma pesquisa do C6 Bank revelou que apenas 47% sabe como configurar os limites do Pix.

Estabelecer valores mínimos e máximos para usar no seu Pix é uma medida de segurança, principalmente nas transações à noite, já que muitos golpistas estão usando o sistema de pagamentos instantâneo e gratuito do Banco Central para aplicar golpes.

Por isso, o Portal Finança preparou este guia completo com um passo a passo simples para você aprender como configurar os limites do seu Pix. vamos conferir?!

Porque é importante saber como configurar os limites do Pix?

Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank e o Ipec (Instituto de Pesquisas Cananéia) mostrou que somente 47% dos brasileiros que usam o Pix no dia a dia configuraram valores para transferências.

Com relação aos prevenidos, 36% dos usuários de Pix já definiram novos valores para suas transferências, enquanto que 6% fizeram o ajuste para apenas um dos bancos que utilizam o sistema.

Mas, qual o problema disso? Bom, o Pix é um sistema de transferência de dinheiro imediata, ou seja, assim que você envia para outra conta, não é possível recuperar o valor.

Por essa facilidade, muitos criminosos estão se aproveitando dos usuários para praticar golpes, como sequestros exigindo pagamento via PIC, boletos falsos cobrando com Pix e etc.

Sendo assim, é muito importante que as pessoas saibam como configurar os limites do Pix, tanto durante o dia quanto nas transações noturnas.

Dessa forma, o usuário se protege contra golpes, já que não será possível enviar grandes quantias no dia a dia.

Além disso, estabelecer limites máximos também ajuda no controle financeiro, pois o usuário decide os valores que cabem em seu orçamento.

Passo a passo de como configurar os limites do Pix

O Banco Central definiu ano passado o limite de R$1 mil para transações via Pix no horário noturno, entre 20h e 6h.

No entanto, esse valor pode ser alterado pelo cliente, diretamente pelo aplicativo do banco que tem a chave Pix cadastrada.

Além disso, o usuário também pode configurar os limites do Pix noturno diretamente na sua agência bancária, se assim preferir.

Veja abaixo como configurar os limites do seu Pix pelo app, que é a forma mais rápida e prática!

  • Acesse o aplicativo do banco em que seu Pix está cadastrado
  • Faça login na sua conta
  • Na área do Pix, clique na opção “Gerenciar meu limites”, “Personalizar limites PIC” ou “Alterar meus limites Pix”
  • A ideia é colocar o menor valor possível, conforme sua faixa de gastos

Lembrando que, mesmo colocando um valor baixo para fazer Pix à noite, por exemplo, dá para enviar mais, basta liberar o contato no seu app.

Sempre pensando que por mais que o uso do Pix seja seguro (todas as transações são criptografadas), a dica é cuidar com quem você esta compartilhando suas chaves Pix, para evitar golpes.

Então, gostou de saber como configurar os limites do Pix? Essa é uma ação necessária!