Buscando Cartão

0%

O cartão, quando usado com sabedoria, pode se tornar um poderoso aliado no dia a dia, facilitando compras, gerando renda extra e até mesmo te ajudando a construir um histórico de crédito positivo (aumentar o score)

No entanto, para muitos brasileiros, ainda é um mistério saber usar o cartão de crédito corretamente, visto que a grande maioria tem um descontrole na fatura, gerando uma bola de neve de dívidas e comprometendo seriamente a saúde financeira.

Pensando nisso, neste guia completo vamos te apresentar algumas dicas para usar o cartão de crédito com responsabilidade, evitando as dívidas e aproveitando melhor seus benefícios!

Como usar o cartão de crédito corretamente?

Não tem uma “receita de bolo” para usar o cartão de crédito e não se endividar. Mas, podemos evitar muitos problemas futuros com planejamento financeiro.

Por isso, separamos as principais dicas que podem lhe ajudar a entender essa forma de pagamento como aliada no seu orçamento. Confira!

  1. Defina um orçamento e controle seus gastos

O primeiro passo para um uso consciente do cartão de crédito é ter um controle rígido de seus gastos. Crie um orçamento mensal, definindo um valor máximo para gastar com o cartão. 

Especialistas financeiros recomendam que, por mais que você tenha um alto limite de crédito liberado, o ideal seja usar, no máximo, 30% dele no mês, para não comprometer seu salário somente com a fatura do cartão de crédito.

Além disso, anote todas as suas compras, incluindo valor, data e local, para ter uma visão completa de como você está utilizando seu crédito.

  1. Pague a fatura em dia

Parece uma dica boba, mas atender ao prazo de pagamento da fatura do cartão é crucial para evitar juros altos e multas, que podem aumentar significativamente sua dívida. 

Então, para configure um lembrete no seu celular ou agenda para não esquecer a data de vencimento da sua fatura mensal do cartão. 

Se possível, programe o débito automático da fatura na sua conta corrente para garantir o pagamento em dia. Inclusive, muitos bancos já oferecem essa facilidade.

  1. Considere cartões com mais vantagens

Com milhares de opções de cartões de crédito disponíveis para solicitação, inclusive pela internet, você pode escolher o melhor.

A dica é buscar o melhor custo-benefício. Então, dê preferência para cartões sem anuidade e que tenham mais vantagens em compras.

Existem cartões de crédito com cashback em dinheiro, com pontuação em cada compra, com descontos de até 60% em marcas parceiras, que oferecem serviços e assistências gratuitas, enfim.

  1. Utilize o cartão apenas para compras essenciais

Priorize o uso do cartão de crédito para compras realmente essenciais, como supermercado, farmácia, contas de luz e água.

Evite usar o cartão para pagar dívidas antigas, pois isso pode te levar a um ciclo de endividamento sem fim e, como sabemos, os juros do crédito rotativo são os maiores do mercado.

  1. Mantenha o saldo controlado

A maioria dos cartões de crédito hoje em dia estão disponíveis no aplicativo do banco, que facilita a gestão, pois em poucos cliques e pelo celular, é possível ver o valor da fatura, o dia de fechamento da mesma e até solicitar o cancelamento e estorno de compras que não foram feitas por você.

Além disso, nunca utilize todo o limite disponível do seu cartão. O ideal é manter o saldo devedor sempre em até 30% do limite total

Isso demonstra responsabilidade financeira e facilita a negociação de prazos de pagamento em caso de necessidade.

Vamos usar o cartão de crédito corretamente?

O cartão de crédito é uma ferramenta poderosa que, quando usada com responsabilidade, pode te trazer diversos benefícios e economia nas suas compras e pagamento.

Portanto, adote as dicas acima e se conscientize sobre seus gastos, pois assim estará no caminho certo para uma vida financeira mais tranquila e próspera!