Cargando
0%Só de pensar em ter que abrir uma conta em banco, a perna já chega a tremer, não é mesmo? Tem taxa de manutenção, alguns bancos cobram pelo extrato bancário e até mesmo para o cliente realizar saques em sua própria conta… Mas, saiba que com uma conta salário você se vê livre da maioria dessas taxas que pesam no bolso.
Sim, é isso mesmo que você leu! Embora os bancos não informem essa possibilidade aos clientes, é possível optar pela conta salário e assim economizar com todas essas tarifas bancárias.
Então, para proteger o seu dinheiro, preparamos este guia rápido com tudo o que você precisa sobre a conta salarial e como garantir a sua ainda hoje! Vamos conferir?!
O que é e como funciona a conta salário?
Finalmente conseguiu uma vaga de trabalho/emprego e o RH da empresa solicitou seus documentos para abrir a sua conta no banco? É nesse momento que a famosa conta salarial entra em ação na sua vida!
A conta salarial é uma conta bancária diferente, mas que em geral funciona igual a qualquer outra conta em banco.
Basicamente, trata-se de uma conta exclusiva para quem precisa receber um salário, alguma remuneração mensal ou até mesmo um benefício, como a aposentadoria.
Esse tipo de conta bancária foi criada para que os trabalhadores, beneficiários do INSS e profissionais autônomos tenham mais economia e praticidade na hora de receber seu dinheiro, pagar suas contas e movimentar seu dinheiro ao longo do mês.
Seu grande diferencial é que a conta salarial é isenta de algumas tarifas, como a taxa de manutenção. Contudo, tem serviços limitados.
Mas, atenção, não é porque você trabalha em regime CLT que a sua conta bancária seja uma conta salário…
Devido às limitações, hoje em dia muitos empregadores optam por abrir contas digitais a seus funcionários, que são isentas de taxas, mas dão mais liberdade ao cliente.
Diferenças entre conta salarial e conta corrente
Como mencionamos, o funcionamento desses dois tipos de contas bancárias é bem similar. Veja a seguir algumas características!
- Cartão de crédito ou cheque especial: conta salário, geralmente, não tem cartão de crédito, apenas cartão de débito, bem como não há linha de crédito para cheque especial
- Menores tarifas: a conta salário é mais simples em comparação a conta corrente, basicamente servindo para você movimentar seu salário. Por isso, normalmente, as tarifas são menores e ela é isenta de taxa de manutenção
- Uso limitado aos serviços: na conta salarial o limite de valor para realizar pagamentos e saques é mais limitado, enquanto na conta corrente é mais livre
- Depósito em conta: em muitos casos, o único depósito que pode ser feito em uma conta salário é o do empregador ou INSS. Mas, é possível adicionar saldo a conta salário através de TED, DOC ou PIX
Grandes vantagens de ter uma conta salário
Se alguém abriu uma conta salarial para você, não crie um preconceito logo de imediato, pois saiba que existem bons motivos para você optar por usar somente ela.
Veja a seguir quais são as principais vantagens de ter uma conta salário:
- Não é cobrada taxa de manutenção
- O banco não faz uma análise de crédito em seu CPF para aprovar a abertura (em contas tradicionais, quem está com o nome sujo pode não conseguir abrir uma conta corrente em determinada instituição)
- Trata-se de uma conta bancária que não pode ser utilizada para penhora de bens e bloqueio das movimentações
Vale a pena ter uma conta salário?
A resposta para essa pergunta é depende! Por mais que seu empregador tenha aberto uma conta salário para você, saiba que é possível pedir a portabilidade de salário para outro tipo de conta bancária.
De modo geral, se você é o tipo de pessoa que movimenta bastante a sua conta, fazendo transferências, comprando com cartão de crédito, investindo seu dinheiro e etc., a conta salário não é muito indicada, pois ela te limita.
Contudo, se você tem conta no banco só para receber seu rendimento mensal, ou seja, não usa cartão de crédito habitualmente e prefere pagar com dinheiro em espécie, a conta salarial é ótima.
Mas, saiba que se a decisão de ter uma conta salarial for apenas pela isenção de taxas, há outras opções talvez até mais interessantes.
As contas digitais, por exemplo, oferecem os mesmos produtos e serviços que as contas correntes tradicionais, mas são isentas de taxa de manutenção, oferecem cartão de crédito sem anuidade, transferências ilimitadas e gratuitas e até mesmo rendimento do seu dinheiro só por estar ali.
Conclusão
Portanto, esperamos ter esclarecido para você mais sobre a conta salarial, que pode ser sim uma opção muito vantajosa para o seu bolso, depende do seu uso!
Mas, se não é o tipo de conta que atende às suas necessidades, saiba que você não precisa ficar preso a sua. É possível solicitar a portabilidade de salário sem custo algum para outro tipo de conta em banco.