Carregando

0%

Janeiro e fevereiro são dois meses muito ansiados pelos brasileiros, porém, de muitos gastos também, visto que as férias, normalmente, geram um desequilíbrio nas finanças. Contudo, se você aproveita esse período em ambiente praiano, saiba que conhecendo as dicas de como economizar na praia é possível curtir sem que as despesas fujam do controle.

Sim, é isso mesmo que você leu, dá para você e sua família aproveitarem de grandes momentos de lazer na areia, sol e mar sem ficar com a carteira vazia ou entrar o mês seguinte no vermelho.

Então, se no calor a sua diversão favorita é a praia, continue conosco que vamos te mostrar como aproveitar sem perder o controle financeiro, basta seguir as nossas dicas de ouro! Vamos nessa?!

5 dicas de como economizar na praia

Para aproveitar as férias sem preocupações, independente do local escolhido, saiba que o segredo é ter organização, planejamento financeiro e muita disciplina, visto que esse é o tipo de despesa que geralmente foge do controle, principalmente nos pequenos gastos.

Por isso, para tirar o máximo de proveito na praia e ainda assim manter seu saldo bancário positivo, veja as dicas de economia que separamos para você!

1 – Tenha um limite de gastos

A primeira grande dica de como economizar na praia é literalmente saber o quanto você pode gastar, ou seja, quanto do seu salário está disponível para passeios, gastos com alimentação, compras e etc.

Se você não faz a mínima ideia de qual é o seu limite de gastos, faça um balanço do quanto tem na conta e quanto sai com despesas fixas. O que sobrar é o que você pode gastar sem preocupação.

2 – Economize na alimentação

Na praia tudo é bem mais caro que no supermercado, por exemplo. Por isso, a dica para gastar menos dinheiro é levar a sua própria comida e bebida durante os passeios.

Por exemplo, ao invés de ir a um quiosque lanchar ou comprar picolés e bebida de vendedores ambulantes, que tal levar de casa em um cooler?

Assim, você economiza cerca de 40% somente nos gastos com alimentação, visto que comprando no mercado e já levando pronto é muito mais barato.

E no caso de se dar ao luxo de sair para um restaurante à noite, por exemplo, pesquise as opções antes e tente economizar ao máximo, ou seja, não precisa pedir tudo ou o mais caro do cardápio.

É muito bom sair e aproveitar as férias com tudo o que temos direito, mas saiba que o bom senso sempre manda, pois a fatura do cartão de crédito vem no próximo mês e precisará ser paga, lembre-se disso.

3 – Vá preparado para à praia

Tudo que você puder economizar na praia com certeza fará grande diferença em seu bolso. Por isso, a nossa terceira dica é levar seus itens ao invés de alugar ou comprar na praia.

Por exemplo, leve seu guarda-sol, cadeira, protetor solar, comida e bebida de casa, para evitar ter que gastar no local, pois estará com um preço bem mais caro.

4 – Procure dividir os gastos

Uma das melhores dicas de como economizar na praia é se adaptar ao modelo colaborativo, ou seja, procure aproveitar e gastar em grupo, pois assim o valor da despesa fica menor, uma vez que os gastos são divididos.

Por exemplo, tente dividir o quarto de hotel ou a casa alugada com mais pessoas, vá de carona aos passeios, enfim, tente diluir os gastos, pois assim todos saem ganhando.

5 – Economize na gasolina

Se a conta de luz está cara, saiba que o preço da gasolina também não fica muito atrás. Por isso, para economizar na praia, saiba que uma das dicas é procurar formas alternativas e econômicas para se deslocar.

Inclusive, durante as férias, o próprio ambiente estimula a ficarmos menos dependentes do carro, não é mesmo?

Então, una o útil ao agradável e procure caminhar mais e usar mais a bicicleta, principalmente nos passeios e locais mais próximos.

Contudo, onde não for possível se deslocar de tal forma, a dica é tentar usar o transporte público ou até mesmo utilizar aplicativos de transporte particular compartilhados, como apps de caronas.

Quanto de dinheiro levar para a praia?

Agora que você já conhece as principais dicas para economizar na praia, saiba que levar a quantia exata também pode ajudar a gastar menos.

O ideal, segundo os bons mandamentos da educação financeira, é sempre usar a regra dos 50-15-35 em sua vida financeira.

Nesse modelo, significa que 35% do seu salário mensal pode ser usado para as despesas com lazer, como é o caso dos gastos na praia.

Contudo, como essa regra não se aplica a todos os orçamentos brasileiros, saiba que a quantia ideal para levar a praia pode variar conforme:

  • Destino escolhido
  • Estilo de passeio desejado (algo mais simples ou mais luxuoso)
  • Número de pessoas que estarão com você
  • Se é só adultos ou têm crianças junto
  • Tempo que ficará no destino escolhido

Baseado nisso e na sua situação financeira, veja o que é melhor para as suas finanças, ou seja, gaste sem se endividar.

Como levar dinheiro para a praia?

Quando vamos à praia, uma das maiores preocupações é como levar os itens básicos, como chaves, documentos e até mesmo a carteira.

Por essa razão, saiba que além de se preocupar em como economizar na praia, saiba que é preciso pensar em como levará seu dinheiro ou cartão de débito ou crédito.

A dica que damos é sempre priorizar os pagamentos digitais, visto que pelo celular você tem acesso a mais formas de pagamento, como o app do banco e as carteiras digitais, o PIX, seu cartão de crédito, enfim.

Entretanto, caso no destino escolhido o sinal internet não pegue tão bem e assim fique complicado pagar tudo pelo celular, recomendamos o uso do dinheiro em espécie mesmo.

Inclusive, umas das dicas para economizar na praia é tentar evitar ao máximo andar com dinheiro, pois quando sacamos o valor, a tendência é gastar mais, devido a maior facilidade no pagamento.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe como economizar na praia, certo? Saiba que é possível sim aproveitar muito (mesmo tempo pouco dinheiro), basta saber administrar e controlar o seu dinheiro!