Buscando Cartão
0%O cartão de crédito é a segunda forma de pagamento mais utilizada entre os brasileiros, ficando atrás somente para o uso do dinheiro em espécie. Entretanto, nem todo mundo que usa esse recurso entende sobre ele, principalmente com relação às taxas e diferenciais oferecidos.
O que faz os cartões de crédito ser um sucesso entre os consumidores é a “falsa” sensação de poder aquisitivo, pois ao parcelarmos o pagamento, estamos comprando mesmo sem ter dinheiro à vista, não é mesmo?
E ao contrário do que muitos pensam, o cartão na função crédito pode sim ser um excelente aliado nas finanças, desde que usado com planejamento.
Caso contrário, o que era para ser solução se torna um problema, levando ao endividamento com a taxa de juros mais elevada do mercado brasileiro, que são os terríveis juros do crédito rotativo do cartão.
Por isso, para que o cartão de crédito não se torne um vilão em sua vida financeira, nós do Site Portal Finança preparamos este guia completo e exclusivo para você entender tudo sobre esse meio de pagamento! Vamos nessa?!
Afinal, o que é um cartão de crédito?
O cartão de crédito se trata de um “empréstimo”, um meio de pagamento, no qual é possível pagar à vista (1x no cartão) ou parcelado (mais de 1x).
O diferencial de um cartão com função crédito é que não estamos utilizando dinheiro em conta para pagar a compra, como ocorre no cartão de débito, e sim um limite disponibilizado pelo banco emissor.
Via regra geral, os cartões de crédito são aceitos como forma de pagamento em estabelecimentos comerciais físicos e lojas online, seja na compra de produtos, serviços ou bens, basta que a empresa tenha uma maquininha de cartão que aceite a bandeira do seu cartão.
Com relação ao valor da transação financeira, como mencionado, pagamos com um “limite pré-aprovado”, que na data de vencimento da fatura do cartão de crédito serão cobrados os gastos do mês.
Características físicas de um cartão de crédito
Sabendo o que é um cartão de crédito, é importante saber reconhecê-lo, visto que existem algumas diferenças quando comparado aos cartões de débito.
Confira a seguir as principais características dos cartões de crédito:
- A grande maioria é feito de material plástico e em sua frente e/ou verso podem vir as seguintes informações impressas:
- Numeração do cartão
- Nome do titular
- Data de validade do cartão
- CVV (Numeração de segurança)
- Logo do banco ou financeira emissor
- Bandeira do cartão
- Itens de segurança (holograma e outros sinais)
- Chip ou Tarja magnética
Como funciona um cartão de crédito?
O funcionamento de um cartão com essa função é muito simples e mais fácil do que imaginamos. Resumidamente, o cartão de crédito é um produto que está associado a uma instituição bancária ou financeira, chamado de emissor.
É o emissor do cartão quem tem a responsabilidade de “substituir” o dinheiro pelo limite de crédito na hora de realizar o pagamento da compra.
Assim, ao pagar com o seu cartão, a maquininha reconhece o “saldo” e informa à bandeira do seu cartão que um novo valor virá na fatura mensal seguinte, se a compra estiver dentro do limite disponível.
É função da bandeira validar a transação, isto é, se comunicar com o emissor do cartão para saber se pode ou não aprovar o pagamento.
Tudo isso funciona por meio do limite de crédito disponível, que é pré-estabelecido pelo emissor durante a emissão do cartão, baseado na sua renda e seu histórico financeiro.
Limite disponível no cartão
Como mencionado acima, ao utilizar um cartão você não está propriamente lidando com dinheiro e sim com um limite de crédito, que varia de pessoa para pessoa, pois o banco determina o valor exato de acordo com o perfil de cada cliente.
Normalmente, as instituições bancárias e financeiras definem o limite de crédito baseado nos seguintes critérios:
- Renda mensal
- Capacidade para realizar os pagamentos das faturas
- Documentos pessoais
- Histórico financeiro e de relacionamento junto a outros bancos
- Consulta ao Serasa e SPC
- Análise da pontuação de crédito (score)
- Dívidas registradas em seu nome
- Grau de comprometimento da sua renda mensal (nível de endividamento)
Assim, o banco irá liberar o valor mais prudente para você, que, geralmente, fica em torno de 30% dos seus rendimentos mensais.
Nesse sentido, se no seu cartão há um limite de R$700,00 e você fez uma compra de R$400,00 em 3x, saiba que seu limite estará comprometido até pagar as próximas três faturas, mas à medida que vai quitando-as, o valor vai sendo restabelecido no seu limite.
Como descobrir o limite inicial do seu cartão
Basicamente, o limite de crédito inicial é informado a você assim que o banco emissor aprova o seu pedido e no momento que o cartão físico é entregue no seu endereço, juntamente com as instruções de desbloqueio do cartão de crédito.
Entretanto, saiba que é possível consultar o limite do seu cartão pelo próprio aplicativo do banco ou cartão, em caixas eletrônicos e até mesmo através do SAC do cartão (Central de Atendimento).
Como fazer para aumentar o limite do cartão de crédito?
Geralmente, o limite inicial concedido é baixo e vai aumentando conforme você vai mostrando ao emissor que é confiável, ou seja, que paga suas faturas sem atraso.
Mas, saiba que existem algumas dicas úteis de como deixar seu limite de crédito mais alto, como:
- Use mais o seu cartão (até para as compras do dia-a-dia)
- Mantenha seus dados e renda atualizados
- Procure não criar dívidas para não ficar com o nome negativado
- Movimente o saldo da sua conta bancária
Anuidade do cartão
Assim como há a taxa de manutenção na conta corrente, existem também cartões de crédito que cobram anuidade, isto é, uma taxa anual pelo uso desse recurso.
Geralmente, o valor da anuidade é dividido em 12 parcelas, que o titular vai pagando ao longo das faturas. O valor pode variar bastante de banco para banco e também está relacionado ao nível da bandeira.
Atualmente, os cartões de crédito básicos, com cobertura internacional, são isentos de anuidade, enquanto que cartões nível gold, platinum e black costumam cobrar essa taxa.
Mas, saiba que existem ótimas alternativas de cartão de crédito sem anuidade atualmente, principalmente os emitidos por bancos digitais, como é o caso do cartão Inter, BMG, Digio, Original, Neon, Next e etc.
Parcelamento da fatura do cartão de crédito
Hoje em dia é possível parcelar o débito da fatura do cartão e é uma das melhores soluções para quem não tem dinheiro para pagar todo o valor, pois os juros são menores.
Por isso, saiba que se você gastou mais do que podia e o dinheiro apertou no fim do mês, pode contar com o parcelamento para “aliviar” essa conta.
Mas, atenção, pois a opção de parcelamento da fatura do cartão de crédito só é permitida após um mês no crédito rotativo (pagamento mínimo da fatura).
Além disso, por mais que os juros do parcelamento sejam menores que o do crédito rotativo, ainda assim é uma taxa a ser considerada.
Segundo um levantamento feito pelo Banco Central, os juros médios para o parcelamento da fatura é de 168% ao ano, enquanto que para o rotativo é de 330% ao ano.
CVV do cartão de crédito
CVV é a abreviação da sigla “Card Verification Value”, que aqui no Brasil conhecemos como código de segurança do cartão.
Via regra geral, as bandeiras costumam informar o CVV por três dígitos, normalmente, localizado atrás do cartão de crédito.
Esse código CVV é muito importante, pois é ele quem diminui as chances de golpes financeiros, como caso tenha uma compra realizada indevidamente ou seu cartão clonado.
Ele serve para o uso do cartão nas compras online, pois para aprovar a transação o site precisa pedir o número CVV e esse deve coincidir com o que está registrado no seu cartão, caso contrário o pagamento não é aprovado.
Tipos de cartões de crédito
Atualmente, no mercado, existem diversas opções de cartões de crédito, para todos os públicos, desde o mais básico até o mais exclusivo.
Para conhecer todas as oportunidades que você pode ter em sua carteira, listaremos a seguir as principais modalidades de cartão de crédito oferecidas, seus diferenciais e benefícios. Confira!
Cartão de crédito pré-pago
Os cartões pré-pago funcionam como um cartão de crédito tradicional, ou seja, é possível comprar em lojas físicas e online, assinar serviços de assinatura e até mesmo sacar dinheiro no exterior em alguns casos.
Porém, a diferença está na forma de pagamento. Enquanto no cartão normal pagamos a fatura, no pré-pago é preciso carregar um valor antes de usar o cartão.
Cartão de crédito nacional
Esse é o tipo de cartão mais básico no mercado e, normalmente, não é cobrada anuidade. Como o nome sugere, com esse cartão só é possível comprar no Brasil.
Mas, não é porque ele tem apenas cobertura nacional que não seja completo, pois existem opções até mesmo com benefícios de acúmulo de pontos e milhas aéreas.
Cartão de crédito internacional
O cartão internacional funciona bem parecido com o nacional, porém a diferença é que a cobertura é internacional, ou seja, você pode comprar e sacar dinheiro no exterior também.
Cartão de crédito virtual
Esse tipo de cartão é específico para as compras feitas pela internet ou em aplicativos, como Uber, 99, Netflix, Amazon Prime, Spotify e etc.
Os cartões virtuais podem ser solicitados assim que o seu pedido for aprovado, até mesmo antes de o cartão físico ser entregue e ele serve para aumentar a sua segurança nas compras online, pois sua numeração muda a cada nova compra, diminuindo as chances de ter seu cartão clonado, por exemplo.
Cartão de crédito consignado
Esse é um cartão de crédito normal, mas com a diferença que só é emitido para o público consignado, ou seja, aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Outro diferencial desse tipo de cartão é quanto ao pagamento das faturas, onde o valor é descontado diretamente da folha de pagamento do titular e por isso tem juros mais baixos, pois é menor o risco de inadimplência.
Cartão de crédito para negativados
Sim, negativado também pode ter cartão de crédito, visto que algumas instituições oferecem essa opção através de cartões normais, pré-pagos ou consignados.
O cartão de crédito para quem está com o nome sujo ou com score baixo funciona como os cartões tradicionais, mas, normalmente, devido ao maior risco, o limite disponível é mais baixo.
Cartão de crédito de alta renda
O último tipo de cartão é o mais completo, normalmente, oferecido para um público mais exclusivo, de alta renda (acima de R$5 mil).
Geralmente, esse cartão cobra uma anuidade mais alta, mas conta com vantagens e benefícios diferenciados, como alto limite de crédito, assistências exclusivas, programa de milhas aéreas e muito mais.
O que dá para fazer com um cartão de crédito?
Agora que já conhece todos os tipos de cartões disponíveis, é importante saber o que pode ser feito com esse meio de pagamento, certo?
Por isso, para explorar um mundo de oportunidades, confira a seguir tudo o que você pode fazer com o seu cartão!
Pagamento de contas e boletos
Poucas pessoas sabem, mas dá para pagar boletos com o cartão de crédito e até mesmo contas básicas, como água, luz, telefone e internet.
O cartão PicPay é um ótimo exemplo disso, no qual permite que seus clientes parcelem em até 12x no cartão suas contas e boletos.
Contudo, é necessário ficar atento às taxas cobradas, pois a maioria dos cartões cobra por esse serviço, além da cobrança de IOF (Imposto para Operações Financeiras).
Saque em dinheiro
A grande maioria dos cartões hoje em dia oferecem a opção de sacar dinheiro por meio do limite de crédito no cartão.
Inclusive, alguns cartões contam com dois limites, um para compra e outro caso o cliente precise sacar dinheiro, como é o caso do cartão C&A.
E, sacar dinheiro com cartão de crédito é mais fácil do que você imagina, basta conferir se o seu cartão oferece essa vantagem e ir até o caixa eletrônico, normalmente na rede Banco24Horas.
Com relação ao pagamento do valor sacado, este pode ser pago à vista ou parcelado na(s) próxima(s) fatura(s).
Ah, e atenção às taxas cobradas, por esse serviço costuma custar entre R$5,00 e R$25,00, fora os juros que o cartão pode cobrar sobre o dinheiro pego emprestado.
Parcelamento de compras
Esse é o maior uso do cartão entre a população, ou seja, um meio de pagamento parcelado para a compra de serviços, bens e produtos.
Na prática, você divide o valor da compra em até x vezes (varia de cartão para cartão), diminuindo assim o impacto da compra no orçamento.
Assim, o valor das parcelas virá nas próximas faturas. Se você fez uma compra no valor de R$600,00 e parcelou em 10x, então nos próximos dez meses terá na fatura R$60,00 a pagar e assim sucessivamente.
Um excelente cartão para quem gosta de ter mais opções de parcelamento é o Ourocard Internacional, que é tripla função, ou seja, funciona para compras no débito, crédito e no crediário. Na opção crediário, esse cartão oferece um limite extra e podendo parcelar em até 48x em lojas parceiras.
Compras internacionais
Grande parte dos cartões de crédito no mercado atualmente oferece cobertura internacional, isto é, você pode comprar em lojas físicas ou online fora do Brasil.
Entre os consumidores brasileiros, o mais comum é realizar compras em sites importados, como AliExpress e Shopee, por exemplo.
Mas, atenção, se você for viajar para o exterior, é necessário habilitar a função de viagem no aplicativo do cartão ou junto ao banco emissor, para que seja liberada a cobertura internacional.
O que devemos prestar atenção nas compras internacionais é com relação aos valores convertidos, pois como a compra será paga em dólar, o valor varia conforme as taxas de câmbio, fora a cobrança de IOF.
Um ótimo cartão para comprar no exterior é o Nubank, pois ele não tem variação cambial do dólar nesses casos, uma vez que o Nubank trava o valor da transação na data do processamento da compra, para não se surpreender com a fatura depois.
Economia de dinheiro
Sim, dá para usar o cartão de crédito e ainda economizar e acredite ou não, receber parte do valor da compra em sua conta novamente.
É isso mesmo que você leu! Muitos cartões atualmente oferecem cashback, que pode vir como dinheiro na conta ou descontos para usar em lojas parceiras ou para abater no pagamento da fatura.
Um dos cartões de crédito com melhor cashback atualmente é o Mooba, que oferece até 26% do valor da compra em dinheiro na sua conta, para usar como quiser.
Como cancelar compras no cartão?
Sabendo onde é possível pagar e quais são as possibilidades que esse recurso tem a lhe oferecer, tenha em mente que é importante também saber como cancelar compras, caso precise.
Via regra geral, para cancelar uma compra no cartão de crédito só é necessário entrar em contato com o emissor, seja pelo próprio app ou número de telefone que aparece atrás do cartão.
Durante uma compra online ou em loja física, você enquanto consumidor tem direito a arrependimento de compra e assim, em até sete dias após a transação pode pedir o cancelamento.
No caso da compra vir com defeito ou não ser como estava no anúncio, saiba que dá também pedir o cancelamento e o reembolso do valor.
Geralmente, o processo é bem simples e rápido, no qual o estorno deve ser feito até nas próximas duas faturas do cartão.
Cartão de crédito adicional
Cerca de 90% dos cartões de crédito do mercado oferecem ao titular ao menos um cartão adicional, que é um cartão secundário, mas com as mesmas vantagens e benefícios do cartão titular.
A grande vantagem dos cartões adicionais é que o controle pode ser feito pelo próprio titular, visto que ambos compartilham o mesmo limite e todos os gastos vêm em uma única fatura.
Inclusive, em muitos cartões é o titular que define quanto de limite irá conceder a cada cartão adicional.
Mas, atenção, por mais que no cartão adicional esteja impresso o nome do “fulano”, o responsável pelo pagamento das faturas do titular.
Por isso a importância de só liberar cartão extra para pessoas de sua confiança, pois caso o adicional não faça o pagamento de seus gastos, a dívida fica no nome do cartão titular.
Na prática, a maioria dos bancos e financeiras liberam cartões adicionais para pessoas acima de 16 anos, isto é, a opção perfeita para dar aos filhos como mesada ao invés do dinheiro em si.
É importante salientar que para fazer um cartão de crédito adicional não é necessário ter nenhum grau de parentesco com o titular.
Funcionamento do cartão de crédito adicional
Os cartões adicionais podem ser solicitados sem muita burocracia, tanto pelo app do seu cartão ou banco quanto pelos canais de atendimento oficiais do emissor.
A grande vantagem é que o cartão adicional não precisa passar por análise de crédito e sendo assim, você pode solicitar até mesmo para quem está negativado ou sem renda fixa, já que o responsável pelo pagamento da fatura será o titular.
Atualmente, a maioria dos emissores de cartão não cobram tarifas para a emissão dos cartões adicionais e via regra geral, esses possuem as mesmas vantagens e benefícios do cartão titular, como anuidade grátis, por exemplo.
Como conseguir um cartão?
Pedir um cartão de crédito não é uma missão impossível, pois até mesmo quem está com nome sujo ou trabalha de forma autônoma tem ótimas opções.
Além disso, com o avanço da tecnologia, é possível solicitar praticamente qualquer cartão de crédito pela internet mesmo, sem a necessidade de ir pessoalmente até o emissor.
Inclusive, em muitos casos nem é necessário estar vinculado ao banco que emite o cartão, ou seja, não é preciso ter conta bancária para a aprovação.
O cartão Credicard é um belo exemplo disso, no qual basta o usuário baixar o app e fazer a solicitação do cartão de crédito, sem precisar criar conta digital.
Mas, fique de olho nas condições básicas para solicitar um cartão de crédito, pois a maioria das instituições exige que você seja maior de 18 ou 16 anos de idade (emancipado).
Além disso, outros critérios podem ser impostos, como a comprovação de renda e não ter restrições junto a órgãos como Serasa e SPC, mas não é uma regra.
Com relação aos documentos necessários para pedir cartão de crédito, basicamente é preciso:
- Documento com foto, como RG, carteira de trabalho ou CNH
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Comprovante de renda e residência atualizado (últimos 90 dias)
Como cancelar o cartão de crédito?
Por mais que seja um direito seu, saiba que pedir o cancelamento do cartão de crédito exige paciência, pois costuma ser um processo chato e demorado.
Mas, por quais motivos o usuário pode pedir para cancelar o cartão? Bom, saiba que, geralmente, é nas seguintes situações:
- Cartão não solicitado
- Está prejudicando o seu orçamento devido a fazer compras sem planejamento
- Tem muitas opções de cartões na sua carteira
- Aprovou outro cartão com mais vantagens e benefícios
- Não há uma boa assistência do emissor quando precisa
- Entre outros
Por isso, saiba que independentemente do motivo, é um direito seu cancelar o cartão e para isso, basta entrar em contato com o emissor, seja via app ou canal de atendimento.
Cartão de crédito personalizado
O cartão está tão presente na nossa vida hoje em dia que muitos usuários não querem mais o básico, ou seja, o design que todo mundo está usando…
Por isso, muitos emissores oferecem a opção de personalização, por meio do adesivo para cartão de crédito.
O cartão de crédito Trigg é uma das opções de mercado no qual o próprio banco já oferece diversas estampas personalizadas, desde personagens da DC Comics, como Batman e Coringa, até da série Friends.
Mas, atenção, pois por mais que seja uma prática permitida, é preciso contar com a ajuda de um profissional para isso.
Isso porque se o adesivo for aplicado de forma errada pode vir a invalidar o cartão, principalmente na hora do reconhecimento na maquininha, ou seja, você não vai conseguir comprar.
Qual é o melhor cartão de crédito do mercado?
Prontinho, agora você já sabe tudo o que precisa sobre um cartão de crédito! Mas, a pergunta que fica é: Qual é a opção perfeita para você?”
Bom, existem diversos cartões à nossa disposição e na hora de decidir sobre o melhor, é preciso avaliar muito bem uma série de fatores, para que encontre o cartão de crédito ideal para seu perfil.
Nós do Site Portal Finança temos uma ferramenta que em menos de 2 minutos você consegue ver quais são os cartões mais indicados para seu estilo de compras e seu perfil financeiro.
Por exemplo, com poucas perguntas o nosso recomendador de cartões lhe diz se o melhor para você é um cartão sem anuidade, se é preciso cobertura internacional, se terá programa de pontos, se oferece milhas, se tem cashback, enfim.
Então, para não perder a oportunidade de fazer o seu cartão de crédito ainda hoje, é só clicar no link abaixo para descobrir o que mais combina com você!