Buscando Cartão

0%

Comprou um produto pela internet e quando chegou não era aquilo que você estava esperando? Fez uma compra e logo após o pagamento começou a se arrepender? Bom, esse tipo de situação tem solução: Cancelamento e estorno, desde que a compra tenha sido paga com cartão de crédito ou de débito.

Você sabia dessa possibilidade? Sabe como pedir o cancelamento e o reembolso de uma compra feita online ou pelo telefone? O valor é pago via desconto na fatura ou em dinheiro na conta?

Para acabar com as dúvidas sobre o assunto, preparamos este guia rápido para você entender de uma vez por todas as diferenças e como funcionam os estornos e cancelamentos no cartão! Vamos conferir?!

Quais as diferenças entre estorno e cancelamento no cartão?

O cancelamento de compras é quando o cliente se arrepende e solicita a anulação da transação em seu cartão de crédito ou cartão de débito.

Com relação ao prazo para o cancelamento da compra no cartão, se a compra for feita em estabelecimento físico, o cliente deve solicitar a anulação logo após o pagamento. No caso de ser uma compra pela internet, o cancelamento pode ser feito antes mesmo da entrega ser feita.

A grande diferença do cancelamento para o estorno no cartão é que, normalmente, no primeiro caso o valor da compra pago à vista ou o saldo utilizado no parcelamento é devolvido a você em até 72 horas.

Isso porque como o cancelamento é feito muito mais rápido, quase que de forma imediata, muitas vezes, a compra nem chega a ser registrada no cartão e por isso a rapidez na devolução do dinheiro pago.

Já o estorno no cartão é a etapa posterior ao cancelamento da compra, ou seja, é solicitado quando o pagamento já foi aprovado e registrado no cartão.

Além disso, o prazo do estorno é diferente, pois o emissor do cartão tem até 60 dias para fazer o reembolso do valor pago, seja em dinheiro na conta (compras no cartão de débito) ou em abatimento do valor na fatura (compras pagas no cartão de crédito).

Quando é possível solicitar o cancelamento e estorno no cartão?

De modo geral, você pode solicitar o cancelamento de uma compra/pagamento e pedir o estorno do valor nos seguintes casos:

  • Atraso ou não recebimento do produto comprado
  • Entrega de mercadoria com defeito ou diferente do anunciado
  • Prazo de arrependimento (compras feitas online ou por telefone há o prazo de cancelamento sem cobrança em até 7 dias)
  • Erro na hora da cobrança (valor duplicado ou o vendedor ter passado um valor diferente na maquininha de cartão, por exemplo)

Sempre que cancelar uma compra terei estorno do valor?

Essa é uma das principais dúvidas dos consumidores brasileiros… Mas, saiba que o cancelamento nem sempre gera um estorno.

Como mencionado, há casos em que o cancelamento é tão rápido que nem dá tempo da bandeira do cartão aprovar a transação, ou seja, não houve cobrança, logo não tem estorno.

Além disso, é preciso ter cuidado com o tipo de compra que se está fazendo. Se você assina um serviço de streaming com seu cartão, o pagamento é debitado automaticamente. Se após alguns dias você achar que deve cancelar a assinatura, não será reembolsado, pois se trata do pagamento de um serviço mensal e não um produto.

Outro caso comum de cancelamento que não tem estorno no cartão de débito ou crédito é a compra de passagens aéreas e reservas em hotéis.

Como solicitar o cancelamento ou estorno?

Se por acaso você decidir cancelar uma compra, o ideal é que isso seja feito o quanto antes, para resolver o problema mais facilmente.

Geralmente, o prazo de cancelamento de uma compra ou pagamento no cartão se encerra no mesmo dia.

Já para solicitar o estorno no cartão é preciso avaliar quais são as regras e prazos em cada situação.

Compras online ou feitas por atendimento em domicílio, por exemplo, você tem até 7 dias após o recebimento da mercadoria para solicitar o estorno.

No caso das compras feitas diretamente em estabelecimentos físicos, não há regra no Código de Defesa do Consumidor e aí fica a critério da instituição liberar o estorno ou não para você, exceto nos casos de produtos com defeito.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe o que é cancelamento e o que é estorno no cartão e quando pode solicitar um ou outro, certo?

Na dúvida, entre em contato com a loja ou com o emissor do cartão para resolver o problema sem maiores dores de cabeça!